Festa de São João Batista: O Arrebol que Anuncia Cristo!

Festa de São João Batista: O Arrebol que Anuncia Cristo!

Com toda Igreja celebramos hoje o nascimento de São João Batista precursor de Cristo!

Em 24 de junho de 1929, nosso Fundador, Pe. José Kentenich nos faz refletir sobre a vocação e missão de São João Batista e traça um paralelo no sentido a nossa própria vocação e missão pessoal. Ele diz o seguinte:

“[…] conhecem a história do nascimento e a história da vocação de São João. Escutem o que o anjo disse a Zacarias: Não temas, Zacarias, tua oração foi atendida: Isabel, tua mulher, terá um filho, o qual chamaras de João. Ele será a tua delícia e muitos se alegrarão com o seu nascimento.

Agora, devemos aplicar tudo isso a nós, ao pé da letra. Aliás, é de grande importância que nós, homens tão modernos, sempre nos deixemos retirar do pensamento e da consciência das coisas comuns. Não podemos, tão facilmente, sentir-nos como número, como simples elo de corrente, mas precisamos ter a forte consciência da particularidade de nossa vida, da singularidade de nossa vocação e de nossa tarefa pessoal. Eu, pessoalmente, tenho uma tarefa que ninguém mais tem, fora de mim. E Deus que faz esta tarefa ser única e somente nesta medida, desta maneira. Então, cresce a consciência de dignidade, a consciência de responsabilidade e de profundo abrigo. Ele será grande perante o Senhor. Não tomará vinho nem bebida alcoólica e será clado do Espírito Santo, já no seio materno. Converterá muitos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus e caminhará em sua frente, na força e no espírito de Elias, para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os incrédulos à prudência dos justos para assim preparar ao Senhor um povo perfeito.

Como isso está tão claro aqui, quase seria desnecessário fazer a aplicação em nós. Divindade de minha vocação pessoal na raiz, no desenvolvimento, no crescimento da vocação! Lembrem-se de que, quando Deus cria um homem, dá-lhe também um desígnio especial para a glória no céu. E quem for chamado para a glória no céu, aqui na terra também é chamado para uma determinada graça. Assim, poderíamos dizer de cada um, também, de mim: Dar-lhe-ás o nome de João! Traduzido, João quer dizer “Graça de Deus”. Também eu posso ser chamado Graça de Deus, porque, desde a eternidade, Deus me contemplou como filho (a) agraciado de Deus.

[…] Desde a eternidade, Deus previu para cada homem, um caminho determinado, que ele deve trilhar e andar para chegar a esse determinado grau da graça e da glória. É a parte, a função, a tarefa que cada um deve exercer durante a sua vida, no Corpo Místico de Cristo. É o que, em geral, chamamos de vocação […] Toda a minha vida deve representar a vida de Jesus. Devo ser profeta, dar testemunho de Deus, de Cristo, através de minha palavra, meu exemplo, minhas ações […]

João foi precursor da primeira vinda de Jesus, eu sou precursor de sua segunda vinda. Onde eu estiver, deve ser feito lugar para Cristo. Sou precursor, não busco a mim mesmo. Tudo quanto faço, serve apenas para revelar Cristo ao mundo, aos homens. Como o arrebol, de manhã, aparece antes de nascer o sol, assim eu quero ser arrebol. Depois virá o Sol, Cristo […] como João, em todo o nosso ser e agir não sejamos senão profeta, um anunciador de Cristo, por meio de nossa palavra e de nossa vida.”

A exemplo de São João Batista sejamos testemunhas de Cristo, por meio de nosso ser, por nossas palavras e ações.

Viva São João Batista!!!

Por. Ir Gislaine Lourenço