Desde o amanhecer do 18 de setembro de 2022, no céu azul da cidade de Araraquara, o sol no seu brilho já dourava o Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa! Um Santuário tão pequeno, o trono de graças da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, mas que acolhe peregrinos vindos de diversas Dioceses e cidades para comemorar os 21 anos deste santuário!
Tabor, Morada da Alegria Vitoriosa. Aqui é bom estar!
Este foi o lema que perpassou nosso dia. Para a chegada dos peregrinos, o JUMAS (Juventude Masculina de Schoenstatt) e JUFEM (Juventude feminina de Schoenstatt), acolhiam-nos já no portão da entrada! A força de um fogo novo ardente da missão.
Logo após o café da manhã, todos se reuniram em torno do Santuário, onde foram acolhidos com muito carinho pela pastoral do Santuário e da Catequese. Com belíssimas e cordiais orações, trouxeram a todos a agradecer tão amorosamente a presença de nossa Mãe e Rainha no Seu trono de graça.
Estavam presentes cerca de 500 pessoas vindas das: Diocese de Franca – Pedregulhos, Morro Agudo, Itirapuã. Diocese de Jaboticabal – Taquaritinga, Bebedouro, Cândido Rodrigues. Diocese de Barretos – Miguelópolis. Diocese de Ribeirão Preto – Bonfim Paulista, Jardinópolis, Serrana, Pradópolis. Diocese de São Carlos – Itápolis, São Carlos e as diversas Paróquias da cidade de Araraquara, além de todas as famílias que nos acompanhavam pelas redes sociais.
Este é o 18º Santuário do Brasil, onde nossa Mãe se estabeleceu, fazendo morada em Araraquara há 21 anos. Como Moisés que contemplava a “sarça ardente” (Ex. 3:1 – 4:17) que não se consumia, neste dia 18, dia da Aliança de Amor, ao ouvir esta passagem bíblica, tínhamos o mesmo sentimento: “… a terra em que pisas é terra santa…” é terra da alegria! E Alegria foi o que mais transbordou na talha de nosso Santuário-coração
A Alegria Vitoriosa, contemplada na missão e ideal do Santuário de Araraquara, foi concebida a partir dos acenos da Divina Providência e assim, estabelecida e conquistada espiritualmente pela Família de Schoenstatt, na oportunidade de sua construção em 2001, não como uma alegria qualquer, superficial, mas sim da alegria que é fruto da experiência do ser amado e acolhido pelo Pai e pela Mãe de Deus, como também da perseverança e espírito de conquista.
Em seguida todos foram acolhidos muito originalmente por Fernando Castilho Valderrama (Liga de Famílias de Schoenstatt), que representou a pessoa do Pe. José Kentenich e Roberta Queli de Santi (União Feminina de Schoenstatt), representando “o raio de sol no brilho do Tabor”. Uma alegria de termos a lembrança de nosso Pai e Fundador acolhendo e acendendo o o brilho de sol da Alegria Vitoriosa em todos. E claro, uma animação com música e danças pela JUFEM e as Apóstolas Luzentes de Maria!
Depois desta recepção e animação de nossa família de Schoenstatt, fomos presenteados com a adoração e benção do Santíssimo com a presença do Pe. Luan Marques Domingues da Paróquia São José da Bela Vista da Diocese de Franca – SP.
E em seguida, com o convite do raio de sol e de nosso “Pe. Kentenich da Alegria Vitoriosa”, as Irmãs de Maria trouxeram a vivência da Aliança e instituição de Santuário Lar. ‘Este é o dia que o Senhor fez para nós’! (SL118) Santuário – Tabor – lugar da Aliança de Amor! O dia que o Senhor fez para nós há 21 anos – Santuário o nosso pedacinho do Céu! Quantos corações foram trocados e entregues como capital de graças e para quantos lares Maria foi convidada a estabelecer morada!
A vida celebrada em sua história
Naquele dia 15 de setembro de 2001 – como no 18 de outubro de 1914 – convidamos a Mãe de Deus a vir morar no Santuário. É selada Aliança de Amor!
‘Recordamos: Aliança de Amor, experiência com o Deus da Aliança. Assim como o povo de Israel, também nós haurimos nossa fé para o futuro da nossa história vivida com Deus. Queremos conhecer a origem, porque novamente chegou a hora da Aliança de Amor’.
Hoje a história continua! Uma história de 107 anos. Com os coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que selaram sua Aliança de Amor ou instituirão seus Santuários-Lares, somos a geração que vivencia este acontecimento e o levará ao futuro.
Neste dia de bênçãos e graças foi ainda mais diferente para algumas famílias, pois ao chegarem em seus Lares foram recebidas pela própria Mãe de Deus, pois no Santuário essas famílias convidaram a Mãe para que fizesse de seus lares sua morada. Cada Santuário foi intitulado carinhosamente pelos nomes: Santuário Lar Tabor das Bodas de Caná, Santuário Lar Tabor da Divina Misericórdia, Santuário Lar Tabor Morada da Fé, Santuário Lar Tabor Divina Luz, Santuário Lar Tabor Refúgio dos Pecadores, Santuário Lar Tabor da Humildade, Santuário Lar Tabor da Gratidão e Alegria, Santuário Lar Tabor Servos da Rainha de Nazaré, Santuário Lar Tabor do Silêncio e da Escuta, Santuário Lar Tabor Refúgio nas Aflições
Clique aqui para ver as fotos da Aliança de Amor e Santuário Lar
A reza do terço: a força e proteção do católico
Depois do almoço todos foram convidados para a oração do terço preparado pelo JUMAS e LAFS (Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt). Bem originalmente cada Ave Maria foi rezada por uma pessoa que recebia, conforme o mistério, um desenho no papel e, amarrado num barbante por sobre o altar, formou-se um grande e lindo terço.
Cada mistério sempre acompanhado por uma passagem bíblica e um canto correspondente.
Primeiro Mistério Glorioso: Ressurreição de Jesus uma folha de papel verde foi colocada a cada Ave Maria Só permanecemos vivos se estamos ligados a árvore que é Jesus Ressuscitado.
Segundo Mistério Glorioso: Ascensão de Jesus ao Céu, um Santuário de papel A cor representa o santuário de Araraquara e o santuário é um pedacinho do céu onde Jesus está!
Terceiro Mistério Glorioso: Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, a cada Ave Maria foi colocado um fogo de papel simbolizando Espírito Santo que nos dá o ardor apostólico
Quarto Mistério Glorioso: Assunção de Maria, para cada Ave Maria um manto de papel foi colocado Manto no qual somos acolhidos e protegidos para alcançar o reino dos céus
Quinto Mistério Glorioso: Coroação de Maria no Céu, a cada Ave Maria uma coroa de papel foi colocada e ao final corou-se a Mãe Queremos que Maria seja a rainha das nossas vidas.
Ao final do encontro, um dia para se recordar, tivemos a solene Santa Missa que foi celebrada por nosso Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias que fez sua primeira visita ao Santuário.
Conforme as leituras e o Evangelho, Dom Luiz Carlos Dias deixou-nos a mensagem de como manifestar nosso amor a Deus da melhor forma. Ressaltou o valor do Capital de Graças, conforme a espiritualidade de Schoenstatt e o trabalho com a autoeducação. Estimulou aqueles que instituíram o santuário-lar, que seu lar se torna uma Igreja doméstica, com a oração e a entrega de muitas graças através do carisma de Schoenstatt – o Capital de Graças.
Ao Final da Santa Missa fez o envio dos missionários e peregrinos. Motivou os missionários e coordenadores a esta sublime missão. A Mãe de Deus precisa deles para peregrinar nas famílias. Ela quer peregrinar através de seu empenho.
A Alegria da Vida de uma Pastor
No 16 de setembro foi o seu aniversário e neste momento pudemos parabenizá-lo e expressar nossa calorosa acolhida ao Santuário em nome de toda a Família de Schoenstatt, os peregrinos, missionários e coordenadores que se empenham pelo trabalho na Campanha da Mãe Peregrina. Pudemos presentear o mais precioso que temos, a Mãe Peregrina com o canto de felicitação que lhe foi entregue os presentes. A pandemia nos afastou fisicamente do nosso “lugar predileto” mas nossos corações sempre estiveram ali.
E como família de Schoenstatt queremos agradecer a presença de cada um que pode estar conosco neste lindo momento da vida orgânica de nosso Santuário e por aqueles que se conectaram, espiritualmente através da Aliança de Amor e digitalmente pelas redes sociais de nosso Santuário!
Gratidão, é o que ecoa de nossos corações!
Por Ir. M. Carmem Zenovello