Centenário da Aliança

Centenário da Aliança de Amor na Morada da Alegria Vitoriosa

 

Muitas graças jubilares emanaram do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa no último dia 18 de outubro. Além do abrigo espiritual, da transformação interior e do ardor apostólico, nossa MTA proporcionou através da Divina Providência outras tantas graças.

 

No primeiro dia do tríduo, o Encontro com o Pai e Fundador proporcionou a cada um da família de Schoenstatt identificar aquilo que o Pe. José Kentenich espera de cada um de nós. Não acabou o Ano Jubilar, mas começou um novo centenário! E as mensagens do Pai e Fundador vêm ao encontro deste novo século. O Pai e Fundador espera mais de nós. Nossa missão não termina no dia 18 de Outubro, mas recomeça com uma responsabilidade e espiritualidade maior: Dispor à nova geração um presente herdado com muita dignidade e na certeza de formar homens novos para a nova sociedade.

 

Com júbilos e louvores, o segundo dia do Tríduo foi agraciado com uma bela Cantata Mariana, onde, junto à comunidade e o com o mais novo aliado, o Pe. Samir e a Paróquia Sagrada Família, veneramos e cantamos Àquela que é a Estrela da Nova Evangelização e que, em Seus braços maternais, nos traz Seu Filho e exorta Seu poder e glória.

 

Porém, não se poderia encerrar este tríduo sem a benção de Jesus Eucarístico; Sem Ele, nada seria possível. Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo que se entregou na Cruz por amor a cada um de nós. E que na Santa Ceia pediu que o fizéssemos para celebrar sua Santíssima Memória. E no terceiro dia do tríduo tudo foi preparado para que Jesus Eucarístico estivesse presente e exposto em nosso meio, inflamando nossos corações com o ardor da missão e da contemplação. E nossos ramos se distribuíram pela noite até a Alvorada, momento este que unimo-nos como família para iniciar a celebração da Grande Festa.

 

A Grande Festa de comemoração aos 100 anos da Aliança de Amor contou com a participação de mais de 4.000 peregrinos vindos das dioceses de Barretos, Jaboticabal, Franca, Ribeirão Preto e a nossa diocese de São Carlos; um dia marcado de muitas emoções, transformações, renovações e conquistas!

 

As emoções por conta de nossa MTA que, a exemplo do Santuário Original, veio ao encontro de nós, seus filhos muito amados entregue no madeiro da cruz que saiu pela primeira vez do Santuário, com corredor de lírios, conduzida pelo JUMAS (Juventude Masculina). Ela sai de seu trono e vai até a tenda onde se encontravam os peregrinos. Os quatro jovens conduziam a MTA por entre o corredor enquanto o povo, sedentos do amor da MTA, buscavam alcançá-la com suas mãos. Diante da MTA, os peregrinos agradeciam e ofertavam o seus capitais de graças. Quantas emoções poderem estar tão próximos àquela que brilha no alto do Brasil Tabor. Depois todos acompanharam a reintronização da MTA no Santuário retornando ao seu trono de graças pelas meninas da JUFEM (Juventude Feminina). Momento nunca antes vivido! Tão próximo a MTA! Totus Tuus Mariae!

 

A MTA dá lugar ao Seu Filho muito amado: transformações concedidas pela Adoração e Benção do Santíssimo – um encontro memorável e renovador, fortalecendo nossas almas com a Sua presença através da Eucaristia que foi conduzido do Santuário até a tenda por entre o povo e homens segurando tochas por nosso Capelão Pe. Allan. Maria nos mostra o caminho através de Seu Filho Jesus. E Ele, a exemplo de sua Mãe, Ela que é a Grande Educadora, passa por entre o povo, deixando ser tocado, admirado, sentido por entre os peregrinos. Os corações irradiavam felicidade, amor e paz.

 

E em Ano jubilar, nada mais Schoenstatteano que renovar nossa aliança de amor! Assim como fizemos há anos atrás quando selamos a primeira vez – recordar nossos momentos na troca de corações. Renovar nossos compromissos com a MTA: provar o nosso amor por ela, sermos magnânimos, buscar a santidade diária, cumprir nossos deveres de forma exímia, ter uma zelosa vida de oração e nossa contribuição para o capital de graças. Tudo isso nós assumimos no passado para que, no presente e no futuro, Ela se estabeleça entre nós, distribua abundantes dons e graças a todos, para que Ela possa atrair os corações juvenis, educar-nos e transformar-nos em instrumentos aptos, abandonados em Suas mãos maternais.

 

Se Maria é a Estrela da Nova Evangelização, porque não fazermos desta estrela um marco do centenário? E esta conquista marcou cada imagem peregrina; A Estrela do Centenário, a exemplo de João Pozzobon, presenteamos cada imagem que levará para sempre aquele momento em nossas vidas para que possamos recordar sempre o momento em que o Céu tocou a terra e a MTA se estabeleceu no Santuário, agradecer por nossa Aliança com a Mater Ter Admirabilis, ter a esperança que através de nossa visita ao Santuário e a visita da Mãe Peregrina em nossas casas possamos atingir abundantes graças e, conforme o Papa Francisco disse em sua homilia em Aparecida, “(…) deixar-nos alegrar em Deus (…)” pois Ele nos convida a enxergarmos em Maria nossa guia nesta caminhada.

 

Ao final tivemos a Santa Missa com o nosso Bispo Paulo Sérgio Machado que compartilhou com todos os presentes à importância da nossa missão de levar Jesus e como Maria intervém para que possamos fazer da melhor forma. Ela é a Grande Missionária, Ela realizará milagres e milagres em abundância!

 

Anos Jubilares são anos de renovação de nossa Aliança de Amor com a MTA.

Clique aqui para ver as fotos do Centenário da Aliança

 

Fernando Castilho Valderrama

Santuário de Schoenstatt – Araraquara

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *