Jumas: Aliança em Pentecostes

Jumas: Aliança em Pentecostes

No último dia 27/05/2023 aconteceu no Santuário Morada da Alegria Vitoriosa em Araraquara a Aliança de Amor com a Mãe de Deus, da Juventude Masculina de Schoenstatt. Os rapazes iniciaram sua preparação para Aliança em outubro de 2021 e durante   um ano e meio eles realizaram diversas atividades buscando o autoconhecimento e autoeducação, também, trabalhando os temas relacionados ao Movimento de Schoenstatt, neste processo eles puderam conquistar a camiseta da Juventude Masculina, juntamente com a bandeira.

Uma vez preparados e decididos a ter este compromisso com Maria, os rapazes então marcaram a sua Aliança de Amor para o dia de Pentecostes, uma vez que o seu símbolo é o fogo que representa o apostolado e o ardor do Espírito Santo em seus corações. 

O retiro de Aliança se iniciou na sexta-feira dia 26 às 20:00 horas com o jantar. Para celebrar esse momento de passagem foi realizado no momento do jantar o Séder que é a ceia judaica para a Páscoa. Para este momento contamos com o ajuda do senhor Geraldo da Liga de Famílias, também contamos com a presença dos seus netos e da irmã Gislaine.

Após o Séder, os meninos tiveram a vivência da noite onde eles puderam renovar suas promessas do batismo e também receber a unção com óleo de maneira simbólica. Em uma dinâmica puderam escolher e falar sobre um de seus irmãos de grupo ao qual após relatar a sua vivência com este irmão eles puderam, então rebatizá-lo com água em um ato simbólico.

Com a alvorada do dia 27, os rapazes iniciaram seu dia praticando Lectio Divina que consiste em uma leitura da Bíblia, releitura e contemplação da passagem lida, meditação da passagem, sobre como ela pode ser aplicada no seu dia, e uma pequena partilha com seus irmãos de grupo sobre o que mais lhe marcou na passagem.

Em seguida, os rapazes foram para o café da manhã. E após o café eles receberam, então o primeiro tema de formação, minha vida é de Aliança’, onde puderam refletir os diversos momentos em que Deus esteve presente em sua vida como em uma Aliança de Amor.

Após o primeiro tema, os rapazes receberam o testemunho do Edson, coordenador da pastoral do Santuário e do Terço dos Homens Mãe Rainha. Neste testemunho, ele pode compartilhar com os rapazes as diversas graças e milagres alcançados em sua vida, como por exemplo a conquista de sua empresa, sendo assim, os meninos puderam ver como a Mãe realiza prodígios na vida daqueles que selam com ela uma Aliança de Amor.

Para o almoço, os rapazes puderam contar com a presença do padre Rafael Mota, juntamente com o secretário regional do Jumas, Lucas Moraes e os rapazes de Caieiras. Durante o almoço houve um tempo para interação entre os rapazes das outras cidades e de Araraquara, após o almoço foi aberto um momento para a confissão e preparação final para Aliança.

A missa da Aliança aconteceu em frente ao Santuário e teve seu início às 18h30. Para este momento sério e importante de comprometimento com a Mãe de Deus, os rapazes optaram por trajar terno. Cada um dos rapazes entrou carregando uma vela que representava um dom do Espírito Santo.

A Bela celebração presidida pelo padre Rafael Mota contou com a presença de diversos integrantes da família de Schoenstatt e peregrinos que visitam periodicamente o Santuário e participam das missas semanais aos sábados, além é claro da presença dos familiares dos rapazes que selaram sua Aliança com a Mãe de Deus.

Ao final da missa, houve um momento para coroar a Mãe de Deus como Rainha da Juventude e de toda a Família de Schoenstatt de Araraquara. Em um ato onde coroar representa entregar toda a vida nas mãos da Mãe, confiando a Ela nossos anseios e propósitos para que Ela possa governar as nossas vidas e nos levar até o céu junto de seu Filho Jesus. A coroa escolhida foi uma coroa de fogo, pois não havia melhor maneira de representar a atitude com a qual o Jumas coroa a Mãe de Deus no seu dia a dia. Para este momento, os rapazes fizeram um revezamento da tocha onde o primeiro rapaz portando uma tocha a repassou para o seu primeiro companheiro em frente ao portão e este para o seguinte até chegar no último e no final seis rapazes se juntaram a frente e acenderam a coroa da Mãe de Deus.

Após o fim da missa, todos foram convidados a entrar no Santuário para iniciar o rito da Aliança de Amor. Neste momento especial, os rapazes foram apresentados pelo dirigente Augusto Peiró ao assessor, padre Rafael Mota e ao secretário regional do Jumas, Lucas Morais, para que eles então pudessem entrar de fato para o ramo da Juventude Masculina e também para a Família de Schoenstatt. Os rapazes apresentados para selar Aliança de Amor foram Nicolas Rezende, Caíque Rezende, Victor Hugo Manzolli, André Peiró, João Miguel Marcomini e Vinícius Melatto. Os rapazes então, renovaram as promessas do Batismo, leram a sua oração de Aliança e se consagraram a Mãe de Deus. Para finalizar seu compromisso com a MTA, os rapazes assinaram o livro da Aliança e receberam a Cruz da Unidade do Jumas que é o símbolo desta Aliança de Amor entre eles e Maria.

Na sequência, os rapazes se dirigiram a pira de Engling símbolo da Juventude Masculina e ali eles entregaram e queimaram o capital de graças feito durante toda a preparação para a Aliança de Amor. Neste momento, os rapazes também puderam cantar a oração do padre Francisco Reinisch e proclamar em voz alta o ideal da Juventude masculina “Vinculados por Maria, fogo do Cristo Tabor”.

Por fim, os rapazes participaram de uma pequena confraternização junto de seus familiares e da Família de Schoenstatt a qual eles haviam acabado de ingressar em um momento de muita descontração e bênçãos.

Por: Augusto Peiró

Jumas – Araraquara/SP

Clique aqui para ver as fotos