Primeira Eucaristia do Padre Kentenich, uma alegria vitoriosa!

Primeira Eucaristia do Padre Kentenich, uma alegria vitoriosa!

Por Edson Mikus

Catequese

 

Alegria Vitoriosa do Pai

A Eucaristia é o ponto fundamental da vida de Jesus Cristo, pois nela está tudo aquilo que centraliza o que há de mais importante e de mais sagrado realizado por Cristo. É na Eucaristia que Jesus se doa em alimento espiritual para a nossa vida, dando o seu próprio corpo e sangue para permanecer em quem o recebe como alimento. Por isso, é muito importante para o cristão o mistério do corpo e sangue de Cristo, como fonte de vida.
A grande alegria do encontro com Jesus foi vivenciada pelo, então menino, José Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, neste mesmo dia 25 de Abril do ano de 1897.
Naquele domingo, imediatamente posterior a Páscoa, em que celebramos a Divina Misericórdia, o Fundador do movimento de Schoenstatt recebia pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia.
Diante deste sublime dom de amor, José Kentenich experimenta a plenitude do encontro em seu coração e inicia uma amizade para toda vida.

AMOR A EUCARISTIA

Na eucaristia Jesus se entrega a nós e devemos nos entregar também a Ele, com amor de adoração, de completa entrega e absoluta união a sua vontade.
E, justamente naquele dia, que José Kentenich recebia a Primeira Comunhão, nessa maior intimidade com Cristo, ele revelou um segredo a sua mãe, o desejo de se tornar sacerdote.
Este chamado que ele sente para a vida de entrega total à Deus, se materializa com apenas 12 anos.
Mesmo diante da resistência e discordância de sua mãe, ele permanece firme em seu propósito e, em seu coração, volta-se para Maria e pede-lhe que interceda junto a Deus a realização de seu mais ardente desejo. E Maria o ajudou, por meio de um Padre que conhecia bem a família, que apoiou a vocação dele, colaborou na solução das dificuldades. Com a concordância da família, José entrou no Seminário dos Padres Palotinos antes mesmo de completar 14 anos.

VOCAÇÃO E MISSÃO DE UM PAI

José Kentenich, pelos desígnios de Deus foi eleito para colaborar na Obra Redentora de Cristo. A essa eleição ele disse um ‘sim’ pronto e generoso e se dispôs ao serviço do reino com todas as suas forças e capacidades.
Deus o presenteou com a missão de ajudar o homem e a mulher do nosso tempo a encontrar em Deus e na Mãe de Deus a solução de seus problemas, sobretudo por meio de sua paternidade sacerdotal. Entregou-se totalmente a Maria, Mãe e Educadora, e deixou que ela o educasse e formasse como instrumento a serviço do Reino de Deus.
Por seu intermédio, muitas pessoas vivenciam uma profunda experiência da misericórdia e bondade de Deus como Pai.
Em seu estilo mariano de vida procurou, como Maria, em tudo fazer a vontade de Deus Pai, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida; aliás, para ele não havia algo difícil demais, pois vivia na presença de Deus e para Deus.
Dizia ele: “O sacerdote precisa ser essa figura de pai que acolhe, ajuda, orienta… Podemos temer – acrescenta ele – que o mundo caminha para tempos sem ‘pai’ e que este tempo pode se tornar “tempo sem Deus”. Se perdemos o sentido de ser filho, tiramos de Deus a oportunidade de exercer sua atividade paternal”.

ESCOLA DE MARIA

A essência mariana do Movimento de Schoenstatt tem origem na vida e formação do Pe. Kentenich e, fica evidenciada por ocasião da Aliança de Amor proposta no ínicio desta grande obra em que ele coloca sob a proteção de Maria nosso aprendizado e auto-educação. Todavia, Pe. Kentenich sempre deixou bem claro que Maria é o caminho pelo qual somos chamados a revelar ao mundo os traços de Jesus e Ela representa o início pois, a meta é a configuração do mundo em Cristo, para a glória do Pai.
Ao completar 100 anos em 2014, dentre tantos acontecimentos e celebrações, a Obra de Schoenstatt recebe um presente muito especial, um presente que remete a infância do menino José e, certamente, trouxe uma alegria vitoriosa ao fundador, muito provavelmente similar a que sentiu em sua Primeira Eucaristia ao revelar seu desejo mais ardente e sua vocação. Por ocasião do Centenário da Aliança de Amor, a família de Schoestatt de Araraquara dá início a Catequese do Santuário como um presente para Mãe de Deus.

Ao longo desses 6 anos da Catequese no Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, cerca de 80 crianças se prepararam para este encontro com Jesus e receberam a Primeira Eucaristia.
A preparação dos catequizandos é realizada pelos catequistas integrantes da família de Schoenstatt de Araraquara, sendo divida em três etapas, sendo portanto, três anos de caminhada na Escola de Maria, com encontros semanais.
As crianças, além de receberem formação e participarem das celebrações, tem a oportunidade de vivenciar e integrar grupos de Apóstolas Luzentes de Maria e Pioneiros de Schoenstatt, tendo acesso a pedagogia do Pai Fundador, bem como a espiritualidade do Tabor.

DISTANTES DA CATEQUESE MAS BEM PRÓXIMAS DO AMOR DE DEUS

Neste ano de 2020, 82 crianças estão matriculadas e distribuídas nas três etapas da Catequese, no entanto, por ocasião da pandemia de Corona Vírus, as atividades da Catequese foram suspensas preventivamente. A Santa Missa, realizada no 2º. Domingo do mês de Março, 07/03/2020 e, presidida pelo Pe. Afonso Wosny, Diretor Regional do Movimento no Sudeste, marcou o último encontro das crianças da Catequese com os Catequistas e a comunidade.

A Santa Missa marcava, além do retorno das Atividades da Catequese, o Dia da Mulher, os 6 anos da Catequese do Santuário e o envio dos Catequistas em sua missão evangelizadora.
Hoje, sábado, 25 de Abril, as crianças estariam presentes na Catequese mas, permanecem em suas casas, decorrente do isolamento social imposto pela pandemia, no entanto, isso não impede de se manterem espiritualmente conectadas, realizando atividades em família e expressando seu amor a Jesus e nossa Mãe Santíssima!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *