A Atuação de Jesus – como Pastor na Eucaristia

A Atuação de Jesus – como Pastor na Eucaristia

O bom pastor conduz seu rebanho para bons pastos (Cf. Ez 34,14). E que aspecto tem esse bom pasto? Qual é a comida que Jesus oferece às suas ovelhinhas? Nós o sabemos. E sua própria carne e seu sangue. Minha vida é o pão para a humanidade. Quem comer deste pão – assim diz Jesus com toda a clareza – viverá para sempre. O pão que eu hei de dar é minha carne para a vida do mundo (cf. Jo 6,51). O grande mistério: Ele promete a sua carne, seu corpo e sangue; Ele promete, devemos comê-lo, de­vemos saboreá-lo para termos vida. E Ele repete: em verdade, em verdade eu vos digo: quem não comer da minha carne – como tudo é dito de modo concreto! – quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue não terá a vida (cf. Jo 6,53). Que vida se entende aqui? E a vida do Filho de Deus em nós. Evidentemente, a comida que deveríamos saborear tantas vezes quantas for possível para não morrermos é a Sagrada Eucaristia. – Assim, o Bom Pastor cuida de seu rebanho.

E se quisermos examinar em detalhes o que isso quer dizer, que efeito esta comida tem, os teólogos nos dizem que deveríamos ler com mais atenção, em cada um dos símbolos, que sentido tem essa comida. Se co­mermos e bebermos, o que significa?

Vejam, a comida, não importa o que comamos ou bebamos, une-se à nossa vida. Há portanto uma unidade de vida que é assimilada à nossa natureza, à nossa própria vida. Na Sagrada Eucaristia há um processo semelhante, só em ordem inversa. Aqui, nós é que somos assimilados, identificados e inseridos na vida de Jesus. (Pe. José Kentenich, em: Sermão para a Comunidade Alemã de São Miguel, em Milwaukee, EUA, 12 de abril de 1964. Livro Cristo minha vida, p.131 A 132)

Propósito do dia: Rezarei a via sacra em expiação pelas vezes que comunguei indignamente o Corpo do Senhor.

Por: Ir Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *