Neste último sábado (20/08/2022) o Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa celebrou o primeiro aniversário do grupo de coroinhas instituídos. As crianças que, pelas palavras de nosso capelão, Pe. José Marcelo servem ao altar “como anjos a serviço de Deus”, assumiram a missão e carinhosamente seguem firme neste propósito.
As crianças iniciaram a tarde do sábado com o encontro com seus dirigentes Beatriz e Leandro Yokoo que, dentre os temas, estudaram o calendário litúrgico, suas cores e a importância em cada momento do ano litúrgico cristão.
Na Santa missa, todas as crianças do grupo de coroinhas participaram da procissão de entrada, devidamente trajados e comportados tal qual fosse a escala de cada um. Tanto o comentário quanto a leitura ficaram a encargo dos coroinhas e seus dirigentes.
Em sua homilia, Pe. José Marcelo relembrou São Tarcísio e seu exemplo de serviço e compromisso em servir a Eucaristia aos cristãos presos e que seriam martirizados. Tal compromisso grandioso que Tarcísio, criança inocente e pura que assumiu o serviço de levar a Eucaristia, tomou o Corpo Eucarístico de Cristo sobre seu peito e se conduzia até aqueles que esperavam pela Hóstia Consagrada. Porém uma pedra atingiu a sua cabeça após se negar a brincar, tamanha era a importância do compromisso assumido que suas mãos travaram a hóstia contra seu peito e que, por um milagre de um mártir, abriu-se somente perante o Papa, digno de receber a Cristo novamente, cumprindo a sua missão.
Durante a consagração, Pe. José Marcelo convidou os coroinhas a se aproximarem do altar para acompanhar o padre, in persona Christi, a transubstanciação do pão e do vinho em corpo e sangue.
Ao final da santa missa, o capelão citou a graça de ter crianças na família com o compromisso de coroinha e o serviço que tão belamente prestam. Parabéns aos nossos coroinhas, um serviço grandioso, gentil e carinhoso feito por mãos puras e alegres! São Tarcísio, rogai por nós!
Clique aqui para ver mais fotos!
Por Fernando Castilho Valderrama