O último domingo do Tempo do Advento, 20 de dezembro de 2020, foi motivo de plena alegria para os pais, padrinhos e familiares dos quinze Catequizandos que tiveram seu primeiro encontro com Jesus na Eucaristia no Santuário Morada da Alegria Vitoriosa.
A Primeira Eucaristia que já estava marcada para ser realizada no tempo Pascal em 2020 foi subitamente prorrogada, assim como as atividades do Santuário, incluindo os encontros da Catequese.
Neste Tempo do Advento, as incertezas vivenciadas por ocasião da pandemia do Corona vírus não foram suficientes para evitar que esse sublime encontro se concretizasse nos jardins da Escola de Maria, em conformidade com o protocolo do Santuário e as recomendações dos Decretos Municipal e Estadual.
A mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus
O ano de 2020 trouxe consigo importantes ensinamentos e reflexões para nossa vida, algo que poucos seriam capazes de imaginar, especialmente considerando o avanço tecnológico que a humanidade vivencia e uma pseudo-independência, talvez até capaz de direcionar para uma vida de descrença, sem vínculos e alheia a presença e providência de Deus.
A pandemia alterou substancialmente a rotina de todos nós, fomos praticamente paralisados, algo inimaginável, permanecendo em isolamento social, distantes das atividades e de nossa jornada diária de trabalho, escola, igreja, lazer, amigos, familiares e da própria vida em comunidade.
Tudo em nossa vida se ressignificou, e nossas prioridades mudaram. Mais do que nunca, a importância de aproveitar cada momento, agradecer pelas pequenas coisas, sermos gratos pela nossa vida e pela vida de todos, teve tanta relevância e marcou também nossas crianças.
Um olhar mais atento para esse tempo nos leva as palavras do Pe. Kentenich que dizia para conservarmos sempre “a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus”, seguindo os sinais indicados pela Divina Providência, ou seja, ouvir as vozes do tempo e discernir delas a vontade de Deus é uma das valiosas lições que aprendemos com nosso Fundador.
Amor de Deus presente na vida das crianças mesmo distantes do Tabor
A Catequese do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, um presente para Obra de Schoenstatt por ocasião do Centenário da Aliança de Amor em 2014, desde seu início, mantinha encontros presenciais das crianças aos sábados pela manhã e a Santa Missa no 2º domingo de cada mês.
Com 82 crianças matriculadas em 2020 e distribuídas nas três etapas, teve suas atividades suspensas, preventivamente, desde o 2º. Domingo do mês de Março, dia que marcava o início das atividades de 2020 e o envio dos Catequistas. Esta foi a última celebração presencial que as crianças da Catequese, familiares e a comunidade participaram.
Mas este cenário não impediu que as crianças deixassem de continuar recebendo formação, participarem de atividades e vivenciarem a espiritualidade do Tabor. Os catequistas envolveram as crianças que, assim, puderam dar sequência as atividades e ensinamentos:
Mês de Abril – Paixão, Morte e Resurreição de Jesus com atividades e desenhos em família;
Mês de Maio – Flores de Maio, ramalhete espiritual/Capital de Graças;
Mês de Junho – Retomada dos Encontros de forma remota com utilização das plataformas: Zoom, Google Meet, etc.
Mês de Agosto – Drive-thru Dia dos Pais com entrega de uma oração e cartão para escreverem uma mensagem personalizada para homenagearem os papais;
Ainda em Agosto – Capital de Graças na Intenção dos 19 Anos do Santuário e em Preparação a Abertura do Ano Jubilar.
Mês de Outubro – Drive-thru da Catequese Especial Dia das Crianças
As publicações no Site do Santuário com matérias da Catequese também foram ferramentas que permitiram a sequência e estímulo do aprendizado:
– Pentecostes: A Virgem Maria ensina-nos a viver no Espírito Santo,
– A união com Maria possui um nome: Aliança de Amor
– Cultivando o Jardim de Maria: : “Tudo por ti, querida Mãezinha”
– Primeira Eucaristia do Padre Kentenich, uma alegria vitoriosa!
– Crianças da Catequese vivenciam em família a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Crianças Recebem o Pão da Vida à Sombra do Santuário
Com um lindo dia de sol, a Santa Missa da Primeira Eucaristia teve início às 08:00 horas com a chamada individual dos catequizandos que entraram com seus pais, sendo acompanhada pelos padrinhos e familiares.
Posicionadas diante do altar, as crianças cantam e acompanham a procissão de entrada que segue com a Cruz Procissional, equipe litúrgica e o Presidente da Celebração Pe. José Marcelo Araújo, Capelão do Santuário.
Pe. José Marcelo acolhe os catequizandos e a todos, destacando a alegria de partilhar em comunidade deste banquete no Dia do Senhor e do 4º Domingo do Advento, tão próximo do Natal.
Neste dia especial os pais dos catequizandos assumem a responsabilidade das leituras e preces. Pais, padrinhos e demais presentes acompanham a renovação das Promessas Batismais, com os Catequistas acendendo no Círio Pascal as velas e a chama da fé na luz do Cristo Ressuscitado, renovando desta forma, o brilho desta luz recebida no Batismo por cada Catequizando.
No ofertório são entregues pelas crianças ao altar do Senhor os certificados, as medalhas da Consagração, o livro da Aliança, o Capital de Graças (que as crianças prepararam por ocasião da Primeira Eucaristia, entregando a Mãe de Deus suas contribuições diárias), o Pão e o Vinho para serem consagrados.
Para a comunhão, ajoelhados, cada catequizando recebe o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, encontro que permitiu reviverem a última ceia de Jesus com os apóstolos pela primeira vez.
Despedidas, muita emoção e a Consagração a Mãe de Deus
Os agradecimentos finais reservam muita emoção ao reviver um pouco da extensão do período de convivência com as crianças.
Neste ano de 2020 que a Coluna Feminina de Schoenstatt celebrou seu centenário, um agradecimento muito especial para Irmã Agnes Marqueto que, após três anos à frente do Santuário em Araraquara segue para uma nova missão e também para Sílvia Araújo que deixa a coordenação da catequese após seis anos de dedicação mas, permanecendo como catequista.
Após a benção solene, os catequizandos, fazem registro fotográfico com o Sacerdote e seguem para o interior do Santuário para serem consagrados à Mãe e Rainha.
A consagração é especialmente tocada ao som da flauta do catequizando João Miguel Marcomini, as crianças rezam a oração, se consagram e assinam o livro da Aliança, recebem a medalha de Consagração, os certificados e se entregam aos cuidados da Mãe de Deus, encerrando assim um dia agraciado de bênçãos!
Por: Edson Mikus
Santuário Morada da Alegria Vitoriosa
Add Comment