O mês de janeiro, nos permite celebrar dois grandes acontecimentos para nosso Santuário, o 20 de Janeiro “Segundo Marco Histórico de Schoenstatt” intitulado “Na Confiança Divina”, quando Pe. José Kentenich renuncia, voluntariamente e por amor aos seus, a possibilidade de libertação que lhe era oferecida, e prefere ser levado ao campo de concentração, acredita ser essa a vontade de Deus, em uma difícil escolha oferece sua liberdade exterior para conquistar a liberdade interior para os filhos de Schoenstatt.
Neste mesmo mês, no dia 10 de janeiro há 45 anos nascia em Araraquara, mais precisamente na Igreja de São Geraldo o primeiro Grupo da Liga de Famílias ainda com o nome de Ramo de Casais, acompanhados pelo Pe. Armando Antônio Salgado e a Irmã Fernanda Balan, posteriormente recebendo o nome de Liga de Famílias, o tempo passou, conquistamos o Santuário, a Liga floresceu deu novos frutos e sempre com a força da Aliança de Amor com Maria, outros Grupos se formaram.
Do primeiro Grupo temos o Diácono Sérgio Vendramin e sua esposa Maria José que continuam conosco, sempre se colocando ao dispor da Mãe de Deus e aos casais novos servindo como exemplo de Família Cristã.
Como Deus trouxe ao coração do Pe. Kentenich a decisão correta em 1942, como Nossa Senhora chamou os casais há 45 anos para a Liga de Famílias, Jesus nos chama hoje.
Na Celebração deste domingo dia 21 de Janeiro, Jesus vem ao nosso encontro na realidade concreta que vivemos, com suas alegrias e dificuldades sempre frequentes, e nos chama a segui-lo, como passou pelo Mar da Galileia e chamou pescadores para serem seus discípulos missionários.
Jesus nos chama a conversão e à penitência, com resposta pronta e determinada, sejamos quentes, nem mornos nem frios.
A celebração teve início com a entrada da bandeira da Liga de Famílias que o símbolo visível do Ramo e a Lâmpada da Missão Essa lâmpada representa o “fogo da missão”, isto é, pela nossa vivência batismal na Aliança de Amor, com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, desperta em nossos corações a consciência de missão, que se expressa pela fidelidade a Cristo e à sua Igreja.
A final da celebração todos puderam experimentar o doce sabor desse dia, com um delicioso brigadeiro, entregue a todos que ali estavam presentes.
Viva nossa Liga de Famílias!!!
Por: Marcos Peiró
Dirigente da Liga de Famílias de Araraquara