Avós, sinônimo de amor, aconchego, sorriso, ternura

Avós, sinônimo de amor, aconchego, sorriso, ternura

Avós é amor, aconchego, sorriso, ternura, cuidado, oração…

Em nossas memórias afetivas guardamos um lugar todo especial, aquelas pessoas que tornaram nossa infância mais gostosa, com cheirinho de carinho e amor. Quem não se recorda da torta ou do bolo de sua avó? Ou um conselho de seu avô? A alegria que preenchia o coração de expectativas, surpresas, travessuras ao saber que iria visitar seus avós? Ou na maneira simples que nos ensinaram o amor a Deus, a devoção a Maria e as primeiras orações? Acredito que dentro de cada coração guardamos algo especial de nossos avós.

A Igreja com alegria escolheu o dia 26 de julho para celebrar o dia dos avós, que tem sua origem na Bíblia. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, Mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.

Em Schoenstatt, nosso Fundador, Pe. José Kentenich nos ensina esta tradição, quando no dia 26 de julho de 1945, disse:

“O que lhes posso dizer de Santa Ana, a avó de Jesus? Primeiro, o fato histórico, que nada sabemos mais de perto, a não ser que ela foi a mãe da querida Mãe de Deus. Isto, talvez, basta para nosso sentir pessoal caloroso, para nosso pensar sobrenatural.

Pergunto então: Por que o bom Deus quis que ficássemos tateando no escuro a respeito de seus pais? Creio que encontraremos a resposta, se fizermos a pergunta: De onde provém que também sabemos relativamente pouco sobre a Mãe de Deus […] O que é válido da querida Mãe de Deus, vale também de seus pais, de modo saliente… Seus pais lhe deram a vida e, por isso, também exercem um papel de qualquer forma, na obra da salvação. A Sagrada Escritura, porém, nada nos revela a seu respeito. A pessoa de Jesus está em primeiro plano.

O que a História deixou de fazer foi completado pela lenda […] conta que, bem cedo, Joaquim e Ana dividiram as suas posses em três partes. Um ato assim importante, para um casal é característico de seu tipo de piedade. A lenda nos conta que a terça parte de seus haveres eles empregaram para o serviço no templo, o outro terço para os pobres e o restante para sua própria economia. O que está expresso aí? [..] Na distribuição da herança, percebemos a representação do amor a Deus e ao próximo….

Como nós, pessoalmente, realizamos de modo bem concreto em nossa vida o amor a Deus e ao próximo?

[…] Hoje a Mãe Deus também tem alegria, pois é a festa de seus pais. Naturalmente, Joaquim e Ana não estão no céu com o corpo transfigurado, mas eles, tem alegria no céu. Os avós também conheceram seu neto e agora sabem como ele é. Talvez, também tenham certa influência em Jesus […]”

Celebrar o dom da vida de nossos avós é celebrar o amor, a sabedoria, a ternura de Deus, é afirmar que avós são mãe e pai duas vezes, mas também é amor redobrado em nossa vida!

Hoje seu Vô/Vó, merece um abraço, um sorriso, um carinho, um cuidado, uma oração, por tudo o que eles representam ou representaram em sua família e em sua vida como neto/neta!

Em nosso Santuário desejamos muitas graças e bênçãos a todos os avós e rezamos por aqueles que já partiram para que sejam recompensados no céu. Feliz Dias dos Avós!

Por: Ir. Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa