Jesus faz morada nos corações das crianças do Tabor da Alegria Vitoriosa

Jesus faz morada nos corações das crianças do Tabor da Alegria Vitoriosa

Primeira Eucaristia no Tabor

O Santuário Morada da Alegria Vitoriosa em Araraquara realizou no último sábado, 03 de dezembro de 2022, uma celebração solene, especialmente preparada para o primeiro encontro com Jesus na Eucaristia das crianças da catequese.

No total, 12 crianças, que se prepararam ao longo dos últimos 3 anos no Santuário, tiveram o privilégio de concluírem sua caminhada na Escola de Maria, firmando a aliança indissolúvel, recebendo pela primeira vez Jesus na Santa Eucaristia.

Juntamente com as 12 crianças, a catequizanda Ana Júlia Favoretto Oliveira, que fez sua preparação na catequese da Paróquia de São João Batista, também teve seu primeiro encontro com Jesus Eucarístico neste dia no Santuário.

Minha alma Te acolhe com ternura e amor!

A Santa Missa teve início às 18h30 com a presença da comunidade, familiares, padrinhos, amigos, incluindo alguns que vieram de outras cidades para vivenciar este momento sublime. Com muita alegria, os catequizandos, acompanhados por seus pais, são acolhidos individualmente e se posicionam diante do altar.

O comentário inicial expressa gratidão a Deus Pai, a Maria Santíssima, nossa Mãe e o desejo de preparar nosso coração e nossa família para acolher o Senhor que deseja estar conosco. O verbo eterno do Pai fez-se homem, fez-se pequeno e veio habitar entre nós. Por meio do Sacramento do amor, o Sacramento da Eucaristia que Jesus permanece entre nós, o grande mistério de Deus que se fez um de nós, para permanecer no meio de nós.

Os catequizandos cantam e acompanham a procissão de entrada recebendo a equipe litúrgica e o Presidente da Celebração Pe. José Marcelo de Araujo, Capelão do Santuário.

Pe. José Marcelo acolhe a todos, destacando a alegria de partilhar em comunidade e junto aos familiares e amigos deste banquete tão especial.

Dando início a segunda semana do Advento, a vela roxa é acesa e, nos recorda a vigilância na espera do Cristo que vem, vigilância essa que se traduz no Amor a Deus e nosso amor aos irmãos.

Unidos e em gratidão todos rezam: “Vem Jesus ó Rei Divino, ao meu pobre coração, eu te espero com saudade, alegria e gratidão. Se o mundo te rejeita, com dureza e rigor, minha alma te acolhe com ternura e amor!”

Corações Preparados:

Capital de Graças, Confissão e a Consagração a Mãe e Rainha

Neste clima de amor, reflexão e expectativa da chegada, além da alegria deste primeiro encontro com Jesus, todos vivenciam um dos mais significativos momentos litúrgicos da Igreja, a proximidade da celebração do Natal que festeja o nascimento do menino Jesus em Belém, uma espera que culmina na plenitude do encontro de Alguém que vem para dar um sentido pleno às nossas vidas.

Aliás, os corações e a espiritualidade já vinham sendo preparados de modo mais profundo, na reta final dos encontros da catequese, desde o início de novembro. No período de 06 à 26 de novembro, um Capital de Graças foi especialmente elaborado nas intenções: Consagração à Mãe e Rainha e para receberem Jesus na Primeira Eucaristia. Essa vivência permite conhecerem um pouco da espiritualidade de Schoenstatt, bem como a importância do Capital de Graças em abrir o caminho das Graças para as muitas pessoas que visitam o Santuário pedir a intercessão da Mãe e Rainha.

 

A Oração de Consagração foi rezada diariamente pelas crianças até o dia 26 de novembro, dia que experimentaram a misericórdia de Deus no Sacramento da Reconciliação e que foram agraciadas com a Consagração à Mae de Deus, seguindo para o primeiro encontro com Jesus Eucarístico tendo os corações preparados por Aquela que educou e cuidou tão bem e com tanto carinho do Menino-Deus.

Aqui é bom estar em comum união com Jesus!

Ao longo dos 3 anos de preparação na Escola de Maria, a Catequese era responsável pela liturgia do 2º. Domingo de cada mês e as crianças faziam as leituras e participavam de cada momento da celebração. Neste dia da Primeira Eucaristia, os pais dos catequizandos assumem essa responsabilidade.

O Evangelho de Lucas (Lc 1,39-45) revela João, o Batista, pregando no deserto da Judéia e dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”!

Em sua homilia Padre José Marcelo destaca o tempo litúrgico que vivemos, o tempo do Advento que significa espera, esperar confiante. Nós esperamos duas coisas, evidentemente ligadas a Jesus: primeiro, é a vinda de Nosso Senhor, Jesus virá um dia para julgar a todos nós, as nossas ações, aquilo que nós produzimos, nossos frutos. Jesus virá como um justo juiz, é esse Jesus que São João Batista prepara os corações para acolhê-Lo. O nosso fruto precisa ser um fruto de conversão e precisamos converter nossas vidas para Jesus.

Mas o que significa conversão?

Conversão significa mudança, é preciso mudar de vida. Se estamos seguindo a nossa vida segundo aquilo que a gente acha, nós precisamos de conversão, ou seja, virar, converter a nossa vida e caminhar ao encontro de Jesus. O que fazemos aqui hoje? Estamos aqui para receber a Eucaristia. Vamos receber a Comunhão, que significa estar em comum unidade com Aquele que recebemos. É com Jesus que queremos estar em comum união. E como Ele é tão bom, tão grandioso, misericordioso e nos ama tanto, Ele se fez pequenino, do tamanho de uma hóstia consagrada para caber dentro de nós! Ele não quer estar apenas perto de nós, Ele quer estar dentro de nós, para que a gente se transforme na casa de Deus.

Não é bonito dizer eu me tornei a casa de Deus porque Deus veio e quis morar dentro de mim?

Ele não é apenas uma visita que veio num dia de festa, Ele é nosso Deus e quer estar dentro de nós, Ele quer morar dentro de nós! Por isso dentro do nosso coração não pode caber outros habitantes. Quem tem Jesus dentro do coração não pode caber maldade, porque se não, Ele não permanece mais lá. Se alguém comunga mas não busca a conversão, não busca virar a vida para Jesus, essa união não vai fazer efeito, porque ela chama Jesus para morar com ela na frente de todo mundo, mas depois as escondidas, ela expulsa Jesus de dentro de seu coração. Não cabe Jesus, dentro de um coração que faz maldade, uma pessoa que trata mal os outros, que não é honesto com seus irmãos, com seus colegas de escola. Não cabe Jesus numa casa que não é uma casa limpa e enfeitada para Ele.

Padre José Marcelo questiona e esclarece: Como nós limpamos o nosso coração? Através da Confissão. Na Confissão fazemos uma faxina no coração, nós limpamos tudo, deixamos tudo bonito, limpo, cheiroso, perfumado, com cheiro do céu! O meu coração tem cheiro de céu, tem cheiro de anjo, para acolher o meu Senhor, pois é Ele que vai morar, bem juntinho de mim. Todo nós que participamos e vivemos este momento, também podemos comungar o Senhor na missa, mas não expulsá-lo, colocando para fora. É buscar com sinceridade, é buscar com o coração aberto e verdadeiro, entender que Deus quer morar dentro de nós. O que São João Batista fez foi de fato sempre mostrar ao mundo que o coração humano é capaz de Deus, que a sua vida é capaz de Deus e você só será feliz quando Deus preencher a sua vida. Não tem nada no mundo que preencha o coração humano a não ser Deus, não tem nada no mundo que preencha o coração humano a não ser o Senhor.

Padre José Marcelo conclui, você pode ter o universo todo, você pode ser o mais importante e mais rico do que todos os reis ou empresários da Terra, ainda assim vai faltar alguma coisa, se você não deixar Jesus morar dentro do seu coração. Ainda faltará alguma coisa ao ser humano. Pode faltar tudo, amigos, pode faltar irmãos, dinheiro, pode faltar comida, bebida, o teto, mas, se você acreditar que Deus escolheu o seu coração, a sua vida para vir morar, não vai faltar nada. É por isso que os santos e santas de Deus são pessoas felizes porque a felicidade é algo que a gente não encontra neste mundo. Aqui nós encontramos meios, por exemplo, o salão é um meio para que a gente celebre e participe da Santa Missa para encontrar o Senhor, mas a gente não seria mais ou menos felizes se esse salão fosse nosso, ele é nosso porque é a casa da Mãe, mas se a gente pudesse vender ele e colocar o dinheiro no bolso, a gente não seria mais feliz por isso.

Nossa felicidade está em encontrar Deus

A nossa felicidade está em encontrar Deus que aqui se deixa revelar, encontrar Deus que aqui nos braços da Mãe se deixa entregar a todos nós com amor e confiança. É esse Deus que está dentro da vida e dos corações de seus filhos e afilhados, dessas crianças e jovens que nós trazemos em nossos corações e queremos entregar eles o que há de melhor, por isso hoje é um dia de alegria, por isso a gente festeja hoje, suporta algumas adversidades, para deixar Jesus morar dentro daqueles que amamos, tudo vale a pena. Nós somos habitação de Deus!

Qual o rosto de Jesus?

Para finalizar a homilia, Padre José Marcelo convida todos a abaixarem a cabeça e pensarem em Deus, em Jesus, no rosto de Jesus que vem à mente. Pense agora que Ele vai morar no seu coração, pela hóstia que comungamos, Deus habitará em nós, nós somos habitação de Deus! Lembra do rosto do Senhor e agradece Ele agora, com as palavras de seu coração, como se você fosse passando pelo seu coração, como se fosse mesmo uma casa e vai vendo os cômodos desta casa se está tudo limpo, arrumado, organizado. Passa pelo seu coração, será que ali tem alguma mágoa? Será que aí, em algum cantinho do quarto ou na sala do seu coração, tem algum rancor, alguma falta de perdão? Peça aos anjos de Deus que limpem tudo isso, deixem tudo limpo, bonito, tudo com cheiro de céu, deixe seu coração limpo para receber Jesus e diga: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso, fazei dele a Vossa habitação, eu te amo Jesus, me ensina a amar como o Senhor nos ama!

Durante a renovação das Promessas Batismais, os catequistas se dirigem ao Círio Pascal para acender suas velas e, assim, acendem individualmente as velas dos catequizandos, bem como a chama da fé na luz do Cristo Ressuscitado, renovando desta forma, o brilho desta luz recebida no Batismo.

No ofertório são entregues ao altar do Senhor pelas famílias de cada catequizando: os certificados, as atividades realizadas pelos catequizandos sobre a Eucaristia, o Capital de Graças que prepararam, entregando a Mãe de Deus suas contribuições diárias, as lembrancinhas, os cartões, o pão e as uvas, as galhetas e a ambula contendo o vinho e hóstias a serem consagradas.

Para a comunhão os catequizandos se dirigem ao genuflexório para receber o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, encontro que permitiu reviverem a última ceia de Jesus com os apóstolos, experimentando essa comum união com Jesus pela primeira vez, tornando-se assim a casa de Deus, templo de Deus, onde Deus escolheu fazer morada.

Saciados com o pão da vida, acompanham os agradecimentos finais, as homenagens e dirigem-se em romaria ao Santuário para agradecerem a grande Educadora e eternizar o momento, fazendo um registro especial à sombra do Tabor, deste dia que ficará marcado em cada coração.

Por: Edson Mikus

Clique aqui para ver todas as fotos!

Assista a Celebração da Primeira Eucaristia