VI Estação – Verônica oferece o sudário a Jesus
“O gesto de amor serviçal… que fora impulsionado pelo mais puro amor a Ti” (RC 276)
Verônica se pôs a serviço. Tocada pelo amor a Jesus naquele momento sofrível do caminho do Gólgota. Toda a pastoral do Santuário, incluindo nossos catequistas, ministros da Sagrada Eucaristia, guardiões do Santuário, missionários da Missão Mariana e todos os voluntários da MTA, serviçais da Mãe de Deus, seguem o exemplo de serviço e levam Jesus para tantas pessoas, colocando seus dons e talentos para tal.
O serviço de Verônica se repete dia após dia em nossas vidas: quando ajudamos aos nossos irmãos repetidas vezes, aliviando seus esforços na caminhada. A missão impulsiona nossa Pastoral no acolhimento e, nossos catequistas ensinam as crianças, oferecendo seus esforços através do capital de graças. Uma forma de contribuir com todos aqueles que peregrinam até o Santuário, muitas vezes tomados pelas feridas das dores da alma e lá encontram o abrigo espiritual, a transformação interior e o ardor pela missão.
O peso da cruz nos santos ombros de Jesus o faz suar sangue. Seu rosto desfigurado agora sente o ardor do suor e do sangue em suas feridas. Verônica sente sua alma transpassada com esta condição e vai aliviar Jesus e seu rosto desfalecido. Assim da mesma forma a oferta ao capital de graças alivia as chagas abertas em tantos corações nos genuflexórios do Santuário: ao contemplar Maria em seu trono de graças, contempla também Jesus que pela intercessão de Sua amada Mãe, concede graças e alegrias, alívio das dores e das chagas para que possam sair renovados e restaurados.
Tornamo-nos instrumentos nas mãos de Deus, assim como Verônica fez. Como instrumentos, vencemos as barreiras do mal e avançamos no caminho do bem, assim como Verônica vence os muros da multidão que escarnecia Jesus e alivia o trecho doloroso do Gólgota entregando tudo que tinha: um simples tecido que recebe a mais gloriosa impressão de sangue. Maria nos coloca em Seu manto no Santuário para que imprimamos nossas dores e sejam aliviadas todas as feridas.
Óh Jesus, escarnecido e desfigurado, permita que toda a Pastoral, catequistas, ministros, missionários, voluntários e guardiões contemplem Teu rosto glorioso, repleto de luz e paz, por cada coração conduzido a Ti pelo serviço feito com tanta entrega e tanto talento. Capacitai-lhes para que possam sempre servir e retribuam-lhes com muitas graças por tão nobre atitude de apresentar Jesus e Tua Mãe com tanto carinho e nobreza.
Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt
Assista abaixo a conquista da V Estação.