Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Solenemente iniciamos a Semana Santa rumo à Páscoa do Senhor no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa. Contemplando a entrada vitoriosa de Jesus em Jerusalém, o povo decide novamente por Ele, inserindo-se em Sua entrega obediente aos planos do Pai. No altar do Calvário, Ele nos amou e se entregou por nós, cumprindo fielmente a vontade do Pai, para a redenção da humanidade. Meditando nos sofrimentos de Cristo, o povo abraça a vida nova que brota do mistério da cruz e da ressurreição.

Dada a situação da pandemia e todas as restrições que tentaram afastar nossos corações do coração de Jesus e da Mãe de Deus, durante estes dois anos não pudemos celebrar o momento da Semana Maior de forma presencial. Contudo, neste último final de semana (10 de Abril) a família de Schoenstatt e os paroquianos da Matriz de São João Batista puderam contemplar juntos o “brilho do Tabor” e se reuniram no Santuário pela manhã para iniciar a bênção dos ramos e em procissão declarar que Jesus é o Nosso Senhor, glorioso e vitorioso, misericordioso e compassivo.

Ao dar o início em frente ao Santuário, Pe. José Marcelo Araujo, nosso capelão, saudou a todos do Santuário e da paróquia mostrando a força e a beleza dessa união fraterna e que juntos entramos na Semana Maior. O diácono Norberto Bovo aspergiu a água benta entre todos os presentes, benzendo os ramos para que, logo após, em procissão, pudessem dignamente louvar o Senhor.

Irmã Carmem, com sutil e amável carinho, conduziu em procissão a reflexão daquele momento: partindo da frente do Santuário, a assembleia rezou e pediu fervorosos pelo fim de tantos males e dificuldades que assolam nossa sociedade e a família. A procissão entre aqueles que caminharam pelos bairros do Santuário e da Matriz de São João Batista e os carros que partiram após a multidão entoavam hinos e as orações, louvando e agradecendo a Deus por aquele momento.

Acolhidos na Matriz de São João Batista

Ao chegarmos na Matriz de São João Batista, todos foram muito bem acolhidos e recebidos por lá! A música, a equipe litúrgica e nosso Capelão receberam a todos com muita prontidão e carinho, louvando e agradecendo a Deus por termos nossa Matriz e sua praça tomada pela multidão.

Como de costume, as leituras nos remeteram à condenação e morte de cruz. Pe. José Marcelo remeteu aos nossos pecados a qual ao mesmo tempo que louvamos a Deus O crucificamos através dos nossos pecados.

Ao final da Santa Missa, o Pe. José Marcelo agradeceu a presença de todos e relembrou a toda assembleia da programação da Semana Santa. Também comentou da presença de Pe. Antônio para as celebrações no Santuário.

Agradecemos a todos da Matriz de São João Batista, a toda a família de Schoenstatt e demais fiéis que participaram e tornaram possível presencialmente as celebrações da Semana Maior.

Clique aqui para ver as fotos!

Por: Fernando Castilho Valderrama