IX Estação – Jesus cai pela terceira vez
“Amargos sofrimentos, de novo, te oprimem tão duramente que cais pela terceira vez;” (RC 293)
Jesus mais uma vez cai. A terceira. E nossa Juventude Apostólica de Schoenstatt masculina e feminina refletiram este momento. O madeiro fica insuportável a cada passo na caminhada do Calvário. Humanamente impossível suportar tanto peso e tanta dor. Mesmo no limiar de suas forças, Jesus continua a renunciar a Sua divindade para sofrer a dor humana.
Mais uma queda, mais uma vez vai ao chão e de novo se esvai a força física. A marcha já não responde aos estímulos. Amargos sofrimentos que te oprimem. Destrói Tuas fontes de energia e reprimem fortemente Teu Santo corpo. Jesus não desiste do Teu povo. É por isso que Ele está ali, na caminhada rumo ao Gólgota, a pele e osso, desfalecido a caminhar.
Jesus não desiste de Sua aliança com Deus e com o Teu povo. Quer lavar a multidão com a misericórdia de Deus e sabe que aquele é o único e doloroso caminho para que possa redimir nossos pecados.
Quantos dias passamos em nossas vidas que não vemos uma solução: doenças, tragédias, furto da dignidade e de nossos bens conquistados com o suor de nossos trabalhos, perdas de entes queridos e de tristes momentos de solidão e angústia. Somos acometidos pela dor, o cansaço, o stress, depressão e angústia. Não vemos a “luz ao final do túnel”. Nosso primeiro ato é covarde – e desistimos – mas Jesus, flagelado e desfigurado, com o peso da cruz vem nos dizer: “Eu faço isso por você!”
Em momentos de tribulações, temos que seguir o exemplo de Cristo. Assumir nossas cruzes para que possamos transmitir os valores e ensinamentos deixados por Jesus Cristo, Nosso Redentor. Com isso, levamos o sinal de Cristo conosco para que possamos refletir o Cristo Ressuscitado para os nossos demais.
Que a nossa Juventude Apostólica de Schoenstatt saiba que não devem desistir jamais e que levar Cristo aos demais é uma missão honrosa e gloriosa. Que possam ser agraciados pela força de conduzir a cruz com alegria e com o sabor de cumprir a missão e guardar a fé os valores cristãos!
Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt
Assista abaixo a conquista da lX Estação.