Tempo de Esperança

Tempo de Esperança

PARA ONDE IR? UM NOVO TEMPO DE ESPERANÇA!

Neste domingo, 03 de março, em nosso Tabor Morada da Alegria Vitoriosa abrimos as atividades do Santuário, imbuídos do lema: “Missionários da esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade!”. Na alegria do encontro, acolhemos na casa da Mãe seus filhos vindos das cidades de Pirassununga (diocese de Limeira), Morro Agudo (diocese de Barretos), Itápolis (diocese de São Carlos), (arquidiocese de Ribeirão Preto) e os membros da nossa Famílias de Schoenstatt local.

O ponto de encontro em Família foi a Santa Missa preparada belamente pela Campanha da Mãe Peregrina e União Feminina, ali experimentamos junto a presença do Cristo na partilha da palavra e na Eucaristia. Na liturgia, “Deus espera e deseja que a vida esteja em nós. Ele é a Vida”. Precisamos entender que nosso Pai não nos criou para rastejarmos no chão com as serpentes, mas sim para amar e vivermos como filhos e herdeiros do seu amor infinito!

Pe. José Marcelo Araújo, capelão do Santuário, de maneira muito simples, porém pontual fez aplicação do evangelho para nossa vida.

Na alegria de ser Família após a Santa Missa um delicioso café partilhado!

A juventude de Schoenstatt contagiou a todos com a alegria juvenil, e acolheu de maneira divertida e descontraída cada ramo e comunidade, e claro colocou todo mundo para mexer com a dança da pipoca.

A Liga e União de Famílias nos introduziu ao tema com a bela oração de abertura, e também recordou um ato que fizemos em 2023, onde em um sorteio recebemos o nome de um membro da Família de Schoenstatt, para rezar por sua vocação durante o ano. Num momento significativo revelamos a quem dirigiu nossas orações e cuidado.

Depois seguimos com o desenvolvimento do tema: Para onde ir? um novo tempo de esperança!

Anunciar a Cristo numa Igreja missionária!

“O caminho da Igreja, em qualquer tempo e em qualquer lugar, é o de anunciar Cristo, levar adiante esta missão deixada pelo próprio Senhor e ressaltada por São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar.” (I Cor 9,16) 

Pela Aliança de Amor temos a chance de resgatar, salvar e restaurar as pessoas. Essa Igreja acidentada passa a ser um hospital que cura as dores da alma e uma escola de fé, de nossa Mãe e Educadora.

A caminho do Jubileu de 2025 – Peregrinos da Esperança!

A esperança é uma virtude, é o oxigênio que faz respirar a alma. A esperança ilumina o teu presente e constrói o teu futuro. Sem magia, faz as coisas acontecerem. Uma vez adotada a esperança, tudo é possível. Nas tempestades, torna-te mais forte. Onde uma porta se fecha, abre-se outra. Na adversidade, salva-nos. Na escuridão, permite-nos ver estrelas. É um remédio para os espíritos doentes ou cansados. Embeleza os nossos dias, porque ecoa dentro de nós uma melodia sem palavras. Antecipa a alegria face ao que ainda não nasceu. 

Conservar a chama da esperança no coração da Igreja e de nosso coração.

“Neste tempo de preparação, desde já me alegra pensar que se poderá dedicar o ano anterior ao evento jubilar, o 2024, a uma grande ‘sinfonia’ de oração […] fazendo do ‘Pai Nosso’ – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos.” (Papa Francisco, carta ao arcebispo Fisichella pelo jubileu 2025)

O ano da Esperança há de nos infundir um encorajamento frente ao que enfrentamos como Schoenstattianos. Podemos conservar acesa a chama da esperança em nossos corações em nossas famílias, cultivando uma vida de oração constante e fazendo da oração do Pai Nosso um programa de vida.

Nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, nos dá um caminho para viver a esperança, termos anseio por Deus, confiança nele e cooperarmos com ele, assim seremos livres e fortes, ancorados no mundo sobrenatural. 

Caminhar como missionários da esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade, traz algo de encantador, fascinante, prometedor e cativante. Ser missionário da esperança em Schoenstatt, significa, sermos influencers de uma atmosfera de esperança e confiança filial.

Para encerrar nossas reflexões fomos enviados para missão, com uma bela oração conduzida pela Liga das Mães e a Lafs, no final cada um recebeu uma garrafinha de água benta com o nome de um membro da Família de Schoenstatt para rezar neste ano da sinfonia da oração. Este momento foi especial, Diácono Sérgio abençoou a água e ao som do Pai Nosso cantado, recebemos o presente de rezar por uma pessoa especial.

Por: Irmã Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa

Clique aqui para ver as fotos