O Crisma na Ascensão do Senhor

O Crisma na Ascensão do Senhor

“Ficaram todos cheios do Espírito Santo” (At 2,4)

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20)

Neste Domingo da Ascensão do Senhor, 7 jovens da Catequese de Crisma do nosso Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, juntaram-se a mais de 70 jovens e adultos na Paróquia Sagrada Família para receberem o Sacramento da Crisma.

Miguel, Valentina, Mariana, Anna Beatrice, Lucas, João e Lara, iniciaram sua preparação em 2 de setembro de 2022. Ao longo desta caminhada, fortaleceram sua fé por meio de encontros e retiros ministrados no Santuário e, por último, um retiro com os jovens da Paróquia Sagrada Família.

“Viemos para adorá-lo”

Como encerramento da sua formação e preparação para o grande dia do Sacramento, os jovens se reuniram na sexta-feira dia 19 para uma Adoração Eucarística, junto com os catequistas Ana Lucia Chagas Azanha (Liga de Mães), Orlando Augusto Pires (Liga de Famílias) e a Ir. M. Gislaine Lourenço, meditando os dons do Espírito Santo a partir das promessas de Jesus:

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20) e “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade”. (Jo 14,16-17)

“Chamados à missão”

Em sua homilia, Dom Luiz Carlos Dias ensinou que “a solenidade da Ascensão do Senhor nos ajuda no vigor da fé e na nossa caminhada de discípulos e discípulas missionários, assumindo nossa responsabilidade de sair para o anúncio do Evangelho para dar continuidade à missão de Cristo”. Nós celebramos hoje Jesus que volta para a glória do Pai após ter cumprido sua missão entre nós, elevando assim, a nossa natureza humana totalmente redimida em profunda harmonia e comunhão com Deus. Ele garante a abertura da porta que nos leva aos céus. E conhecendo a nossa natureza humana, Jesus se coloca diante do Pai como nosso advogado, intercedendo por cada um de nós, porque mesmo sendo fiel à Deus, Ele conhece os desafios da vida humana. Por isso, Ele nos envia o Paráclito, que recebemos no Batismo e agora é confirmado pelo Sacramento da Crisma. O Espírito Santo vem para nos fortalecer, nos santificar, para que continuemos a sua missão. Esta festa de hoje nos convoca para a continuidade da missão de Jesus, porque nós somos Igreja, somos discípulos de Jesus. Os anjos dizem aos discípulos que não olhem somente para o céu, mas também para o sentido horizontal, pois são agora os continuadores da missão de Jesus. Nós também somos chamados a dar nossa contribuição para que esse mundo seja melhor, testemunhar Jesus Cristo, testemunhar o amor de Deus por nós. 

Aos crismandos, Dom Luiz Carlos Dias afirma que hoje são chamados a tomar consciência desta missão, dar testemunho do amor misericordioso do Pai. Fazer parte e enriquecer a comunidade da Igreja. E os padrinhos são responsáveis para orientar e ajudar a seu afilhado(a) a caminhar na fé, comunicando sua experiência. 

Aos pais, Dom Luiz Carlos Dias, orienta que conduzam momentos de oração em família, o sadio costume de dialogar, interagir e rezar juntos, “porque quem procurar ir por este caminho experimentará muitas graças e ajudará a superar muitos conflitos e diferenças”.

Jesus sobe aos céus mas permanece entre nós, pela Palavra, pela Eucaristia e pelo Espírito Santo, que é por nós, que é a nossa força. “Que saibamos acolher e corresponder todos os dons que ele nos concede”.

Agradecimentos

Nós catequistas, Ana Lucia e Orlando, agradecemos:

  • em primeiro lugar à Deus, por esta missão de conduzir os jovens ao encontro do Espírito Santo; 
  • à nossa querida Mãe e Rainha que, na força da Aliança de Amor, nos conduz ao coração de seu Divino Filho;
  • aos pais, pela confiança e apoio nesta caminhada; 
  • à Ir. M. Gislaine Lourenço, por nos orientar nesta missão;
  • ao Padre José Marcelo Araújo, capelão do nosso Santuário, pelo carinho no atendimento dos nossos jovens no Sacramento da Confissão;
  • à Paróquia Sagrada Família, na pessoa do seu pároco, Padre Frederico Daniel, à coordenadora da Catequese, Ana Cristina, e aos catequistas, pelo acolhimento dos nossos jovens para o Sacramento da Crisma.

Por: Ana Lucia Azanha e Orlando Augusto Pires
Catequistas do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa

Clique aqui para ver as fotos