Despe Senhor em nós o homem velho

Despe Senhor em nós o homem velho
X Estação – Jesus é despojado de suas vestes

“… Em plena liberdade tomas a decisão que cumula corpo e alma do mais duro sofrimento” (RC 300)

A liga das Mães de nosso Santuário oferece ao altar da Mãe das mães a reflexão para a conquista desta estação. Elevando nossos corações para memorar esta condição; no Tabor, Jesus transfigura-se e suas santas vestes tornam-se alvas e brilhantes, no Gólgota, ao final do caminho, manchada de sangue e suor, desfiada pelo peso do madeiro, torna-se um pano esfacelado e sujo da poeira do caminho da via crucis.

O ato de despojar expõe a vergonha da nudez. Seus algozes O queriam causar esta sensação. Já que o caminho e o peso da cruz não fosse o suficiente, Jesus fica descoberto e com as chagas abertas ao léu.

Porém mesmo diante de tamanha situação vexatória, Jesus mostra que se despe de Sua Santidade para se mostrar um como nós. De que Ele também carrega chagas e dores, vergonhas e escarras, mas que mesmo na condição tão baixa, visto que a morte de cruz era o ápice do martírio humano, ainda ali mostra sua obediência e confiança em Deus Pai.

Ao Seu redor, somente seus algozes orbitavam como predadores sedentos pelo sangue do cordeiro. Mesmo por aqueles que O despia, Ele se entregava na cruz e obedecia por eles. Não contemplavam a Sua face por adoração, mas por acreditar que Jesus era um criminoso. Zelavam para que Ele para que não fugisse. Jesus ficava ali por obediência, despido de Tua Santidade.

Ainda hoje o mundo continua te despindo: entregando-se ao pecado descontroladamente, o apego aos prazeres carnais, corrupção dos costumes, a sexualidade e sensualidade extrema tão enfatizada pelos meios de comunicação que atacam nossa dignidade de filhos e filhas e afastando-nos cada vez mais de Ti. Pe. Kentenich enfatiza: “Este corpo a quem tanto cultuamos um dia tornar-se-á pó, voltará ser a matéria da qual foi formado. Será que me deixo levar pela opinião da imprensa ou lendo livros e revistas que querem valorizar apenas o humano e muitas vezes criticando o que a Igreja ensina como base no Evangelho de Jesus? (…) Despe Senhor em nós o homem velho, o homem pecador, egoísta e veste-nos com a túnica da graça”

Jesus, torna-nos dignos de estar próximos de Ti e, de forma especial, dignai ainda mais a Liga das Mães, componente do pilar feminino de nosso movimento apostólico de Schoenstatt para que possam cumprir bravamente a missão de custódias vivas e possam levar o Cristo Eucarístico e Ressuscitado pelos caminhos da vida e que possam, a passos firmes, sustentar a Tua cruz no mais alto do céu como sinal de redenção e salvação.

Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt

Assista abaixo a conquista da X Estação.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *