A liga de famílias recebe seu dirigente regional na alegria vitoriosa

A liga de famílias recebe seu dirigente regional na alegria vitoriosa

No último final de semana de agosto, a liga de famílias de Schoenstatt de Araraquara recebeu uma agradável visita: Pe. Marcelo Aravena, direto o Santuário Sião do Jaraguá, como dirigente regional da liga de famílias de Schoenstatt esteve com as famílias, celebrando a Santa Missa e conhecendo um pouco mais os casais deste ramo.

Uma grata visita

Pe. Marcelo Aravena, chileno que já viajou a muitos países levando a Mãe de Deus a tantas famílias e fiéis apaixonados por Maria, veio até Araraquara para que, além de conhecer “as terras” de Pe. José Fernando e Pe. Filipe Araujo, especialmente veio conhecer as famílias de Schoenstatt e, para uma ótima recepção, a liga de famílias se organizou para receber o Pe. Marcelo em determinados momentos durante esta agradável visita.

Entre cafés, almoços e jantares individuais com as famílias, Pe. Marcelo conheceu pessoalmente cada pessoa e reviu outros aos quais já conhecido e, dentre todas as palavras e refeições compartilhadas, muitas bênçãos distribuiu durante essas visitas.

No sábado, a liga de famílias se organizou para um jantar entre todos que compartilharam, juntamente com nossa querida Irmã Gislaine Lourenço, um momento de descontração e alegrias.

A missa da liga – o encontro das “Mães que catequizam em seus lares”.

Na missa do domingo, as famílias levaram para o Santuário as imagens da MTA de seus santuários-lares. Na procissão de entrada, além das imagens da MTA, as bandeiras do Brasil, Liga de Famílias, Schoenstatt Internacional e do Chile fizeram presença pelas mãos das famílias. Pe. Marcelo sentiu-se muito acolhido em ter a presença da bandeira de sua terra natal.

Em sua homilia, Pe. Marcelo relembrou da vocação dos catequistas e como eles contribuem na evangelização e alertou pela posição de humildade dos catequistas e o combate a soberba. Lembrou que só são servidores de Deus (padres, diáconos, religiosos e catequistas) aqueles que se colocam no lugar de servidor e não de uma posição de comando, contribuindo para a caminhada da fé.

Lembrou também que nós católicos temos que ter a atitude de humildade para que tenhamos no mundo a união, paz, unidade e fraternidade. Comentou também que Jesus é contrário aquele que é autoritário, ditador e que impõe a sua própria justiça. Jesus recomenda a humildade para sensibilizar o coração de Deus. Pe. Marcelo recorda da humildade de Jesus na santa ceia e do ato do lava-pés.

Ao final da missa, abençoou os catequistas e a todos que estavam presentes na missa.

A Carta Fraterna – uma luz do Espírito Santo

Após a Santa Missa, nossos dirigentes Elisabete e Marcos Peiró organizaram um saboroso café da manhã para fortalecermos nosso corpo e partilhar o pão entre nós. Logo após todos foram convidados a se dirigirem ao salão onde o Pe. Marcelo Aravena se apresentou aos demais casais e falou de seus serviços pela obra de Schoenstatt.

Pe. Marcelo apresentou a todos sobre a Carta Fraterna Internacional de Schoenstatt, a qual declara que, no congresso de Pentecostes de 2022 feito pela família de Schoenstatt na Alemanha, à sombra do Santuário Original, foram iluminados por três grandes pilares que determinam o discernimento da crença da família internacional de Schoenstatt:

    1. O carisma profético de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich;
    2. Desenvolver criativamente o carisma de Schoenstatt de forma pedagógica, aberta e sinodal; e
    3. Ser ousado e paciente na procura de nossas raízes cristãs e schoenstattianas em resposta aos sinais do tempo.

Em suas palavras, Pe. Marcelo expressou a importância da busca pela Santidade e nossos ideais de liga de famílias. Como foi o estudo e o desenvolvimento para chegar, através de uma sinodalidade, no hino, oração e ideal da Liga de Famílias. E a pergunta é: Qual o ideal que queremos viver como família? Qual a nossa prática quanto aos nossos valores e educação? Como estamos contribuindo para nossas ações livres, firmes e sacerdotais?

Ao final da palestra, os casais identificaram em seus kits uma divisão entre grupos para que após o almoço pudessem discutir as situações expostas. Ao término do encontro, as famílias se reuniram no Santuário para oração final, a bênção de nosso dirigente regional e a feliz certeza de que a Mãe de Deus nos acompanha no cumprimento deste ideal.

Clique aqui para ver todas as fotos!

Por: Fernando Castilho Valderrama