No fim de semana de 06 e 07 de abril de 2019, nove jovens reuniram-se na cidade de Taquaritinga para acolher a nova assessora local, Ir. Eliza Maria, e sua acompanhante de viagem, a Maiara da Jufem de Mairiporã. O encontro teve início às 14h do sábado com um momento de oração, e logo após foi realizado uma breve apresentação de cada menina presente.
O primeiro momento do encontro foi voltado para a reflexão: o que é o ser JUFEM? O que me remete participar da Juventude Feminina de Schoenstatt? O que isso impacta na minha vida diária? Qual o caminho que percorri nesse ramo? Quais os reflexos da atuação da Mãe Educadora desde o momento em que tudo começou na minha vida?
Um ideal a ser vivido
A resposta dada por cada jovem, reforçou que um ideal dever ser vivido, pois se ele não é vivido, torna-se uma utopia e viver uma utopia vai contra toda a pedagogia do Pai Fundador. Em 1912 no ato do documento de pré-fundação, Pe. José Kentenich diz aos jovens seminaristas: “Sob a proteção de Maria queremos aprender a educar-nos a nós próprios para sermos personalidades firmes, livres e sacerdotais”, isso mostra o quão fundamental é se deixar moldar pelas mãos de Maria e crescer dia-a-dia na liberdade interior.
Após o lanche da tarde, todas se dirigiram para a Comunidade Nossa Senhora das Graças, que faz parte da Paróquia de São Sebastião, onde participaram da missa e logo após, o Pe. Sidney Gouveia abençoou as camisetas e agradeceu ao Movimento Apostólico de Schoenstatt pela atuação na diocese de Jaboticabal. Ao término da Missa, todas puderam participar de um momento de adoração na Capela do Santíssimo, refletindo sobre os ideais da mulher para o novo tempo e a importância de ser uma pequena Maria.
Ainda durante a noite, realizou-se uma pequena discussão sobre o Sínodo da Juventude realizado em 2018 e a importância de termos contato com a Exortação Apostólica Pós-Sinodal, onde o Papa Francisco que impulsionar dentro de cada coração a mensagem de que “Cristo Vive” e por assim ser, deve-se Leva-lo onde estiverem, como Schoenstattianas assumindo a missão de ser “Tabor para o Mundo”.
Por fim as sete jovens de Taquaritinga do grupo “Naturae laetitiae et caritatis Mariae” – (Essência da alegria e do amor de Maria), junto com a Amanda Santolino de Araraquara, decidiram o Capital de Graças que irão uni-las em oração até o dia da Aliança de Amor que irão selar neste ano.
De maneira especial a Jufem agradece o casal da União de Famílias, Oracy Schuindt Jr e Sílvia Panosso Schuindt, que acolheram todas as meninas e a assessora em sua casa, onde o Santuário Lar da Mãe Acolhedora, iluminou todas as atividades realizadas e pode-se sentir a presença da Mãe Três Vezes Admirável e do Pai Fundador Pe. José Kentenich.
Por Bárbara Loures – Dirigente JUFEM/Araraquara
Add Comment