O início de um chamado

O início de um chamado

Filipe vem de uma família católica infundida em Schoenstatt com uma história que praticamente se confunde com o movimento de Schoenstatt na cidade. Seus pais sempre participaram do movimento: Silvia, sua mãe, participou das primeiras formações da juventude feminina de Schoenstatt. Por suas palavras, Silvia relata que “olhava por sobre o muro” para ver a imagem de Maria na casa das irmãs. Com o advento da fundação do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, Carlos, seu pai, está presente em fotos daquele momento como homem dedicado a Mãe de Deus, zelando e rezando “à sombra do Santuário”.

Do fruto do amor desta família nasceu a primeira semente: Filipe, o mais velho de três filhos aprendeu desde cedo o amor por Maria e a devoção do Santo Terço. Logo cedo, Filipe participou da Juventude Masculina e, de forma destacada, sempre liderou por seu espírito desbravador, simples e muito valente.

Por volta do ano de 2010, juntamente com toda família de Schoenstatt protagonizou a chamada “Missão Mariana” a qual um grande grupo de peregrinos e da família de Schoenstatt visitavam de casa em casa em um dos bairros de Araraquara na paróquia Sagrada Família, levando a Mãe de Deus e, por este apostolado, conduziu muitos corações a Jesus: batismos, primeira eucaristia, crisma e até casamentos foram celebrados através desta ação.

Por essas e outras ações, o coração de Filipe vinha se aquecendo e seus ouvidos se abrindo a este lindo chamado para a comunidade dos Padres de Schoenstatt.

Sua trajetória

Em 2012, ingressou no Noviciado dos Padres de Schoenstatt em Tupãrenda, no Paraguai, onde formou parte do curso Unum in Christo Sacerdote. Em 2013 realizou seu estágio social em Santa Maria-RS no Lar Vila Itagiba, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. No ano de 2014, com seus irmãos de curso, se mudou para o Colegio Mayor P. José Kentenich, em Santiago do Chile, onde estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Aí viveu até 2016, trabalhando no lar Acógeme de María Ayuda e com a Juventude Masculina de Schoenstatt de Campanario. Em 2017, fez seu estágio pastoral em Londrina-PR, trabalhando com a Juventude Masculina do Regional Paraná e no Colégio Mãe de Deus. Fez seu terciado em Schoenstatt, Alemanha, em 2018, e nesse mesmo ano regressou ao Chile para terminar seus estudos. Nesse tempo, viveu com outros irmãos de seminário em uma casa em Puente Alto, onde trabalhou na Paróquia São Carlos Borromeu e na Capela “El Señor de la Misericordia”. Foi ordenado diácono no dia 14 de novembro de 2020, no Chile, junto a alguns irmãos de curso. Desde fevereiro de 2021 vive em Olinda-PE, onde atualmente exerce seu ministério de diaconato junto à Paróquia São Lucas em Ouro Preto e junto ao Santuário de Schoenstatt de Olinda e Recife.

No dia 07/08/2021 a família de Schoenstatt do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa se une para celebrar a ordenação Presbiteral do “filho da terra”, o Diácono Filipe de Freitas Araujo. Filipe nasceu em Araraquara, São Paulo, no dia 31 de outubro de 1989. É filho de Carlos Roberto de Araujo e de Silvia Regina de Freitas Araujo, e irmão de João Gabriel e Maria Beatriz. Estudou no Externato Santa Terezinha toda a sua vida, e é formado em Letras pela Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *