V Estação – Simão de Cirene ajuda Jesus a carregar a cruz
“…gravas nele tão fortemente tua imagem, que em tudo ele se torna teu reflexo” (RC 270)
As unionistas de nosso Santuário nos mostram Jesus nesta reflexão a caminho do calvário. Ao contemplar face a face o Nosso Senhor Jesus Cristo, esta forte e consolidada via da coluna feminina de Schoenstatt segue os passos de Gertraud Von Bullion em refletir Jesus a tantas pessoas.
O peso da Cruz transformara Cristo num trapo humano. O peso de nossos pecados repousa sobre o lenho da Cruz. Simão de Cirene reconhece a dificuldade de Cristo pelo caminhar na estrada do Gólgota e se põe a ajudar. Simão de Cirene contempla o homem desfigurado, mas sabia que ali estava ao lado do Redentor.
Neste momento de dor, as forças ocultas permeiam a cena da caminhada: Enquanto as trevas colocam seus algozes a Te desfigurar, as luzes enviam anjos para que possam servir-Te mesmo na dor, assemelhando-se por assumir a cruz assim como Tu.
Jesus nos ensina a dizer o “sim” para nossas cruzes. Jesus também nos mostra nestes passos da via dolorosa que nós temos que ter a habilidade de suportar a cruz do nosso próximo. Mesmo sendo este um desconhecido no caminho da vida. Quantos padecem e nós caminhamos lado a lado nas estradas da vida e não enxergamos?
Gertraud Von Bullion reflete este momento com muito carinho: Jesus não fez uso de sua força divina para aceitar a ajuda. Quantas vezes não somos egoístas e autossuficientes e não aceitamos a ajuda de nosso próximo.
Nossos dias são tomados de cruzes. Essas cruzes geralmente são vistas como pouca sorte ou em sofrimento direto, grandes desgraças. Mas Jesus coloca palavras difíceis e diretas para cada um de nós através de “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24) Ou mesmo pela expressão “porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. (Mt 16, 25) Por mais difíceis e pesadas que sejam essas palavras, Jesus torna a Cruz como dádiva e escolha para vencer Nele.
Querido Jesus! Fortaleça e enobreça os ombros e o suor da União Feminina de Schoenstatt na caminhada da vida e nos esforços por conduzir mais corações pela via que leva ao coração de nossa querida Mãe e Rainha de Schoenstatt e que através das ações deste robusto pilar que fortalece as bases de nosso Santuário possam seguir firmes os passos de Gertraud e servir Schoenstatt e nossa Santa Igreja.
Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt
Assista abaixo a conquista da V Estação.