Quarta-feira de Cinzas: Caminho de Esperança

Quarta-feira de Cinzas: Caminho de Esperança

Uma quarta-feira comum do ano? Não, a quarta-feira de cinzas abre as portas para um tempo importante em nossa Igreja, mas, também para cada Schoenstattiano – o tempo da Quaresma, que nos proporciona uma caminhada de oração, jejum e caridade, seguindo os passos de Jesus.

A cinza na cabeça é usada em sinal de penitência, de conversão, um não para o pecado. Ao receber as cinzas, expressamos de coração contrito o desejo de conversão e crer firmemente no Evangelho, mas também, afirmarmos “do pó da terra fomos criados e ao pó voltaremos.”

A Quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias da Quaresma. Em vários acontecimentos descritos no antigo testamento apontam para o período de 40 dias ou 40 anos para indicar períodos especiais, tais como:

– O Dilúvio durou 40 dias e 40 noites para purificar a humanidade corrompida, foi a preparação para uma nova humanidade.

– Durante 40 anos passou Israel no deserto a caminho da Terra Prometida. Foi uma experiência de purificação dos falsos deuses, de adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade.

E para nós: o que pode significar os 40 dias?

Os 40 dias da Quaresma serão um tempo especial de conversão, renovação interior, oração, que cresçamos na intimidade com o Cristo, que sofre por cada um de nós, em sua via-sacra; meditar sobre o valor da cruz em minha vida, a cruz sinal de salvação e de esperança. O Cristo é a nossa única esperança.

Assim iniciamos o tempo da quaresma em nosso Santuário com a missa celebrada pelo Pe. Bento e na liturgia ouvimos, “é este o tempo favorável é este o dia da salvação” (2 Cor 6, 2). Penitência e arrependimento não são caminho de tristeza, de desesperança, abatimento, mas, caminho de luz, de alegria e de esperança, no evangelho Jesus afirma: “Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” (Mt 6,1-6.16-18). Quando reconhecemos a verdade de sermos pecadores, nos abrimos ao amor e à misericórdia de Deus.

Façamos nesta Quaresma as obras de penitência que pudermos. Mas façamo-las na intimidade e na presença do Senhor, que havemos de procurar na oração, na Eucaristia, na reza da via-sacra, no terço meditado, na adoração, no irmão que podemos ajudar, enfim oportunidades temos muitas. Só não esqueçamos, neste caminho não estamos sozinhos, Maria, nossa Mãe e Rainha caminha conosco, ao nosso lado.

Clique aqui para ver as fotos!

Por: Ir Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa