No dia 16/10, a família de Schoenstatt e nossa Mãe e Rainha do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa de Araraquara recebeu com muita alegria o “SIM” à Aliança de Amor de dez casais pertencentes a ilha de famílias “Filhos da Mãe Rainha” da Liga da cidade de Bebedouro e uma Peregrina da cidade de Araraquara.
A Jornada
Direto dos bastidores, lá vai um segredo deste grupo, toda preparação final foi chamada de “Jornada rumo à Aliança de Amor” e contou com a direção espiritual das belas e profundas palavras do Pai e Fundador:
“Torna-nos semelhantes à tua imagem…
…. como tu, passemos pela vida fortes e dignos, simples e bondosos, espalhando amor, paz e alegria. Em nós percorre o nosso tempo, prepara-o para Cristo” (Kentenich, Rumo ao Céu, 609).
Os casais Melchior e Sônia, e Edson e Sandra, dirigentes dos Filhos da Mãe Rainha, e pertencentes ao grupo fonte “Guardiões do Amor”, nos conta que o grupo iniciou seu caminhar para a Aliança de Amor em 2019, e desde então, vivem sua fé em Jesus Cristo sobre a proteção de Maria. Outro ponto característico do grupo, é que após o estudo do itinerário, mais precisamente a partir de julho deste ano, a preparação foi intensificada e contou com a presença dos dirigentes de ramo da Liga de Famílias da cidade, Evandro e Indianara, que contribuíram com a construção e preparação dos nove “Passos rumo a Aliança de Amor”:
Atitude de amor;
Atitude de mudança;
Atitude de serviço;
Atitude de responsabilidade;
Atitude de diálogo com Deus;
Atitude de entrega;
Atitude de confiança;
Atitude do “SIM” à Aliança de Amor;
Atitude de vida com Aliança de Amor.
Os passos foram desenvolvidos segundo o pensar, viver e amar orgânico do grupo, em outras palavras, a identidade e o contexto de vida pede seu tipo de caminhar, Pe. Kentenich dizia isso muito bem, a partir de sua célebre e linda frase: “Com a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus”. Mas, isso só foi possível, primeiramente porque pela oração e vivência natural, percebemos as portas abertas segundo a vontade de Deus, e em segundo, porque foi realizado por várias mãos amorosas e corações ardentes pela missão de “Salvar as famílias custe o que custar, comenta Indianara e Evandro.
A vivência da atitude de diálogo com Deus contou com um momento exclusivo, que foi nomeado como “Jornada rumo a Aliança de Amor”. A jornada aconteceu no dia 07/09 e foi organizada a partir do retiro espiritual constante do itinerário formativo. Foi um momento muito importante que contou com a presença da Ir. M. Gislaine, que ouviu os anseios e orientou cada um dos casais. A pergunta que ficou foi: O que significou este momento?
Weslley e Renata – “o dia da jornada foi de renovação, recomeço e gratidão por tudo, por termos sido escolhidos pela Mãe Rainha para fazermos parte da Liga de Famílias.”
César e Xelen – “foi um momento grandioso, fortaleceu muito mais nosso SIM, foi acolhedor o local, as famílias, as sábias palavras da Irmã Gislaine e a forma na qual os dirigentes conduziram esse momento tão especial!”
Izildinha e Pacheco – “fortaleceu o nosso compromisso com a Mãe rainha e Jesus Cristo. Foi um tempo de gratidão, um lugar lindo e acolhedor, a presença da Irmã Gislaine com seu conhecimento nos passou segurança e confiança. Estamos muito felizes no caminho da Aliança com muitos amigos formando uma família na fé.”
Tatiana e Wagner – “foi um dia lindo e especial em nossas vidas, com pessoas abençoadas de Deus, muito aprendizado, entendimento e dúvidas foram tiradas.”
Aline e Marcos – “foi um momento muito especial e emocionante. Muito rico em aprendizado e de grande paz espiritual, nos sentimos muito iluminados e abençoados pela Mãe.”
A jornada também contou com a presença dos assessores diocesanos Afonso e Márcia, Márcio e Elisandra, e dos Guardiões do Amor, todos foram instrumentos da Mãe no ato de servir com amor, por amor e para o amor.
A aliança
Na alegria vitoriosa, o dia da Aliança de Amor dos Filhos da Mãe Rainha, chegou…
E, nada melhor do que saber o que rolou, a partir de quem vivenciou…
Os dirigentes do grupo Filhos da Mãe Rainha, Melchior e Sônia, expressam que “o momento em que selaram a Aliança de Amor com nossa querida Mãezinha foi de grande emoção, onde as lágrimas de alegria foram inevitáveis. Muita gratidão, pois os anos de caminhada junto aos casais, nem sempre foram fáceis, mas nunca nos faltaram fé e perseverança. Esses dez casais que agora fazem parte da Liga de Famílias de Schoenstatt nos revigora na caminhada, e sempre com a certeza de que o mais importante é “salvai as famílias, custe o que custar”.
Vandeley e Clarice – “agora somos Schoestattianos, vivemos uma nova experiência em Nossa Senhora.”
Edélcio e Fabricia – “o dia da aliança foi lindo, sentimos a presença da Mãe no santuário , é solo sagrado, dá para sentir a presença de Deus e da nossa Mãe, só temos a agradecer a todos que de alguma forma participaram da nossa caminhada até aqui e as irmãs que prepararão tudo e nos acolheram com muito carinho!”
Rogério e Flavia – “foi simplesmente um dia sublime. No genuíno momento de selar a aliança, a emoção que sentimos foi indescritível e impossível de segurar as lágrimas. Durante todos os momentos do dia foi possível sentir a presença da Mãe conosco! Sentimos paz, sentimos alegria. Estar no Santuário em famílias, e junto dos amigos Guardiões do Amor, fez o dia ficar ainda mais belo. Esse dia será sempre lembrado com muita gratidão e amor! Dizer sim, para essa aliança com a Mãe e agora pertencer a ela, sem dúvidas foi nossa melhor escolha!”
Priscila e Rodrigo – “foi um dia muito gratificante de renovação, de acolhimento com toda a família. O momento da consagração das crianças foi muito emocionante, um dia muito especial e abençoado da aliança de amor, estar no Santuário foi muito bom.”
Fábio e Sandra – “foi um dia muito especial, um momento de grande emoção e gratidão! Durante a celebração, fomos agraciados por um momento de oração e cânticos, durante esse momento foi feita a entrega ao coração da Mãe, momento de confiarmos em seu poder diante da fé, confiança e oração! O momento da aliança foi muito especial para nós, o momento da consagração das crianças foi muito lindo e emocionante. Conseguimos cumprir nossa missão após o chamado da mãe, e vamos carregar conosco muito aprendizado sobre Schoenstatt. Obrigada a todos, por nos proporcionar esse momento e todos os ensinamentos, que nos fez evoluir tanto na fé quanto na convivência em nosso lar.”
Mariana Cândido Rodrigues – “Meu testemunho é de uma Fé Inabalável na Mãe Rainha, minha Fé começou a 3 anos atrás qdo fui chamada para participar da Liga de Famílias! A cada encontro , a cada ensinamento mais eu me aprofundava nós estudos e confiava a minha vida a Mãe! Após um tempo descobri que estava grávida aí sim confiei minha gestação a Ela e a vida do meu filho! Todos os dias pedia para ele vim com saúde ! No fim da gestação comecei a sentir dores, mas faltava 1 uma semana para nascer, então olhei para o quadro da Mãe em meu Santuário Lar e pedi se meu filho queria nascer que ela me desse um sinal! E Ela deu! Minha bolsa estourou , e veio ao mundo meu pequeno Antônio no dia de 18 de fevereiro um menino lindo e doce! Após 1 ano iria selar Aliança de Amor com a Mãe fiz o último encontro mas logo veio a pandemia em 2021, e nesse mesmo ano me separei, uma separação muito difícil, que me deixou uma ferida enorme em meu coração fiquei sem casa, com um bebê no colo e não tinha emprego pois estávamos em pandemia! Mas tinha meus pais que me acolheram , eu perdi o chão e achei que não iria aguentar tudo aquilo, mas pedi para Mãe Rainha e ajudar a me levantar pois eu não poderia ficar doente tenho meu filho para criar! E assim foi, a Mãe enxugou minhas lágrimas e me deixou mais forte Todos os dias eu confio minha vida e do meu filho a Ela, mesmo no momentos de desespero tenho em meu coração a Mãe cuidará perfeitamente de tudo! Mas se passou 1 ano e 7 meses decidi ir atrás do meu sonho de selar Aliança com a Mãe! E com as Graças de Deus 🙏 deu tudo certo ! Agradeço a Irmã Carmen! Irmã Gislaine que me ajudaram a conseguir tudo isso! Meu dia chegou selei a Aliança no dia 16 de outubro de 2022 e Consagrei meu filho a Mãe! Que nos Protege todos os dias! Minha Fé na Mãe Rainha é inabalável, hoje a minha frase é! Um servo de Maria nunca perecerá!”
O dia 16 iniciou-se com a Santa Missa, após houve um delicioso café da manhã, em seguida o momento da Aliança de Amor. O encerramento ficou por conta de um maravilhoso almoço que possibilitou o diálogo e a comunhão à mesa. Tudo foi minuciosamente preparado com muito amor e carinho pelas Irmãs de Maria, Gislaine e Carmen, juntamente com a Liga de Famílias de Araraquara.
Essa história, não termina aqui! Apenas começou… pois, o “SIM” dos Filhos da Mãe Rainha os tornaram herdeiros da identidade e missão schoenstattiana. Mas, a história continua na confiança e ciência de que as graças necessárias para tal missão, está no Santuário de Schoenstatt
“onde a vara mágica do amor logo transforma toda tristeza em alegria”(RC, 603).
Por: Evandro e Indianara
Dirigentes da Liga de Famílias de Bebedouro
Clique aqui para ver todas as fotos!