Os olhares se cruzam e a dor transpassa

Os olhares se cruzam e a dor transpassa
IV Estação – Jesus encontra sua Mãe

“Unido a Ela queres salvar as almas e, como tu, prendê-las à vontade do Pai” (RC 266)

E desta vez, a saudação deste encontro doloroso vem dos funcionários do Santuário e de nossas Irmãs de Maria, Irmã Gislaine Lourenço e Irmã Sandra Regina. Diariamente ficam face-a-face com a Mãe da Alegria Vitoriosa e, neste encontro sacrifical, contemplam Maria a se unir ao Teu Filho. Temos uma Mãe no caminho da Via Crucis.

Pelo caminho, sofrido e pesado, o alívio da dor vem do olhar e do carinho da Mãe que padece com a punição indevida de Seu Filho. Os olhares se cruzam e a dor transpassa como uma espada o sagrado coração de Maria. Ver a imagem de Seu Santo Filho, o Deus vivo, escarnecido e desfigurado dilacera sua alma de cima a baixo.

Diante de tantos momentos que vivemos, os funcionários do Santuário podem estar unidos a MTA e entregar tudo diariamente: Jesus também teve esta oportunidade, tendo a “nova Eva” ao Teu lado no caminho doloroso. Ferido e atribulado, Jesus encontra Maria, sua Mãe. A primeira discípula e maior exemplo de cristão, Jesus a encontra. Sofre ao ver Sua Mãe sofrer.

Este olhar entre Maria e Jesus tem muita significância: Pe. Kentenich recorda que “há olhares que despertam. Falamos mais pelo olhar do que pelas palavras. Quando as palavras não bastam (…), falamos com o olhar. No Santuário, com Seus olhos misericordiosos, a Mãe de Deus não cansa de mostrar o seu amor por nós”. Maria também nos olha com este olhar. Sem proferir uma única palavra, Teu olhar misericordioso profere Seu amor por nós.

Mesmo imersa em dor, Maria envolve o Cristo sofredor em amor e compaixão. São Bernardo Claraval é feliz em dizer que “porque não é o nome que transforma a mãe em verdadeira mãe para seus filhos, mas sim o amor”. Quanto amor naquele caminho doloroso? O ideal e o fundamento de Sua vida estavam ali sob a dolorosa cruz.

No encontro do caminho do Calvário, Maria se encontra com o sofrimento da humanidade. Quantos destes Teus filhos padecem no pecado e na dor. Maria cobre com Teu amor àqueles que vão ao Teu encontro e Ela ao encontro dos que sofrem. Maria não espera em repouso, mas parte com pressa e urgência. Coloca a todos no Seu colo maternal.

Acolhe Mãe em Teu colo maternal todas as Irmãs de Maria e os funcionários do Santuário que com carinho e dedicação cuidam do Lar da Alegria Vitoriosa com muito zelo e amor. Que eles possam receber as graças do abrigo maternal, a transformação interior e o ardor apostólico por se dedicar a receber todos os que se direcionam ao coração da Mãe de Deus.

Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt

Assista abaixo a conquista da IV Estação.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *