Com a chegada da Quaresma, nosso querido Papa Francisco convida a todos para fazerem, na quarta-feira de cinzas, 24 horas de jejum e oração pela paz. Em pleno século XXI, não há espaço para a violência e guerras. O conflito entre Rússia e Ucrânia tem agitado as vidas do mundo como um todo.
E o convite do papa Francisco ecoou na vida e nos corações da família de Schoenstatt do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa: Nossa assessora Irmã Gislaine Lourenço reforçou o chamado e, com a Santa Missa da Quarta-feira de cinzas às 7h da manhã, convidou a família a entregar carinhosamente a oração do Santo Terço, de hora em hora, durante todo o dia encerrando às 19h com a reza da Via Sacra. A família de Schoenstatt se organizou e cada um, de seus santuários lares, entoavam a Ave-Maria pelo fim da guerra e a súplica pela paz.
O jejum, a oração e a sagrada eucaristia
Pe. José Marcelo de Araújo capelão do Santuário, relembrou a importância do jejum e da oração. Recordou também de que “somos pó e que ao pó voltaremos” e ao rasgarmos nossas vestes, nos despimos do pecado para renovar nossas vidas e o nosso coração.
A partir de nossa salvação no madeiro da cruz, temos que, como cristãos, sermos portadores de Jesus e também reconhecer o Cristo no próximo; aflito, com fome, debilitado, temos o compromisso de fazermos e fazermos bem o que Cristo nos convida – amar o próximo como a si mesmo.
Ao final da missa, Pe. José Marcelo impôs as cinzas, iniciando por aqueles que tinham seus compromissos de laboro.
Uma suave violência
A guerra divide nações amigas, distancia famílias e amigos, censura a liberdade e a alegria da vida. Contudo, o convite do Papa Francisco, reforçado pelo chamado da Irmã Gislaine, colocou a família de Schoenstatt a fazer “suave violência” no coração de Deus.
Após o período das orações do Santo Terço, Irmã Gislaine convidou a todos para contemplar, pela primeira vez, a Via-Sacra, conquistada por toda a família de Schoenstatt no jardim do Santuário. Iluminada, a Via-Sacra apresentava toda a entrega de Jesus por nossos pecados. E esta guerra pesa ainda mais no madeiro sobre os ombros do Cristo.
Nas intenções, todos uníssonos pediam o fim da guerra e a paz no mundo. Estação por estação, pudemos lembrar o amor de Deus e todo o esforço do Deus-homem para salvar-nos do pecado. Ao final, todos ali presentes se reuniram no Santuário e consagraram o descanso deste dia aos cuidados da MTA.
Clique aqui para ver as fotos da Santa Missa!
Clique aqui para ver as fotos da Via Sacra!
Por: Fernando Castilho Valderrama
PASCOM – Santuário Morada da Alegria Vitoriosa