Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo!

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo!

Neste domingo proclamamos que Jesus Cristo é nosso Rei e Senhor! Somos guiados por Ele, Pastor supremo da Igreja. A Jesus, Rei do Universo, entregamos nossas vidas e projetos para que estejam de acordo com seu plano de amor.

Com esta Solenidade encerramos o Ano Litúrgico da Igreja e agradecemos tudo que pudemos viver no Mistério Pascal de Cristo, onde se encontra a nossa Páscoa. Com Ele do nascer, vida pública, paixão e morte e sua gloriosa ressurreição, peregrinamos neste mundo até o dia em que o Pai do Céu nos chamar para junto de si.

O Reino de Cristo não é deste mundo, como também ele não é um rei como são os deste mundo… seu reino é daqueles que servem! Ele mesmo provou isso, desde sua Encarnação por obra do Espírito Santo no ventre de Maria. Provou isso nos seus gestos concretos de cura, palavras e no seu aproximar-se dos pobres e pecadores. Provou isso na Última Ceia, ao tirar o manto (despojamento de todo poder), amarrar uma toalha a cintura (disposição no servir) e, com uma bacia e um jarro de água, lavou os pés dos apóstolos. E pediu a nós para fazer o mesmo. Na cruz dá sua maior prova de que seu Reino é daqueles que dão a vida, livre e por amor!

É um Rei que se deixou coroar não com coroa de ouro e pedras preciosas, mas uma coroa de espinhos.

Mas, aos pés da Cruz estava uma rainha. Também diferente das rainhas de contos de fada. Uma Rainha como o Rei, despojada, solidária e marcada pela cruz. Também não foi saudada como Mãe do grande rei, mas como Mãe do que estava sendo morto porque se fez Deus e se proclamou Messias! Coroada de injurias, mas estava ali de pé, com o Rei dos reis!

Por: Marcos e Elizabete Peiró