Uma cruz e um Santuário sabem contar maravilhas que a Mãe Admirável operou!!!

Uma cruz e um Santuário sabem contar maravilhas que a Mãe Admirável operou!!!

85 anos da chegada de Schoenstatt ao Brasil

Ouça enquanto lê….Clique aqui!!!
Irmãs missionárias são enviadas para construir Schoenstatt em terras brasileira

Ir. M. Marcia Silva

Um pequeno grupo, com 12 Irmãs de Maria de Schoenstatt, a cruz, o Santuário e um tijolo, assim foi o início de Schoenstatt no Brasil. A pequenez dos instrumentos e as dificuldades do início não abalaram a consciência de missão, que moveu as Irmãs pioneiras a atravessarem o oceano e trazerem Schoenstatt às terras brasileiras.

Com a bênção e o envio do Fundador, Pe. José Kentenich, as missionárias chegam ao Brasil, no dia 10 de junho de 1935, e desembarcam no porto de Santos/SP. Elas se estabelecem em Jacarezinho/PR, onde ajudam os Padres Palotinos nos trabalhos do Colégio Cristo Rei. Desde o início, procuram a oportunidade de iniciar os trabalhos apostólicos com o Movimento de Schoenstatt e a Divina Providência as conduz à recém-fundada cidade de Londrina/PR, em janeiro de 1936.


Cruz de envio recebida das mãos do Pai Fundador por uma das doze pioneiras ao partir rumo ao Brasil Tabor

“Foi um início muito difícil: ainda não sabiam falar português, só poucas palavras; a cultura diferente, costumes diferentes, alimentação diferente, povo diferente. Foi um início muito pobre, não tinham nem o necessário para se alimentar, passaram fome, porém, conseguiram superar tudo na consciência de missão e na certeza de serem sustentadas pela força da Cruz de Cristo e a intercessão materna de Maria, a partir do Santuário”, conta Ir. M. Silvia Regina Formagio, superiora das Irmãs de Maria de Schoenstatt da Província Schoenstatt-Tabor, de Atibaia/SP.

“trouxeram, como símbolos do que pretendiam realizar em terras brasileiras, três objetos: um tijolo, um violino e uma cruz. O tijolo representa a edificação de uma nova sociedade, mais justa e fraterna; o violino representa a cultura e o conhecimento; a cruz representa a espiritualidade e a eternidade.”

Deus tem um plano e necessita de instrumentos 

As pioneiras na instituição do Colégio Mãe de Deus em Londrina, PR

Em Londrina, as Irmãs iniciam a atuação no atendimento aos pacientes, no chamado “hospitalzinho de madeira”, que seria a futura Santa Casa, e nas aulas para as crianças, no futuro Colégio Mãe de Deus.

o “hospitalzinho de madeira” na cidade de Londrina, PR

“Apesar de todas as dificuldades e lutas, tudo cresceu rapidamente. Elas começaram as atividades na catequese da Igreja Matriz, que hoje é a Catedral, e no Movimento Apostólico de Schoenstatt. As jovens começaram a se interessar pela comunidade e surgiram as primeiras vocações brasileiras”, diz Ir. M. Silvia Regina.

Do interior do Paraná, Schoenstatt se expande por todo o Brasil, com 23 Santuários filiais, com os seus ramos e comunidades, com o Terço dos Homens e a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Lançar-se como semente

Monumento que homenageia as doze pioneiras no Santuário de Jacarezinho

“Quantas vezes, na história universal, fatos pequenos e insignificantes converteram-se em grandes acontecimentos”.

Estas palavras do Pe. José Kentenich, proferidas no momento da Fundação de Schoenstatt, se repetem na vida das 12 Irmãs pioneiras; afinal, quem poderia imaginar que 85 anos depois, Schoenstatt, no Brasil, seria o que é hoje?

Recordar a chegada das 12 Irmãs pioneiras é olhar para a história de Schoenstatt e agradecer a ousadia e coragem das primeiras missionárias, que deixaram sua pátria, sua família e lançaram-se como sementes na fundação de Schoenstatt no Brasil. Hoje as palavras do Pe. Kentenich, no envio das missionárias, se dirigem a cada um, é preciso

“lançar-se a si mesmo como semente, semente dum novo mundo. O mundo deve tornar-se, mais e mais, Schoenstatt”.

Oração do Ato do Tijolo

Uma cruz e um Santuário sabem contar maravilhas que a Mãe Admirável operou.

Só por pequenos instrumentos grandes coisas Deus faz na força do amor filial.

A terra de Santa Cruz, Brasil se torna um Tabor, Tabor das glórias de Maria.

Dando pequenos passos, confiando no amor da Mãe, Mater perfectam habebit curam!

Fiéis ao Pai e Fundador, rumo ao futuro caminhamos, sua presença garantimos.

Ouça a música….. clique aqui!!!

 

Fotos: Álvaro Coutinho e Internet

 

1 Comment

  • by Maria Inês Betoni Posted 10 de junho de 2020 10:07

    Santuário de Schonstatt, representa um.pedacinho do céu na terra. Lugar de pura ternura, paz e amor. Gratidão a Deus por ter oportunidade de desfrutar desse rico Paraiso.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *