Tudo foi preparado com muito carinho – as luzes, a cerca, todas as decorações e a manjedoura – feito por muitas mãos que se entregaram dias a fio para que pudessem, juntamente com a Mãe de Deus, trazer o verdadeiro sentido do Natal: a vinda Daquele que expressa paz e esperança, o Menino Jesus.
Grande presença musical
Neste ano, além de todos os preparativos e a presença vida da Família de Nazaré através do casal Guillherme Luiz Ambrosio e Marina Hernandes Ribeiro Ambrosio com o pequena Cecília Ambrosio e seu irmãozinho Jaoquim Ambrosio, que foi o anjinho do Menino Jesus, foi convidado o Conjunto Instrumental Uniara, conhecido por toda região de Araraquara por sua harmonia e entrega em levar a beleza e a alegria da música, o coral fez parte de toda a encenação, alternando entre a contemplação e a sonoridade dos hinos ali apresentados.
Irmã Gislaine Lourenço e Irmã Carmen Zenovello conduziram todo o momento, fazendo com que cada um ali presente pudesse contemplar, e de uma forma harmoniosa com o coral ser levado ao momento do Nascimento de Jesus.
E como “ainda não é Natal”, o casal Beatriz e Leandro Yokoo, pais do querido e já amado Matias, representando os momentos antes do nascimento de Jesus, lembraram da dificuldade que Maria e José encontraram até chegar à manjedoura. Matias já faz a alegria do Natal para todos na família de Schoenstatt.
Schoenstatt: Sinal de luz e esperança
Irmã Gislaine saúda a todos por estarem ali. Com o jardim repleto de espectadores que encheram os olhos com a beleza do jardim do Santuário, ela relembra o momento do Natal: “Todos os anos, a época natalina nos convida a olhar mais de perto a história do Natal. É familiar desde a infância e, no entanto, a cada ano algo novo pode ser descoberto. Os personagens da história do Natal, o Menino Jesus, Maria e José, anjos, pastores e reis sempre nos transmitem a mensagem: Deus trabalha em nosso mundo através de pessoas de boa vontade. Ele quer dar paz ao mundo e paz em nossos próprios corações”.
E em meio as dificuldades e condições, o Salvador veio ao mundo, como homem, frágil e delicado. Se fez pequeno para estar entre nós. Fez-se homem e deixou-se ser cuidado por Maria e por José. Por suas palavras, Irmã Gislaine expressa: “Não tenham medo. Algo maravilhoso aconteceu hoje à noite. O Salvador, seu Salvador, nasce. Ele veio para trazer a paz. Ele tirará todo o seu medo. Ele presenteia a redenção e a salvação”.
E tudo aconteceu porque “Maria viveu em harmonia consigo mesma. Ela percorreu um caminho reto. Ela respeitava sua própria dignidade e a dos outros. Ela amava a Deus. Nela a paz de Deus encontrou um caminho. Para ela, foi uma grande graça ser a Mãe de Jesus”, coloca Irmã Gislaine.
Realmente a abertura da Noite do Natal ao Vivo no Santuário foi mágica. Contemplar a luz da estrela que se apresenta no Deus Menino. Nas palavras do Pe. José Kentenich, “Criança Divina, permita-me penetrar na maravilha de teu tornar-se criança. Deixe-me ser aceito na maravilha de teu santo amor e como te tornas uma criança humana, deixe-me ser um filho de Deus agora e num eterno Natal. Amém”.
Agradecemos a todos presentes, as famílias e todos os figurantes desta encenação, ao Conjunto Instrumental Uniara que embelezou com melodias e acordes e a todos que lindamente enfeitaram todo o jardim com sua presença, e não poderíamos deixar de agradecer ao carinho do fotografo Júnior que registrou e eternizou esses momentos.
Por: Fernando Castilho Valderrama