O filho da terra, fruto do amor da Alegria Vitoriosa.

O filho da terra, fruto do amor da Alegria Vitoriosa.

O último sábado, 14 de novembro de 2020 ficou marcado como um sábado de graças e alegrias. Com certeza aqueles que sempre frequentaram e frequentam o Santuário Morada da Alegria Vitoriosa nestes quase 20 anos de fundação tiveram saudosas alegrias e lembranças do jovem Filipe Araujo e de toda sua dedicação no solo sagrado da alegria vitoriosa.

Na missa das 17 horas, Pe. José Marcelo de Araújo e toda assembleia pode celebrar os 15 anos de união matrimonial de Glauciani e James Melatto da Liga de Famílias e, principalmente, preparar os corações para a transmissão do Colégio Mayor PJK, diretamente do Chile, da ordenação diaconal de Filipe Araujo.

Filipe teve sua infância praticamente no jardim do Santuário. Seus pais, Carlos e Silvia Araujo, presentes e marcantes na história do Santuário e da Liga de Famílias do movimento em Araraquara, puderam formar seu caráter e amor a Mãe de Deus. Filipe participou da coluna masculina no Santuário: Restritamente ao JUMAS, sempre foi muito ativo no movimento. A se destacar sua ação na Missão Mariana, a qual conduziu bravamente e de forma singular, com o objetivo maior de levar a Mãe de Deus a tantos corações. Através de sua dedicação e simplicidade, pode ver muitos corações se abrindo e a graça da Virgem tomar mais lares e famílias.

Após a Santa Missa, todos aqueles que lá permaneceram, puderam acompanhar a transmissão pelo Canal do Youtube do Colégio Mayor PJK, direto do Santuário de Colina, no Chile. O cerimonialista convidou o Pe. Miguel Rocha, reitor do colégio Mayor Pe. José Kentenich para que nomeasse ao Núncio Apostólico do Chile para que apresentasse e confiasse a estes jovens o ministério do diaconato. E assim o fez, um a um, nossos corações vibraram quando anunciado o nome de nosso estimado jovem Filipe de Freitas Araujo. A sensação era de que nos chamavam, representados em Filipe. Apresentando os jovens ao Núncio Apostólico, Pe. Miguel Rocha deu seu testemunho para que o Núncio Apostólico recebesse estes jovens ao diaconato. Dando graças a Deus, o Magnificat foi cantado para aquele momento.

Em sua homilia, o Núncio Apostólico expressou a imensa alegria de celebrar mesmo pelas circunstâncias pela qual o mundo está passando. Expressou a importância daquele momento como sinal de esperança. A alegria das famílias, padres e principalmente da família de Schoenstatt. Nas palavras do Núncio Apostólico, o evangelho da missa  expressa o sinal da escolha daqueles jovens em assumir a missão. No amor de Deus, somos chamados a seguir este chamado como um “ato de misericórdia”. Deus nos chama porque Deus é misericordioso e espera uma resposta por amor, permanecendo um com o outro. Intensificou o lema eleito para este dia: “Quero ser seu amigo, Jesus Cristo” Amar e servir ao próximo. Um amor unido a sua Mãe.

Ao confirmar, após a homilia, convida individualmente cada candidato a seu compromisso. Prometendo obediência e respeito aos superiores, o Núncio Apostólico recomenda aos jovens a sua benção e boas tarefas no exercício do serviço hoje e sempre. Após com todos seus irmãos prostrados, Filipe entrega sua vida a Santa Igreja e a Deus, símbolo de confiança filial, como instrumento apto nas mãos da Mãe de Deus. A seguir, eles se ajoelham e o Núncio Apostólico impõe as mãos sobre cada um, e após este ato, profere a prece de ordenação.

Ao final da celebração, para a surpresa de todos nós que acompanhávamos, Filipe foi o convidado para fazer a pronúncia daquele momento a todos os presentes. Em claro e rebuscado espanhol, comunicou a todos os agradecimentos por todo apoio até aquele momento; de forma marcante, pediu licença a todos que estavam ali presentes acompanhando os agradecimentos em espanhol e se tomou a falar em português para as famílias de origem desta língua.

Neste momento, Filipe olha para a câmera que transmitia a ordenação e, como se estivesse falando para seus próprios pais, penetra seu olhar entre as câmeras e agradece todo apoio naquele momento grandioso. Sentimo-nos também como uma minúscula parte que faz grandiosa torcida, entrega e orações para que a vocação deste jovem possa frutificar e levar ainda mais corações ao coração da Virgem Santíssima.

O carinho da família de Schoenstatt vem de todos que o conhecem na Morada da Alegria Vitoriosa aqui colocamos alguns relatos.

“Foi uma sensação surreal, nunca imaginamos que seria tão emocionante vivenciarmos este momento. Às vezes sentíamos que estávamos presentes na celebração. Estamos honrados por  fazer parte desta caminhada junto com o Filipe e seus familiares.” (Glauciani e James Melatto, Liga de Famílias).

“Queremos testemunhar a alegria que foi acompanhar toda a trajetória da vocação do Filipe até aqui, somos irmãos schoensttianos e podemos dizer que sua decisão de ir para o seminário nos alegrou, mas também fez com que, juntos com seus familiares, pudéssemos rezar sempre para sua fidelidade na missão! Já na sua toma de túnica no Paraguai, foi singular, foi especial, agora na sua ordenação diaconal, mesmo acompanhando pelo Youtube conseguimos sentir a proteção da MTA e a singeleza nas palavras de agradecimento dele. Enfim… nossas orações começam a ter outro significado: ordenação sacerdotal 2021! Sim, aqui no nosso Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa! Parabéns Filipe! #TAMUJUNTO2021!” (Andréia e Alexandre Santolino, União de Famílias).

“Descrever o sentimento em ver o Filipe Araújo sendo ordenado diácono foi uma grande alegria. Enche-nos de esperança ver a vocação de um jovem nascer e crescer em cada etapa rumo ao sacerdócio. Filipe é determinado, estudioso e, sobretudo tem um amor imenso por Jesus e nossa Mãe Três Vezes Admirável. Como não ter esperança de um mundo melhor ao ver a entrega de vida do Filipe para o serviço da evangelização. Que Deus lhe conceda sempre o dom da fidelidade a esse chamado”. (Isabel Assumpção Liga apostólica Feminina de Schoenstatt)

“Foi uma alegria muito grande poder “participar”, mesmo que distante, da ordenação diaconal do Filipe Araujo. Assisti a transmissão no Santuário junto com outras pessoas da família de Schoenstatt e nos emocionamos e vibramos em vários momentos da celebração. Assistir em família foi especial, como se estivéssemos presente na ordenação, participando e rezando juntos. O Filipe é um amigo muito querido e foi uma honra poder fazer parte desse dia (Luciane e Danilo Almeida Liga de Famílias de Schoenstatt)

“Tê-lo como amigo é ter a dádiva de conviver com uma pessoa gentil, amorosa, solícita e sempre presente. Seu respeito, carinho e cuidado com as pessoas, sendo ou não diferentes em seu modo de viver ou pensar, são exemplo de humanidade e de cristandade. Estar presente, mesmo que à distância, em sua ordenação diaconal foi para nós um privilégio e uma honra. Poder acompanhar o seu crescimento, o seu chamado, a sua evolução e a sua devoção desde que éramos pequeninos é ser testemunha do quão especial e certa era a sua vocação. (…)” (Natália Cristina Dian, amiga de Filipe Araujo)

“Desde criança conheço a Silvia, mãe do Filipe. Juntas participamos ativamente de atividades na igreja, entre elas a Juventude Feminina de Araraquara e a Liga das Famílias de Schoenstatt. Enquanto em Schoenstatt, vi o Filipe, primogênito da Silvia e do Carlos, nascer e crescer, sempre à sombra do Santuário da Mãe Rainha. Foi com profunda felicidade que vi seus pais ajudarem na idealização, conquista e construção do Santuário em nossa cidade. Hoje, nos alegramos com os frutos e as graças que de lá recebemos, sendo um dos mais bonitos e agraciados a vocação e ordenação diaconal do Filipe. Com imensa alegria no coração acompanhamos sua ordenação no dia 14 de novembro, que, apesar de não poder ser presenciada ao vivo, foi igualmente emocionante. Meus olhos ficaram divididos entre olhar para seus pais e admirá-lo durante a transmissão diretamente do Santuário Mariano do Chile(…).” (Elisabete Gianini Dian – Amiga da Família de Filipe).

Jamais poderia imaginar que não estaria presente na ordenação diaconal do Filipe. Estávamos aguardando com ansiedade, mas os planos de Deus eram outros, sendo assim, entendemos e aceitamos a renúncia. Mas com o passar dos dias a tristeza tomou conta de mim, pois eu e meu marido assistiríamos sozinhos já que nossos filhos moram em São Paulo. Quando a família de Schoenstatt se manifestou com a ideia de assistirmos todos juntos meu coração foi acalmando e senti que seria bom e realmente foi uma experiência única, compartilhamos nossa emoção com todos, sentimos quanto o Filipe é admirado e pude sentir tudo com se estivesse lá bem perto dele e realmente estava nas minhas orações e sei que ele sentiu nossa presença também. Muito obrigada Família por proporcionar essa alegria para nós! (Silvia e Carlos Araujo, pais do Filipe).

Assim, a família de Schoenstatt de Araraquara parabeniza, reza e pede a intercessão de Maria em sua vida, Filipe e, com um carinho todo especial, deseja mais força, sabedoria e as luzes do Espírito Santo para que conduza você e seus irmãos de curso à ordenação presbiteral e que muitos possam ser evangelizados por suas mãos.

Por: Fernando Castilho Valderrama

Santuário de Schoenstatt Morada da Alegria Vitoriosa

Assista a Ordenação Diaconal.