Por Edson Mikus
Catequese
Solenidade de Pentecostes – Os Dons do Espírito Santo
O Papa Francisco nos diz (Regina Coeli, 28 de abril de 2013): “A Virgem Maria ensina-nos o que significa viver no Espírito Santo e o que significa acolher a novidade de Deus na nossa vida. Ela concebeu Jesus por obra do Espírito e cada cristão, cada um de nós, está chamado a acolher a Palavra de Deus, a acolher Jesus dentro de si e depois levá-lo a todos. Maria invocou o Espírito com os Apóstolos no cenáculo: também nós, todas as vezes que nos reunimos em oração, somos amparados pela presença espiritual da Mãe de Jesus, para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado”.
Ao acolher os Dons do Espírito, pedimos à Maria que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade e de nossa miséria:
– Fortaleza: Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão.
– Sabedoria: O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, que distribui seus dons conforme seus desígnios. É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus.
– Ciência: Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência e sabermos interpretar a Palavra de Deus Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles não nos devemos orgulhar, porque de Deus é que os recebemos. Se o mundo admira os nossos trabalhos a Deus é que pertence esta glória.
– Conselho: Permite discernir caminhos e opções, saber orientar e escutar. Ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem. Alcança desde ensinar a rezar até a prática dos primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência e amor ao próximo.
– Entendimento: É o dom de entender os sinais da presença de Deus nas situações humanas, nos conflitos sociais, nas lutas políticas. Nada tem a ver com a capacidade intelectual ou Q.I.. Nos permite captar, sem dificuldade, a íntima relação entre vida e Palavra de Deus
– Piedade: é o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus. É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.
– Temor de Deus: Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Por este dom, Deus torna-se a pessoa mais importante em nossa vida e, sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais que temor, é respeito e estima por Deus.
2 Comments
Amém !!!
Vinde Espírito Santo????
Mãe Rainha e nossa Mãe, alimentada pelos dons do Espírito Santo ,que possamos amar ainda mais a Deus.!!! E a Nossa Mãezinha!!! Que assim seja!!!! Amém!!!!
Add Comment