Encontro com Jesus na escola de Maria!

Encontro com Jesus na escola de Maria!
1ª. Eucaristia no Tabor Morada da Alegria Vitoriosa

O Santuário Morada da Alegria Vitoriosa em Araraquara realizou no último sábado, 18 de dezembro de 2021, uma celebração solene, especialmente preparada para o primeiro encontro com Jesus na Eucaristia das crianças da catequese.

No total, 37 crianças divididas em duas turmas, que se prepararam ao longo dos últimos 3 anos na Escola de Maria, tiveram o privilégio deste 1º encontro acontecer no dia da renovação da Aliança de Amor.

Juntamente com as 37 crianças, uma adulta de 21 anos, Júlia Dezotti, que fez sua preparação no Santuário para Primeira Eucaristia e o Crisma este ano, também teve seu 1º. encontro com Jesus Eucarístico neste dia.

Vem Jesus ó Rei Divino ao meu pobre coração…

A Santa Missa teve início às 18:00 horas com a chamada individual dos catequizandos que entraram com seus pais, sendo acompanhada pela comunidade presente, amigos e familiares.

Posicionadas diante do altar, as crianças cantam e acompanham a procissão de entrada recebendo a equipe litúrgica e o Presidente da Celebração Pe. José Marcelo Araújo, Capelão do Santuário.

Pe. José Marcelo acolhe os catequizandos e a todos, destacando a alegria de partilhar em comunidade deste banquete.

Dando início a última semana do Advento, a 4ª. vela é acesa, suplicando um tempo de muita paz, concórdia e perdão nos corações dos homens. Em oração, destaca que a cor branca nos recorda a pureza, além da luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu Filho, o príncipe da paz, pedindo ao Menino Jesus que nos conceda a graça de sermos puros de coração, como o coração d’Ele e sua Mãe Maria e também sejamos portadores da paz. Imersos em gratidão todos rezam: “Vem Jesus ó Rei Divino, ao meu pobre coração, eu te espero com saudade, alegria e gratidão. Se o mundo te rejeita, com dureza e rigor, minha alma te acolhe com ternura e amor!”

E é neste clima de reflexão e expectativa da chegada, que os catequizandos, além da alegria deste 1º. encontro com Jesus, vivenciam um dos mais significativos momentos litúrgicos da Igreja, a proximidade da celebração do Natal que festeja o nascimento do menino Jesus em Belém, uma espera que culmina na plenitude do encontro de Alguém que vem para dar um sentido pleno às nossas vidas.

Crianças recebem o pão da vida: É bom estarmos aqui!

Ao longo de toda a jornada de preparação, nas celebrações do 2º. Domingo do mês, a Catequese, como responsável pela liturgia da Santa Missa, tinham as crianças designadas para as leituras, no entanto, neste dia especial, são os pais dos catequizandos que assumem a responsabilidade.

O Evangelho de Lucas relata a partida apressada de Maria a uma cidade da Judéia, onde Ela entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel, e esta, repleta do Espírito Santo, grita: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?”. Isabel tem o mesmo sentimento dos apóstolos: “É bom estarmos aqui!”. Ela e João, bem como seu marido Zacarias, são beneficiados com a visita de Maria que traz Jesus, também os catequizandos e, cada um de nós, diante da oportunidade do sublime encontro com Jesus.

Em sua homilia Pe. José Marcelo destaca a bonita liturgia que marca o início da última semana do tempo do Advento que nos remete, ao acendermos a vela branca, a um tempo de festa, tempo de alegria, tempo de exultar porque chegará para nós o Salvador, incluindo toda nossa preparação, da nossa casa, a casa do nosso coração, a casa da nossa vida, do nosso modo de ser e de agir, neste tempo de espera confiantes na vinda do Senhor. Recorda ainda as velas acesas na três semanas anteriores e seus respectivos propósitos para nossa preparação, verde (esperança): se deixar consumir mais, esperar e transformar a nossa vida naquilo que o Senhor espera de nós; roxa (preparação) em meio as alegrias, as luzes, ao comércio deste tempo, muitas vezes de muito consumismo, é momento de voltarmos o olhar para dentro de nós, preparar o nosso coração, aquilo que é necessário arrancar, limpar, para que dentro de nós caiba o nosso Salvador, assim como João Batista, preparar o caminho do Senhor; rosa (alegria): alegria da proximidade do Natal, como alguém que estamos esperando chegar de viagem e está próximo, ficamos muito felizes em acolher quem temos saudade, exatamente assim, ficamos felizes e, assim, temos que ter saudades de Jesus aliás, o verdadeiro cristão tem saudades de Jesus e aguarda fielmente sua vinda no Natal e sua vinda gloriosa.

Padre José Marcelo conclui sua reflexão com a festa deste dia, festa na terra, festa no coração de Deus, festa no coração de nossas crianças, festa no coração da igreja pois, muitas coisas bonitas e esperançosas aconteceram, em especial a comunhão de nossas crianças e jovens que recebem Jesus pela primeira vez através da Eucaristia, Ele mesmo que se revela a todos nós por meio da Hóstia Santa e quer estar dentro de nós como alimento, remédio e sustento. Festa também em nossa Diocese de São Carlos por hoje recebermos nosso 8º. Bispo, Dom Luis Carlos Luiz Dias, empossado em celebração solene na catedral em São Carlos, neste dia da renovação da Aliança de Amor.

Durante a renovação das Promessas Batismais, os catequistas de cada turma se dirigem ao Círio Pascal para acender suas velas e, assim, acendem individualmente as velas dos catequizandos, bem como a chama da fé na luz do Cristo Ressuscitado, renovando desta forma, o brilho desta luz recebida no Batismo.

No ofertório são entregues pelas crianças ao altar do Senhor os certificados, o Capital de Graças (que as crianças prepararam, entregando a Mãe de Deus suas contribuições diárias, do período de 27/11/2021, dia em que foram Consagradas à Mãe e Rainha, até o dia anterior a 1ª. Eucaristia, 17/12/2021), além do Pão e do Vinho para serem consagrados.

Para a comunhão os catequizandos se dirigem ao genuflexório para receber o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, encontro que permitiu reviverem a última ceia de Jesus com os apóstolos pela 1ª. vez.

Saciados com o pão da vida, acompanham os agradecimentos finais, as homenagens e dirigem-se em romaria ao Santuário para um registro especial à sombra do Tabor, deste dia que ficará marcado eternamente em cada coraçãozinho.

Por: Edson Mikus
Catequista – Santuário Morada da Alegria Vitoriosa

Clique aqui para ver as fotos!

Clique abaixo e assista a celebração da Primeira Eucaristia.