Neste dia 26 de julho, data que celebramos Sant’Ana e São Joaquim, Avós de Jesus, os Guardiões do Santuário completam 2 anos que iniciaram essa caminhada em nosso Tabor Morada da Alegria Vitoriosa. Por meio desta missão, a qual receberam o chamado em 2020 por ocasião da pandemia, contribuem com o trabalho Pastoral, participando da escala (atualmente aos domingos), demonstrando todo seu amor e carinho, como fiéis instrumentos de nossa Mãe Admirável e acolhendo a todos que se dirigem ao Santuário.
UMA MENSAGEM ESPECIAL E NOSSA GRATIDÃO A CADA GUARDIÃO:
A Alegria Vitoriosa, contemplada na missão e ideal do Santuário de Araraquara, foi concebida a partir dos Queridos guardiões, parabéns a vocês neste dia em que comemoramos o início de sua tarefa e missão junto ao Santuário Tabor da Morada da Alegria Vitoriosa!
Obrigada pelo seu SIM ao chamado de amor da Mãe de Deus!
Assim como a Providência Divina, desde 1319, escolheu São Miguel como guarda da Capelinha, ainda não santuário, mas hoje espalhada nos 5 continentes, você é escolhido para realizar essa missão como guarda do Santuário aqui em Araraquara! Você faz parte dessa história!
Você conhece essa história? A história é linda! Vale a pena conhecê-la!
É o próprio Deus de amor e misericórdia preparando caminho para conquistar as almas para a salvação eterna!
Resumidamente a história começa em 24.10.1143 com a chegada de uma comunidade das Irmãs Agostinianas perto do lugarejo Vallendar. O lugar destinado a essa comunidade foi denominado Schoenstatt (belo lugar).
O primeiro documento que encontramos da existência da Capelinha, provavelmente Capelinha do cemitério das Irmãs Agostinianas, tem a data de 18.09.1319. Capelinha dedicada a São Miguel! (hoje o Santuário Original). No mesmo ano alguém doou 3 terrenos para que fosse celebrada a santa missa todos os dias nesta capelinha.
Em 1633 a capelinha foi destruída. Em 1681 reconstruída. Em 1812 novamente destruída e 1881 reconstruída! Permanecendo sempre a capelinha dedicada a São Miguel!
Em 18.10.1914 essa propriedade pertencia ao Seminário dos Padres Palotinos. Foi quando começou Schoenstatt! O quadro da Mãe de Deus chegou somente em 1915. Mas São Miguel permaneceu como guarda do Santuário!
E a história do Santuário de Araraquara? Nós conhecemos?
Quem sabe numa oportunidade podemos descobrir mais profundamente as riquezas espirituais que a história deste Tabor pode nos oferecer para realizarmos nossa missão a cada domingo à sombra do Santuário.
As graças e bênçãos de nossa Mãe e Rainha alcancem os Guardiões e seus familiares.
Por: Irmã M.Carmem Zenovello, Irmã M.Gislaine Lourenço e Edson Mikus