“Atrairei a mim os corações juvenis”

“Atrairei a mim os corações juvenis”

O mês mariano de maio, inicia-se com um grande presente para a Mãe de Deus e seu filho Jesus, pois no dia 1º de maio de 2021, a turma de jovens e adultos de nosso Santuário receberam o sacramento da Crisma. Essa data se torna ainda mais especial por ser o dia de São José Operário e a comemoração de 3 anos de Ordenação Episcopal de Dom Eduardo Malaspina, nosso administrador diocesano de São Carlos.

Contexto da preparação

A turma de crismados foi composta por 10 membros, sendo eles: Ana Carolina Pezza Ferro, André Peiró, Arthur Ido Rodrigues David, Giovani Mateus Araújo Marcomini, Julia de Jesus Delpasso, Juliana Constancio Bolini, Nicolle Chiu de Lima Prosdocimi, Rafael Peres Vila Verde Farias, Sofia Azanha e Sofia Bombarda de Andrade. Sendo, Ana Lúcia Azanha e Marco Antonio Valente, os responsáveis pela formação de 9 jovens; enquanto Fernando Castilho Valderrama realizou o preparo de Juliana Bolini (integrante da Liga de Famílias).

Foto representada por alguns crismandos

Essa é a terceira turma de crismandos do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, no entanto, ela marca o início de uma caminhada em unidade com a Paróquia São João Batista, já que as turmas anteriores receberam o sacramento em outras paróquias em 2017 e 2018. A partir do ano de 2019, com a posse do novo capelão, Pe. José Marcelo Araújo, a assessora local da época, Ir. M. Agnes Marqueto, buscou incessantemente aprofundar os vínculos com a paróquia e reestruturar algumas atividades, dentre as quais esteve a Crisma. Sendo assim, em 28 de fevereiro de 2020, inicia-se a formação de uma nova turma.

Essa turma é legitimamente uma vitória, pois enfrentaram logo no início de sua caminhada o isolamento físico imposto pela pandemia do COVID-19, mas isso não fez com que distanciassem a sua sede de Cristo, uma vez que realizaram semanalmente os encontros online, aproximadamente 40 reuniões até o fim de março de 2021.

O grande dia

O grande dia chegou e foi marcado por grandes emoções, como a falta de energia próximo do início da Santa Missa e um leve atraso de Dom Eduardo Malaspina, mas, sabemos que quando há lutas e dificuldades, é sinal que grandes graças se aproximam! Sendo assim, nossos jovens venceram todos os desafios e confirmaram a profissão de sua fé na Igreja Católica.

Dom Eduardo Malaspina recebe aos crismandos, durante a homília, afirmando que por este Sacramento eles se tornam “adultos na fé”, e que, ainda que na sua maioria são jovenzinhos, não precisarão mais ser “acordados” por seus pais para ir à missa e participar da vida da comunidade, pois esta opção radical que estão fazendo por Jesus Cristo, dará a força necessária, tornando-os robustos na fé e animados na esperança e na caridade.

Na sua reflexão do Evangelho, Dom Eduardo destaca três palavras significativas: permanecer (para dar frutos), pedindo aos crismandos que permaneçam firmes na misericórdia, no serviço, na Eucaristia, na Leitura da Palavra, pois fora de Cristo, fora da comunhão, que fruto nós daríamos? A segunda palavra que se destaca no Evangelho é a poda, a parte essencial de todo o processo de crescimento – significa morrer ao que não somos, morrer para tantas situações de egoísmo. E a terceira palavra é a seiva, pois quem está conectado à videira recebe a seiva – a seiva para nós é o Espírito Santo de Deus. Somos convidados a deixar que nossa vida interior se expanda, pois quem não tem vida interior é escravo de seus arredores. Devemos então, permanecer sempre enxertados em Cristo Jesus e na vida comunitária, suportar as podas que são tantas, mas sabemos que nos ajudam a produzir mais frutos e são podas de purificação; e alimentar a seiva, que é a vida divina pela Palavra e pela Eucaristia.

Encerramento

            No dia seguinte, dia 02/05, os crismados e catequistas, se reuniram a sombra do Santuário para encerrar oficialmente a formação. A Ir. M. Gislaine ouviu cada jovem e adulto relatar sobre a experiência do dia anterior e motivou-os a entregar, na talha do Santuário, suas contribuições ao Capital de Graças.

            Nós, Schoenstattianos, sabemos que ao selar a Aliança de Amor, a Mãe nos faz promessas e também exigências. Após esse longo período de formação ela nos lembra que cumpriu a sua 3ª Promessa: “ Atrairei a mim os corações juvenis”, mas agora, ela exige a cada crismado: “Elevai ao máximo as exigências a respeito de vós mesmos”, ou seja, ela espera ardentemente que cada coração busque o refúgio em Deus Pai, deixando-se guiar pelos dons recebidos do Espírito Santo.

Agradecimentos

Os catequistas agradecem o apoio dos coordenadores da Crisma da Paróquia São João Batista: Pedro e Lucelene, ao pároco Pe. José Marcelo Araújo, a assessora local da família de Schoenstatt, Ir. M. Gislaine Lourenço, por ter nos guiado nesta reta final da Crisma, bem como Ir. M. Agnes Marqueto, que acompanhou o início desta caminhada. Agradecem também a coordenação da catequese do Santuário, aos catequistas e família de Schoenstatt que rezaram por nossos jovens e adultos.

Clique nos links para ver as fotos:

Álbum 1      –      Álbum 2      –      Álbum 3     –     Álbum 4

Pelos Catequistas:

Marco Antonio Gomes Valente Junior (Liga de Famílias)

Ana Lucia Chagas Azanha (Liga de Mães)