No dia 26 de fevereiro, sábado de carnaval, nossos jovens da Crisma se reuniram no Santuário Morada da Alegria Vitoriosa para refletir e aprender mais sobre o Espírito Santo de Deus e os Sacramentos. Uma oportunidade maravilhosa em que as discussões e aprendizados elevaram ainda mais a fé e o amor de nossos jovens no Santuário.
O dia começou com um saboroso café da manhã preparado pelos catequistas da Crisma e funcionários do Santuário. Um momento de partilha muito acolhedor. Após o café, os jovens se dirigiram ao Santuário para a oração da manhã, refletindo as graças de amanhecer e da vida em abundância que Deus nos concede.
A cada Sacramento, um degrau, uma conquista.
Ao iniciar, Ana Lucia Azanha fez a introdução dos sacramentos e as conduções que eles fazem na nossa vida e, de forma direta, na vida de nossos jovens através da economia sacramental. Em todos os momentos dos sacramentos, os catequistas apresentavam a matéria, a forma e a graça para cada Sacramento.
Após essa clara e direta introdução, Fernando Castilho Valderrama apresentou o Sacramento do Batismo e as graças de deixar a condição de criatura para passar a ser filho de Deus. Depois, Andreia Santolino explanou de forma direta o Sacramento da Crisma e a que momento os jovens estavam se aproximando.
Depois, o jovem Matheus Bigotte Gullo, coordenador da Crisma da paróquia Santa Angela de Medici apresentou, com pitadas de santidade, cada dom e virtude do Espírito Santo e a importância de praticá-los em nosso dia-a-dia para buscar a santidade de nossas vidas. A cada dom, ele apresentou um santo de nossa Igreja que tinha como característica marcante a prática do dom.
Após essas lindas explanações e a apresentação da possibilidade de tornarmos nossas vidas mais santas, os catequistas falaram sobre a escolha dos padrinhos e a importância deles na vida do Crismando. Com breves comentários, os jovens e os catequistas desceram para o almoço.
No retorno, mais sacramentos para saborear
Após o almoço, sobre o tema da penitência, irmã Gislaine Lourenço remeteu aos jovens a importância da confissão e como o princípio da purificação contribui para a vida Cristã. Elencou a confissão como um “remédio para a alma” a qual cura as chagas abertas pelo pecado e até onde ele nos levou.
Irmã Carmem explanou na graça da Eucaristia e a presença em nossos dias. Nosso alimento espiritual que o próprio Jesus institui pela transubstanciação e fé da presença do corpo Santo do Cristo ressuscitado.
Andreia comentou sobre a unção dos enfermos e como ela reconforta a vida daqueles que passam por dificuldades causadas pelas enfermidades e como o doente através desse gesto se aproxima da paixão de Cristo, entregando suas dores a Jesus.
Em parceria, Orlando e Ana Lúcia comentaram sobre o sacramento da Ordem e a beleza de servir a Deus com esta linda entrega total do ser humano a serviço de Cristo. O homem consagra a sua vida e a partir dela assume a missão de representante de Cristo, levando a boa nova e cuidando do pastoril de Jesus.
E graças a tecnologia atual, o casal Bárbara e Marco, que já foram parte da juventude de Schoenstatt em nosso Santuário e hoje vivem em Curitiba-PR, puderam falar da beleza do Matrimônio. Com os jovens atentos, Marco e Bárbara falaram da alegria do matrimônio e seus frutos – no caso, o pequeno Felipe.
Ao final do encontro, os jovens participaram da Santa Missa que carinhosamente nosso querido capelão Pe. José Marcelo conduziu e ao final abençoou nossos jovens crismandos.
Testemunhos ricos e cheios de esperança.
Nossos jovens responderam ao chamado com muita prontidão. Além de compartilhar os momentos de café e almoço, puderam também vislumbrar cada palavra que nossos catequistas trouxeram ali.
Os crismandos puderam expressar algumas palavras que valem os esforços de nossos catequistas e irmãs na formação desses jovens: Pedro Miguel identificou como “acolhedor, especial, esclarecedor”. Já o Victor Hugo expressou que “o conteúdo foi Interessante e legal, o retiro foi bom demais”. O Vinícius declarou que “foi muito bom tudo que aprendemos; com certeza foi bem importante e agradeço a Deus por ter tido a chance de participar deste momento tão especial”. A Julia, com muito carinho disse que “gostou muito de participar do retiro (…)! Senti que foi um momento de muito aprendizado e conexão com Deus! Me senti muito especial e abençoada”.
Os catequistas e as irmãs agradecem muito, tanto os crismandos pelo empenho e dedicação quanto aos pais pela confiança e compromisso para com a formação dos novos cristãos que vem para edificar ainda mais nossa Igreja e nosso Santuário.
Por: Fernando C. Valderrama e Ana Lucia Azanha