I Estação – Jesus é condenado a morte
“Com soberana liberdade, aceitas em silêncio a condenação à morte, como vontade do Pai…” (RC 246)
Na introdução da primeira estação, o casal Ronaldo e Ana Maria, coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina da cidade de Barretos trouxeram a reflexão e a contemplação do caminho da I Estação da Via Sacra.
O casal contempla toda a servidão e obediência de Jesus em aceitar aquele caminho que Deus Pai O encomendou. Jesus se deixa conduzir, trazendo na face o beijo da traição e de mãos atadas permite que tudo aconteça: os escárnios, o julgamento, o abandono.
Aceita carregar a cruz por cada um de nós. Amargura todo o mal em seus ombros e se dedica para salvar nossos corações e nossas almas. Com disponibilidade e amor aceita todo o sofrimento.
Satanás coloca no caminho de Jesus os seus carrascos para Vos condenar a morte e o sentencia: renuncia a tua própria vida com um sim aos planos do Eterno Pai, abrindo mão de Teus direitos e de Tua própria honra.
O Pe. Ronaldo Cândido, da cidade de Barretos, medita em suas palavras sobre a I Estação da Via Sacra: “Mesmo seu reino não sendo deste mundo, não deixa de querer de ser o Rei de nossos corações. Ele se entrega nas mãos dos carrascos por amor a nós! Temos que entregar também os nossos corações. Não podemos ser neutros face a este desejo de Jesus. Ele está a implorar nosso coração neste caminho da paixão. Ele quer a nossa santificação”.
E ainda, Pe. Ronaldo complementa: “Muito diferente está Vossa figura; muito diferente daquele que os apóstolos contemplaram no Tabor. (…) nesta divina tragédia vemos estampadas a feiura e a maldade de nossos corações que são corrompidos pelos nossos pecados. (…) Pedimos perdão pela culpa que temos por Vossos tormentos”.
E nesta caminhada, Barretos inaugura o caminho, dando o primeiro passo e trazendo inúmeros capitais de graças na conquista da I Estação pedindo “coragem na firmeza da fé, na perseverança do serviço e na constância da oração”.
Abençoai Senhor a diocese de Barretos e todos os filhos de sua messe que se encontram vinculados a esta diocese e que muitos possam ser direcionados no caminho da Aliança de Amor e unam seus corações ao coração da Mãe de Deus.
Por: Fernando Castilho Valderrama
Liga de Famílias de Schoenstatt
Assista abaixo a conquista da I Estação.
1 Comment
Simplesmente sou apaixonada por por nossa Mãe e Rainha Maria.
Add Comment