Tão pequenos e jovens ainda, mas com uma missão tão grande e digna

Tão pequenos e jovens ainda, mas com uma missão tão grande e digna

No último dia 15 de agosto comemoramos o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. São Tarcísio acolheu o chamado do Pai e foi libertar os presos de uma escuridão sem Deus, sem fé. Tarcísio através de seu trabalho pastoral levou Cristo a quem não poderia ir até Ele. E que mês seria mais especial do que este mês dedicado as vocações para nossas crianças dizerem seu sim para esta vocação de ser coroinha? Todo coroinha é um vocacionado, recebeu um chamado de Deus, para realizar uma missão específica na vida da Igreja e, ao mesmo tempo, é chamado também a ser instrumento para a edificação do Reino celeste na realidade do mundo, a qual faz parte.

E três jovens aceitaram este chamado em nosso Santuário. Na liturgia da missa recordamos em que consiste a verdadeira fé: acolher o dom de Deus e viver os mandamentos, afastando-se sempre mais de uma religião de aparências exteriores. Durante a missa celebramos o dia dos Catequistas. Eles são chamados a anunciar, por gestos e palavras, o mistério do Reino. Com sua dedicação, fazem germinar e crescer o dom da fé no coração de tantos irmãos e irmãs.

Durante sua homilia o padre José Marcelo Araujo capelão do Santuário nos disse: “Não sejamos meros ouvintes/conhecedores da palavra de Deus, mas sejamos praticantes da palavra, do amor de Jesus. Esse bonito amor de Jesus nos vemos hoje, quando celebramos a vida de nossos catequistas e todo catequista precisa ser ou precisa querer ser bem parecido como Jesus. Por isso a função e missão do catequista é testemunhar Jesus. O catequista é chamado a se deixar conduzir pelo cordeiro que é Jesus e ser bem parecido com ele a ponto que quando seus catequizandos olhem para ele, para sua vida e seu exemplo, tenham vontade de ser parecido com o catequista, porque o catequista se parece com Jesus. Assim vemos os nossos pequenos que hoje receberão a graça de poder ajudar e estar tão perto de Jesus presente na Eucaristia. Um serviço que não é para eles, um serviço que é para a igreja de Deus. Tão pequenos e jovens ainda, mas com uma missão tão grande e digna: nos ajudar a receber Jesus eucarístico.”

Nossas Crianças e seus formadores

Foram 3 as crianças que neste dia 29 disseram seu “sim” para o serviço ao Santo Altar: Eloah Azanha, que já participa do Movimento de Schoenstatt dentro das Apostolas Luzentes de Maria e que escolheu como madrinha sua irmã Sofia Azanha, que pertence a Juventude Feminina; o Bernardo Belmonte Jorge, que faz parte dos catequizandos do nosso Santuário e que escolheu como madrinha sua avó Bernadete que pertence a Liga das Mães e a Lavínia Pradella, catequizanda de nosso Santuário e que escolheu como padrinho seu pai David Pradella, que também já foi coroinha em sua infância.

Os formadores que iniciaram este grupo foram Bárbara e Marco Valente que posteriormente passaram a formação para o casal Beatriz e Leandro Yokoo, casais da Liga de Famílias do Movimento de Schoenstatt. “Grande foi a emoção em poder agora preparar essas nossas crianças para o serviço ao altar que tanto amava fazer”, dá seu testemunho a Beatriz, participante do primeiro grupo de coroinhas do Santuário no ano de 2002, um ano após a inauguração do Santuário.

A preparação

Nossos coroinhas foram preparados durante 2 meses, com reuniões todos os domingos logo após a Santa Missa das 8h30, a qual participavam junto com seus pais. Como capital de graças para este momento tão importante nossos coroinhas se comprometeram em rezar diariamente a Oração de São Tarcísio.

“São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade”.

Peçamos ao Senhor que os fortaleça para que, através do seu testemunho, outros se disponham a assumir esta missão. Para as crianças que se interessarem em entrar para o grupo de Coroinhas e Acólitos de nosso Santuário, os pais podem entrar em contato com a secretaria do Santuário para maiores informações.

Por: Beatriz Yokoo

Coordenadora dos coroinhas

Clique aqui para ver as fotos!

Assista abaixo como foi esse lindo momento!