O AMOR IMPLICA UMA CONSONÂNCIA DE AFETOS
Cada amor deve tornar-se constantemente um autêntico e profundo amor a Deus. Mas o amor a Deus é multiforme. O amor a Maria é para nós amor a Deus. O crescimento no amor a Deus deve nos conduzir, hoje em particular, a um crescimento progressivo em um amor Íntimo a Maria. O amor por Maria é amor a Deus, caso contrário teria que ser considerado idolatria. Quando São José, através de sua mediação, obtém para nós um crescimento no amor íntimo por Maria – pois sabemos que o amor é uma consonância dos afetos do coração podemos então esperar um crescimento em nosso amor por São José.
CRESCIMENTO NO AMOR POR SÃO JOSÉ
Compreendem o que quero dizer? Temos falado frequentemente sobre o impulso do amor, sobre sua estrutura. Se o amor implica em uma consonância de corações, é evidente que, na pessoa que amo, eu amo tudo o que ela ama e amou. E para Maria, depois de Deus, depois de Jesus, São José não ocupa o primeiro lugar? Considere a relação dele com Ela e a Dela com ele. Se observarmos bem, a partir das poucas passagens da Sagrada Escritura, fica claro o que Deus quer nos dizer: uma tríplice atitude fundamental é aquela que vincula as três pessoas entre si. A Mãe de Deus deve ter tido um amor íntimo e terno por São José; Ela deve ter experimentado uma confiança ilimitada, sem reservas, e uma entrega incondicional de sua vida a ele.
Para nós, o amor sincero por São José parece muito natural. Ele era um vir justus, um homem justo. É assim que ele é conhecido na Sagrada Escritura. E é assim que o imaginamos em sua imensa modéstia, em sua entrega a Jesus, a sua Mãe e na dedicação à missão de sua vida Vemos isto como algo natural. As pessoas que são predispostas à santidade sempre têm alguma simpatia por aqueles que lhes são semelhantes. Sabendo que a Mãe de Deus era santa, São José também deve tê-la amado.
Com o passar do tempo, fomos desenvolvendo uma religiosidade humana. Assim, em geral, pensamos que Maria e José sempre viveram em uma atitude de delicado distanciamento. Este não foi o caso. Eles certamente se relacionaram com um grande respeito e santa veneração. Mas, além disso, sabemos que Deus tinha destinado Maria como noiva e esposa de São José. Na verdade, não os uniu num amor carnal. Mas, na medida do possível por causa de seu estado esponsal, estavam unidos um no outro por um amor extraordinariamente cordial, íntimo, terno e santo. Dois corações e uma só batida! Eles realmente viveram um no outro, assim como nós queremos viver em nossa Família.
Se o amor envolve uma consonância de corações, se o coração da Mãe de Deus bateu tão profundamente por São José, é evidente que ambos se amavam de todo o coração. Na medida em que vivemos uma profunda vida mariana, deveríamos ter uma devoção a São José; essa é a primeira atitude. A segunda é uma confiança sem reservas e inocente.
[…] Por isso, esperamos também que Deus, por intercessão de São José nos desprenda cada vez mais do que é terreno e nos introduza na assembleia dos tesouros do perfeito amor de Deus. Também, e com razão, esperamos que a liturgia de hoje incuta em nós um forte crescimento no amor sobrenatural e divino. (Livro Abbá José, p. 33 a 35. Textos do Pe. José Kentenich.
CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ
Ó glorioso São José, que Deus escolheu para pai adotivo de Jesus, para Esposo puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada família, e que o Sumo Pontífice declarou Padroeiro e Protetor da Igreja fundada por Jesus, eu recorro a vós neste momento e imploro com a maior confiança, o vosso poderoso auxilio para toda a Igreja militante.
Protejei, e especialmente, com vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os Bispos e Sacerdotes, unidos à Santa Sé de Pedro. Defendei os que trabalham pela salvação das almas, entre as angústias de tribulações desta vida, e fazei que todos os povos da Terra se sujeitem docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.
Dignai-vos também, meu querido São José, aceitar a consagração que vos faço de mim mesmo. Eu me ofereço todo a vós, para que sejais sempre meu pai, o meu protetor e meu guia no caminho da salvação. Alcançai-me uma grande pureza de coração e um amor ardente à vida interior.
Fazei que seguindo o vosso exemplo, todas as minhas obras sejam dirigidas para a maior gloria de Deus em união como o Coração Divino de Jesus e com o Coração imaculado de Maria e convosco. Amém.
t
Por: Ir Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa – Araraquara