Santuário Lar Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Araraquara
Em 15 de setembro de 2001, inaugura em nossa cidade de Araraquara, no Jardim Botânico, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Com este acontecimento, nós, senhoras da “Liga de Mães” de Schoenstatt, pertencentes à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, sentimos o desejo e a necessidade de conquistar um espaço na paróquia, para que nossa Mãe pudesse estabelecer seu Trono de Graças; para que todos que ali chegassem pudessem experimentar as três graças especiais que a Mãe de Deus nos presenteia no Santuário – a graça do abrigo espiritual, a graça da transformação e a graça do Apostolado.
E assim passo a passo começamos esta conquista
Primeiramente falamos com nosso pároco padre Nelson da Silva Ramos sobre o nosso ideal. Este prontamente nos acolheu, sentindo que isto era bom, aceitou nosso pedido abrindo as portas da paróquia ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, oferecendo um local onde pudéssemos concluir nossa conquista.
Começamos a preparar o local, e juntamente a esta preparação íamos oferecendo à Mãe de Deus, nossas orações, adoração, missas, renúncias, trabalhos, vitórias e derrotas, tristezas e alegrias, cada símbolo, cada conquista, entregávamos ao Capital de graças.
Em 24 de agosto de 2003, com a participação de todas as paróquias de nossa cidade e a presença da Ir. Maria Jacinta e Ir. Maria Magna, que sempre estiveram conosco nesta conquista, Pe. Nelson preside solene Eucaristia abençoando o Santuário, descerrando o pano que cobre a placa da Instituição do Santuário Lar Paroquial, entregando-o a todas as comunidades presentes e paroquianos esta “Dádiva de Deus”, onde todos que ali chegassem pudessem dizer: “Aqui é bom estar!”
Foram momentos de eterna gratidão a Deus Trino e a Mãe Rainha, pois a partir desta Fonte de Graças distribuirá dons e graças em abundância para a Igreja e para o mundo.
Nossa conquista continua
“Provai primeiro que realmente me amais de verdade e tomai a sério vosso propósito”. Vivenciando esta exigência de Maria, no dia 24 de agosto de 2006, entronizamos a imagem de São MIguel Arcanjo, guarda do Santuário, nosso defensor na luta contra o demônio e os poderes do mal, instrumento eleito por Deus a serviço de Nossa Mãe e Rainha.
Mãe, aceita a coroa
Três meses antes da coroação, fizemos uma dinâmica preparando uma grande coroa, onde cada pessoa colocava uma lantejoula (brilho) juntamente com seus pedidos, orações e agradecimentos, ofertando à Mãe de deus a coroa que estava sendo conquistada espiritualmente e materialmente.
No dia 22 de agosto de 2010, Pe. Nelson, em solene celebração eucarística, coloca na fronte de Maria a “COROA” proclamando-a com a missão “Mãe e Rainha da Transformação das Famílias”, rezando juntamente com a comunidade a oração de coroação:
Nós te coroamos, Rainha da Família, recebe a coroa! Revela-te vitoriosa em nossa família tão exposta aos desafios do mundo, para que nela triunfe a fé e o amor, que se traduz em fidelidade, paciência e perdão. Afasta de nosso lar o pecado da infidelidade, do divórcio, do aborto, do egoísmo, dos vícios, da desunião e toda a influência do Mal, para que resplandeça sempre mais em nós a luz de Cristo. Que sejamos um vivo testemunho de que é possível ser família conforme o desejo de Deus.”
Em seguida renovamos a nossa Aliança de Amor nos consagrando.
A frase da moldura
“Servus Mariae nunquam peribit” – de São Bernardo – “Um servo (filho) de Maria nunca perecerá” é uma promessa de Maria a todos que aqui vem visitar.
Capital de Graças, meio excelente de educação e santificação
O objetivo do Movimento é a renovação religiosa e moral do mundo, em Cristo por Maria. Podemos oferecer tudo o que somos e temos, nossas boas obras, como o dever bem cumprido, as alegrias que nos são concedidas e também as tristezas e sofrimentos, que o dia nos traz. Diante de cada situação, podemos dizer: Mãe, ofereço esta dor ou este sucesso ao Capital de Graças.
A vida da Aliança de Amor nos leva a passar todo o dia em união com a Mãe, pela troca de corações. E o Capital de Graças nos ensina a viver a Aliança de Amor, porque em cada oferecimento nos lembramos da Mãe de Deus e do Santuário. Por isso, nos torna santos da vida diária.
“NADA SEM VÓS! NADA SEM NÓS!”
A Mãe não quer fazer nada sem a nossa colaboração, sem o nosso Capital de Graças e nós nada podemos fazer sem as graças da Aliança de Amor.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi a primeira a instituir oficialmente um Santuário Lar Paroquial em nossa cidade.
Por Sueli Aparecida Tita Amaral –
Liga de Mães e Coordenadora Paroquial da Mãe Rainha
Add Comment