Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei

Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei

Com profundo espírito de oração e reparação a família do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa iniciou o Tríduo Pascal, tempo sagrado em que a Igreja celebra o maior mistério da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Neste dia, seis de abril de 2023, fazemos memória da instituição da Santíssima Eucaristia e do Sacerdócio. Na última Ceia, Jesus realiza em plenitude o que já fora prefigurado na páscoa judaica, dando início à sua oferta sacrifical do Calvário. Ele se oferece em alimento e se entrega inteiramente pela salvação da humanidade. Nesta santa celebração, também recebemos novamente o mandato do Mestre: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Nele sejamos pessoas de profundo amor à Eucaristia e servidores fiéis, testemunhas de seu amor misericordioso para com todos.

Jesus lavou os pés dos discípulos e pede que façamos o mesmo. Mais do que jogar água e enxugar os pés nesta Noite Santa, o Senhor espera de nós atitudes de serviço ao Reino.

E nessa atitude de serviço dizemos o sim ao chamado de Jesus: vem e segue! Porque vocação é graça e missão, que torna nossos “corações ardentes, e nossos pés se ponham a caminho, em saída missionária. Gratidão a cada pessoa que disse o seu sim, que serve a Igreja e que são os Apóstolos que no meio do povo servem com amor, fidelidade e dedicação.

Vem e segue: Jesus através da obra apostólica de Schoenstatt convida a cada um de nós a segui-Lo por nossos ramos: Liga de Famílias; União de Famílias; Liga das Mães; Liga Feminina; União Feminina; JUFEM e Apóstolas Luzentes de Maria; JUMAS e Pioneiros; Irmãs de Maria; Liga dos Diáconos Permanentes; Campanha da Mãe Peregrina; Terços dos Homens; Catequistas e Catequizandos; Guardiões do Santuário; Pascom; Ministros da Eucaristia; Coroinhas; Equipes de Música;. Artesãs do Santuário, Funcionários do Santuário e os Peregrinos. Esses são os apóstolos do hoje que Jesus chama.

Despindo-se dos paramentos, colocando-se na condição de servo, cingindo-se com um avental que é o próprio sinal do serviço, o sacerdote agora se prepara para o rito do lava-pés, repetindo o mesmo gesto gratuito de Cristo.

Em sua homilia, pe. Luiz Roberto Marquezi Ferro, da diocese de Ribeirão Preto, contemplou em suas palavras que a ação dos lava-pés é para lembrarmos dos valores que devemos ter em nossa sociedade: Vimos de mortes trágicas em diversos locais do nosso país e tudo isso não passa de não ser a falta da serviçalidade e o reconhecimento do amor de Deus para o próximo. Sem julgamentos e com amor.

Agradecemos ao Senhor de todo o coração, neste dia da instituição da Sagrada Eucaristia, do Sacerdócio ministerial e do mandamento do amor, dons incomparáveis que o Senhor nos deu.

Queremos acompanhar Jesus que nesta noite sofre angústia e sua sangue por sentir que se aproxima a hora de sua Paixão, em que entregará sua vida ao Pai pela redenção da humanidade. Ele pede aos discípulos que vigiem com Ele e permaneçam em oração, mas os encontra dormindo. Sejamos nós agora aqueles que fazem companhia a Jesus e o consola por tantas injúrias e tormentos que Ele sofre ainda hoje por parte de tantos inimigos seus e da Igreja. Hoje o Corpo Místico de Cristo é perseguido, ultrajado e desprezado por tantos que querem destruir a sua Igreja, que fazem profanações, que perseguem os cristãos, que expõem a fragilidade dos ministros ordenados e que desprezam os valores mais sagrados da nossa fé. Nesta noite de vigília, doemos nosso tempo, nossa presença reparadora a Jesus, para que muitas pessoas possam vivenciar um profundo encontro com Ele neste Tríduo Pascal e voltem à fé, iniciando um caminho de contínua conversão.

Clique aqui e veja as fotos!

Por: Ir Gislaine Lourenço

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *