Nos braços de sua Mãe, seu corpo é entregue

Nos braços de sua Mãe, seu corpo é entregue
XIII Estação – Jesus é colocado no regaço de sua Mãe

“Tão profunda e intimamente estás unido a Ela, que o plano do Pai nos ilumina e aquece o coração” (RC 327)

Tudo estava consumado. As profecias narram parte a parte como se estivessem presentes no momento. Aos pés da Cruz Maria recebe a carne de sua carne, desfigurado, escarnecido, a pele e ossos, esgotado do precioso sangue. A Campanha da Mãe Peregrina reflete este momento que tem algo em comum para conosco.

O pecado que a primeira Eva cometera foi redimido e, Maria, a nova Eva, estende seus braços e acolhe o cordeiro imolado. Despido de Sua Santidade, fraco e desfalecido, Jesus é acolhido com o amor da primeira e maior cristã.

Nosso querido João Pozzobon, quando recebeu a missão de peregrinar a imagem de Maria, a princípio, não imaginara o quão importante seria conduzir e ser os passos de Maria na Terra. João pisava os caminhos, Maria o conduzia.

A Imagem da Mãe Peregrina, repousada nos humildes ombros do Sr. Pozzobon que ia, de lar em lar, recebendo os rosários e sendo zelada por João (homônimo do discípulo muito amado), porém, Maria acolhia a cada um, com seus flagelos e dores, feridas e amarguras, sofrimentos tais quais não se equiparavam com Jesus, mas Maria, com o seu colo maternal disponível, recolhia aqueles filhos em Seu regaço.

E assim, Sr. João expressava aqueles momentos que vivera: “Para mim, foi sempre uma grande coisa e sempre quando andava para fora, caminhando pelos campos eu sempre tinha este pensamento do grande sacrifício (…) de Cristo carregava a cruz que fez aquilo pelo amor de todos, então da minha parte, também queria me incluir, cooperar um pouco no sacrifício, e fiz minha penitência, até muitas vezes a falta das refeições, caminhar o dia inteiro e fazia tudo pelo florescimento desta grande campanha”.

A Campanha da Mãe Peregrina e a descida da cruz vê um paralelo respeitoso neste dos momentos: Maria, acolhe após a morte de Cruz o “sim” de Teu amado Filho. Abraça-O e o acolhe com imenso amor que poderia dar a Sua imaculada e virginal vida pelo Teu Filho. Quando recebemos a imagem da Mãe Peregrina em nosso lar, procuramos dar um lugar de honra: tudo é preparado com carinho com vela, terços e flores. Porém Maria chega ao nosso lar pelo caminho do quotidiano e nos oferece o melhor lugar – o Teu colo cheio da graça de Deus – e nos acolhe com amor de quem nos recebeu aos pés da cruz.

Querida Mãe, pelos passos que te conduz lar a lar, comércio por comércio, interceda para que o Teu Amado Filho abençoe cada família, cada indivíduo e cada coordenador e missionário da Campanha da Mãe Peregrina para que, assim como Pozzobon, vejam com humildade, ternura e coragem a missão de conduzir-Te com amor e entrega.

Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt

Assista abaixo a conquista da XIII Estação.