Conhece-te a ti mesmo

Conhece-te a ti mesmo

HOJE É TEMPO: CONHECE-TE A TI MESMO

A Liga de Famílias de Araraquara e a Liga de Famílias da Diocese de Jaboticabal iniciaram o caminho para descoberta de seu mundo interior. O caminho para o conhecimento e compreensão da linguagem do coração.
CONHECE-TE A TI MESMO

Nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, já disse em 27 de outubro de 1912, aos jovens:
“[…] Andar, aprende-se andando; amar, amando, Da mesma forma, devemos aprender a educar-nos através de constantes exercícios de autoeducação […]”
“[…] Queremos aprender a educar a nós mesmos. É atividade nobre e régia. Atualmente a autoeducação ocupa o centro dos interesses nos círculos mais cultos. Ela é imperativo da religião, imperativo da juventude, imperativo do tempo. Não entrarei em pormenores a respeito destes pensamentos; tocarei apenas de leve no último.” Ele continua:
A AUTOEDUCAÇÃO É IMPERATIVO DO TEMPO

“Não é necessário conhecimento extraordinário do mundo e dos homens, para ver que nosso tempo, com todo o seu progresso e suas múltiplas descobertas, não consegue livrar o homem do vazio interior.
Toda a atenção e evidência têm por objetivo exclusivamente o macrocosmos, o grande mundo — o mundo fora de nós. Realmente, não cessaremos de admirar o gênio humano que dominou as poderosas energias da natureza e as colocou a seu serviço. Ele vence todas as distâncias, sonda as profundezas do mar, perfura as cadeias de montanhas e voa pelas alturas do espaço sideral. A tendência de pesquisar e conquistar impulsiona sempre mais para frente. Descobrimos o Polo Norte, penetramos os continentes desconhecidos, iluminamos nosso esqueleto com novos raios; o telescópio e o microscópio desvendam diariamente novos mundos.

Porém, apesar de tudo, há um mundo sempre antigo e sempre novo — o microcosmo — o nosso próprio pequeno mundo interior que permanece ignorado e desconhecido. Não há métodos, ou ao menos, novos métodos que possam iluminar a alma imortal. “Todas as regiões espirituais são cultivadas; todas as faculdades, fortalecidas. Somente o que há de mais profundo e íntimo, o mais essencial na alma humana, muitas vezes é terreno inculto”. Tais são as queixas apresentadas pelos jornais. Por isso nossa época é assustadoramente pobre e vazia no campo dos valores internos.”
“[…] Não há alternativa! Ou avançamos ou retrocedemos […] Por isso, avante! Avancemos nas pesquisas e conquistas de nosso mundo interior, através da autoeducação consciente. Quanto mais progresso exterior, tanto mais aprofundamento interno […]”

“No futuro não nos deixaremos suplantar por nossos conhecimentos, mas nós os dominaremos. Não haverá de acontecer que dominemos diversas línguas estrangeiras […] e permaneçamos grandes ignorantes no conhecimento e compreensão da linguagem do coração. A medida que penetramos com visão profunda nas forças que atuam na natureza, temos igualmente de alcançar maior compreensão para enfrentar as energias elementares e os poderes demoníacos do nosso interior.”
“O grau de nosso progresso nas ciências tem de ser acompanhado de igual aprofundamento interior e crescimento espiritual. Do contrário, cavar-se-á em nossa alma imenso vazio, tremendo abismo que nos tornará imensamente infelizes. Por isso, autoeducação!” (trechos do Pré-Documento de Fundação, p. 15 a 19)

O PRIMEIRO PASSO…

O primeiro passo autoconhecimento, é perceber que tipo de pessoa eu sou, meus defeitos e minhas virtudes, minhas características principais, a minha personalidade como um todo. O “Estudo dos Temperamentos”. Sozinhos? Não!!! Sob a proteção de Maria queremos aprender a educar-nos para sermos personalidades firmes, livres e sacerdotais!

Por: Ir. Gislaine Lourenço

Clique aqui para ver as fotos