Corpus Christi em meio à pandemia

Corpus Christi  em meio à pandemia

Corpus Christi no Santuário 

Por Iris Marcomini – Pascom

Clique aqui pata ver as fotos da missa e carreata

Clique aqui para ver as fotos do tapete

 

No dia 11 de junho houve a celebração solene de Corpus Christi em meio à pandemia do coronavírus. Para os católicos do mundo inteiro, foi um dia diferente daqueles que estamos acostumados a viver, com adoração, missa solene, procissão e tapetes.

No Santuário da Mãe Três Vezes Admirável da cidade de Araraquara/SP houve uma celebração eucarística solene virtual às 9h, seguida, ao seu término,  de uma pequena procissão onde Jesus passeou sobre um tapete preparado por um casal da Juventude de Schoenstatt, Bárbara e Marcos, que com permissão da assessora local, Irmã M. Agnes, confeccionaram desde a madrugada este lindo presente para Jesus. Para os dois jovens, a pandemia não retirou o sonho de expressar  a nossa fé na Eucaristia. Segundo eles:

“Esse sentimento de tristeza por não ver Jesus passar diante dos nossos olhos pode causar uma grande dor, mas nunca deverá ser motivo para fazer com que nossa fé desapareça.”

Para nós do interior de São Paulo, esse costume é tradicional, uma que vez que na microrregião de Araraquara, temos a cidade de Matão que no ano de 2019 a festa de Corpus Christi foi preparada para receber cerca de 80 mil fiéis. [1]  leia sobre o tapete aqui

Do lado de fora dos portões do Santuário,  as pessoas esperavam emocionadas para acompanhar a carreata que seguiu até a Paróquia São João Batista. O padre José Marcelo concedeu a bênção com o Santíssimo, por todo o caminho, para as casas do bairro, e para as pessoas que aguardavam de joelhos, algumas em pequeninos altares preparados diante de suas residências.  O  que vimos foi a emoção das pessoas em ver aquele de quem estão separadas há meses.

Já na Paróquia, muitos paroquianos aguardavam na praça da igreja também muito emocionados, e puderam permanecer uns minutos na companhia do Senhor.

Uma paroquiana, Suzana Rangel, relatou sua experiência naquele momento:

“Estar diante de Jesus e não poder tocá-lo e senti-lo foi uma grande tristeza pro meu coração. Quando ele se guardou dentro da igreja, e as portas se fecharam deixando os fiéis para trás, senti algo que nunca senti na vida. Não existem palavras para expressar o meu sentimento. Embora eu não mereça jamais receber o corpo de Cristo, sinto falta, saudades. Sinto o corpo e alma adoecer da falta que me faz. Que Deus tenha misericórdia de nós e possamos estar juntos em comunhão com o Cristo novamente. Estamos perdendo pessoas com o Covid 19. Mas também estão morrendo pessoas de tristeza e depressão. Peço a Jesus, que me traga a oportunidade de receber seu santo corpo, pecadora que sou, pois só ele é o remédio para minha alma.”

Ao final da tarde, houve uma adoração,  transmitida pelas redes sociais do Santuário, conduzida pela Irmã M.Agnes e Irmã M. Ana Paula.

Assim, alimentados pela passagem de Jesus neste dia que celebramos seu Corpo e Sangue,  continuamos a guardar a nossa fé no coração.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *