Meditando a Via Sacra com Papa Francisco

Meditando a Via Sacra com Papa Francisco
Meditando  a Via-Sacra com Papa Francisco

 

A cada ano o Papa medita a Via Sacra  dando ênfase a uma temática diferente e escolhe algum grupo ou comunidade para representá-la.

Para a Via-Sacra da Sexta-feira Santa deste ano de 2021 o Papa Francisco meditará sobre textos escritos pelos escoteiros da região italiana de Umbria, “Foligno I”,  e pelas crianças da catequese da Paróquia romana Santos Mártires de Uganda. Assim, este ano  temos uma Via Sacra com o olhar da criança sobre o caminho percorrido por Jesus, em sua Paixão, Morte e Ressurreição, que se resume no Amor. 

O Santuário de Schoenstatt de Araraquara, SP, optou por seguir estas mesmas meditações escolhidas pelo Papa. 

Assim, a Irmã Gislaine Lourenço realizará a Via Sacra com a família local através das mídias sociais, já que estamos vivendo em Lockdown,  estando proibida a aglomeração de fiéis. 

Quem quiser acompanhar, será uma Via Sacra lindíssima, transmitida nesta Sexta-feira Santa, dois de abril, pelo Facebook do Santuário.

Oração Inicial da Criança 

Querido Jesus!

Sabeis que nós, crianças, também temos cruzes, que não são mais leves nem mais pesadas do que as dos grandes, mas são verdadeiras cruzes, que sentimos pesadas mesmo de noite. E só Vós o sabeis, tomando-as a sério. Só Vós.

Só Vós sabeis como é difícil para mim aprender a não ter medo do escuro e da solidão.

Só Vós sabeis como é difícil não conseguir reter, acordando cada manhã todo molhado.

Só Vós sabeis como é difícil não conseguir falar bem como os outros, pensar rápido e fazer as contas certas.

Só Vós sabeis como é difícil ver os meus pais discutir, bater a porta com força e estar sem se falar dias a fio.

Só Vós sabeis como é difícil ser ridicularizado pelos outros e dar-se conta de ser excluído das festas.

Só Vós sabeis o que significa ser pobre e dever renunciar àquilo que os meus amigos têm.

Só Vós sabeis como é difícil libertar-me dum segredo que me magoa tanto, não sabendo a quem o contar com medo de ser traído, acusado ou não acreditado.

Querido bom Jesus, fostes criança como eu! Também Vós brincáveis e talvez tenhais caído e Vos magoastes; também Vós fostes à escola e talvez alguns deveres de casa não tenham ido muito bem; também Vós tivestes uma mãe e um pai e sabeis que às vezes não tenho muita vontade de obedecer quando me mandam fazer os deveres de casa, levar o lixo, fazer a cama e arrumar o quarto; também Vós fostes à catequese e à oração e sabeis que nem sempre vou com grande alegria.

Meu querido e bom Jesus, sobretudo sabeis que há crianças no mundo que não têm que comer, não têm instrução escolar, são exploradas e obrigadas a combater.

Ajudai-nos dia a dia a levar as nossas cruzes como levastes a vossa. Ajudai-nos a tornar-nos cada vez melhores: a ser como Vós nos quereis. E agradeço-Vos por saber que estais sempre junto de mim e nunca me abandonais, sobretudo quando estou com mais medo, e por me terdes mandado o meu Anjo da Guarda que todos os dias me protege e ilumina.

 

 

Ao percorrer o caminho das Estações, umas ganham destaque,  a depender do olhar do leitor ou do testemunho de vida de quem medita, ou de quem escreveu. 

Na II ESTAÇÃO, aquela onde Jesus carrega a cruz, as crianças citam uma pequena história que fala de perseguição, constrangimento e ridicularização do irmão, e ao final deixam a mensagem de que “Jesus ensinou-nos a amar e, no seu amor, encontra-se a resposta a todos os sofrimentos. Devemos estar dispostos a tudo para não fazer mal aos outros, ou melhor, para lhes fazer bem.”

Na IV ESTAÇÃO, quando Jesus encontra a sua Mãe, as crianças pensam em suas mães, e no amor de cada uma por seus filhos. Destacam a segurança do olhar da mãe, que ajuda a superar o medo e o sofrimento do caminho.

Na VI ESTAÇÃO, uma mulher limpa o rosto de Jesus, e recebemos um excelente conselho para os dias sombrios que estamos vivendo. Um encontro, um olhar, um gesto… podem mudar o nosso dia e encher o nosso coração. No rosto sofredor dum amigo ou mesmo dum estranho, está o rosto de Jesus, que passa pelo meu próprio caminho… Terei a coragem de me aproximar?

Enfim, cada estação é belíssima e especial. Há uma riqueza simples e profunda  nas mensagens deixadas por cada criança, que revelou a seu modo e com seu olhar o Amor  do sim de Jesus ao Pai, por nós e para nós. Um caminho  alegre e feliz, é aquele onde cada um participa desta Via  com o irmão e em família, mesmo que virtualmente, mas em união uns com os outros, e com Jesus. Todos estão convidados!!! Quem quiser meditar a Via Sacra completa é só clicar aqui: Via Sacra 2021

Por: Íris Marcomini

Comunicação- Santuário Morada da Alegria Vitoriosa