O ano de 2025 iniciou-se no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa com o ardor de um peregrino que busca o alto da montanha: vívido, repleto de ânimo e com fôlego renovado. Dessa mesma forma, a família de Schoenstatt das dioceses de Barretos, Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, Limeira e São Carlos se reuniram à sombra do Santuário prontos para assumir a missão.
Um café que acolhe peregrinos!
Bem cedo chegaram as famílias da diocese. Alegres por se aproximar do colo da MTA, eles receberam calorosas saudações por parte da Juventude do Santuário: Com músicas, cânticos e embalados pelo ritmo do peregrino carregado de esperança, um a um, JUMAS e JUFEM acolhiam e saudavam a todos que chegavam no Santuário.
Os peregrinos chegavam e se direcionavam ao Santuário para receber as graças de Romaria e trocar olhares carinhosos com a Mãe e Rainha. Logo ao sair do Santuário, um café comunitário os esperava, como da mesma forma que o peregrino recebe o alimento na caminhada, os peregrinos puderam saborear da bondade e da entrega de cada um da família de Schoenstatt para manter a mesa repleta com café, leite, suco, bolos, biscoitos e outras guloseimas.
Acolher é dar esperança
Após uma saborosa e amorosa recepção, os peregrinos foram acolhidos pela família de Schoenstatt da Diocese de Jaboticabal. Assim como aqueles que, à beira da estrada, repletos de esperança, acompanham desde longe e se findam até os confins do horizonte, a família de Schoenstatt de Jaboticabal espalhou esperança pelo caminho dos peregrinos em frente ao Santuário.
Diante do Santuário, os peregrinos fizeram sua oração da manhã, contemplando a beleza do Santuário e, de forma singela e repleta de carinho, rezaram nas intenções do nosso encontro, pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco e, de forma especial, rezaram pelo nosso Capelão, Pe. João Orlando, o qual tinha sofrido um acidente na manhã do domingo. Graças ao zelo do seu Anjo da Guarda e a intercessão de Maria e de São João Batista, houve somente perdas materiais. Um grande livramento pelo caminho peregrino de nosso capelão.
Após a oração, todos se dirigiram para o salão para o início das atividades.
Uma juventude de esperança
A nossa juventude de Schoenstatt com toda a sua vivacidade e alegria nos introduziu no tema “Peregrinos de Esperança”, envolvendo a todos num momento divertido com personagens que faziam parte do caminho da esperança. A mascote do jubileu 2025 a Luce, que significa luz que guia nossa jornada de fé, esperança e dedicação. Cada detalhe da sua caminhada nos mostra o significado profundo do jubileu, e ela está sempre acompanhada de amigos especiais, como Santino, Aura e Lubi, que representam a devoção, paz e proteção, mas também encontramos outros amigos, que tornaram a caminhada da esperança repleta de emoções e ao final cada participante recebeu a mochila “Peregrinos de Esperança, da Morada da Alegria Vitoriosa.”
“MISSIONÁRIOS DA ESPERANÇA, EM CRISTO, TRANSFIGUREMOS A REALIDADE!”
A nossa assessora Ir. M. Gislaine Apª Lourenço nos convidou a continuar a caminhada da Esperança, dando o acento do lema na expressão Missionários da Esperança!
Qual o desafio que o lema nos coloca?
Peregrinar na esperança – Peregrinando, transmitir esperança – missionando e isso no mundo de hoje, do jeito que ele está.
Como está o mundo hoje?
O mundo de hoje está sendo redesenhado, e tudo acontece muito rapidamente. Abrir algumas janelas para vislumbrar o processo desse redensenho.
-
- Nós temos hoje cinco megatendências no mundo de hoje que são: Mudanças climáticas, Disrupção tecnológica, isto é, mudanças bruscas que não somos capazes de acompanhar, mudanças demográficas, mundo fragmentado e instabilidade social.
- Inteligência artificial. E Nós, que posição tomamos em relação à inteligência artificial?
- a ciência – microprocessadores
- o coração, os sentimentos e emoções…
O que nos aponta Schoenstatt
A nossa Aliança de Amor nos faz olhar como peregrinos para todos os lados, para ver se conseguimos viver de forma inclusiva e não ideológica. Schoenstatt nos ensina: elaborar a vida, para que nós não sejamos vividos, mas vivamos e não só vivamos, como contagiemos com essa vida a outros.
“Nada sem vós, nada sem nós é o nosso lema. As coisas não acontecem sem nós; é preciso que nossa vida mostre uma vontade de forjar história. Devemos ter a ousadia de decidir-nos a atuar. Quem fará a mudança de trilhos do tempo atual? Cada um deve responder por si mesmo e pelos seus atos, na medida da tarefa que recebeu do Senhor”
Para isso convoca o nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: “Com Maria, cheios de alegre esperança e certos da vitória, rumo aos tempos novíssimos!”
Ao finalizar seu tema, Ir. M. Gislaine, entregou a cada participante mais um elemento para levar em nossa mochila de peregrinos da Esperança, uma imagem da MTA, que devemos presentear a uma família, uma pessoa, um jovem… que precisa de um sinal de esperança em sua vida. E esta imagem será abençoada e fará parte do nosso envio.
Enviados como peregrinos, repletos de ESPERANÇA
Ao final da manhã, fomos agraciados com a presença de Dom Luiz Carlos Dias, que na celebração da Santa Missa, em suas caridosas palavras, acolheu as dioceses presentes, além de nossa diocese de São Carlos a qual governa com amor. Saudou também nossos ramos ali presentes, relembrando a peregrinação que cada um deve fazer. Estiveram também presentes nosso diácono Antonio Sergio Vendramini e o diácono Sidneis Aparecido Rodolffi, da diocese de Jaboticabal.
Na sua homilia, Dom Luiz nos lembra que a nossa felicidade está nas nossas relações com Deus. Se todas as lágrimas que derramamos, nos aproximam de Deus, seremos peregrinos de esperança e levaremos Jesus aos demais.
Ainda, Dom Luiz recorda que temos que confiar e nos entregar a Deus. O Mundo nos mostra farturas, principalmente nas redes sociais. Mas a verdadeira felicidade está em Deus, está na entrega por Jesus, está na peregrinação de esperança que cada peregrino fez até chegar ao Santuário.
Ao final da Santa Missa, Dom Luiz fez questão de registrar o momento com uma grandiosa foto com todos os presentes, distribuindo esperança e alegria para todos.
Após a Santa Missa, os peregrinos puderam almoçar à sombra do Santuário e se deleitar da brisa leve que vinha do Santuário.
O peregrino que reza vai mais longe
Após o almoço, o Terço dos Homens, através das caridosas mãos do Sr. Edson Mikus e outros homens das diversas dioceses, conduziram a reza do Santo Terço e, peregrinos daquele momento, puderam ofertar por tantas súplicas a Mãe de Deus.
Um lindo momento a qual culminou com a presença da Peregrina que foi enviada de Santa Maria-RS, para lembrar da Causa do Sr. João Pozzobon, pela qual hoje traz tantos corações através da campanha da Mãe Peregrina.
E, para que a abertura do ano fosse encerrada com chave de ouro, nada melhor do que coroar Aquela que é motivo da nossa alegria: Com o casal Andreia e Alexandre Santolino conduzindo a coroa, nosso querido Sr. Edson Mikus, por todos os peregrinos que ali estavam, coroou a MTA como a Rainha da Esperança, a Rainha dos Peregrinos, para que Ela fosse a frente do caminho e levasse muitas bênçãos e a vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo aos demais.
Agradecemos a todos que puderam estar presentes, peregrinando, doando, rezando e alegrando nossa abertura do ano. Vamos! Já é hora! Peregrinos da Esperança neste ano Jubilar.
Clique aqui para ver todas as fotos!
Por: Fernando Castilho Valderrama e Ir. Gislaine Lourenço
Santuário Morada da Alegria Vitoriosa