A Alegria de renovar a Aliança de Amor com Mãe

A Alegria de renovar a Aliança de Amor com Mãe

No último dia 18 de outubro, nosso Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa pôde contemplar a Alegria Vitoriosa de celebrar os 106 anos da Aliança de Amor, assim como nosso Pai e Fundador fez em Schoenstatt, na Capelinha da Congregação em 1914. Momento histórico para a família de Schoenstatt, peregrinos e todos que se dirigiram para o Santuário neste domingo.

Seguindo o protocolo estabelecido com a Prefeitura de Araraquara, os “Voluntários da MTA”, grupo formado pela família de Schoenstatt, missionários e peregrinos iniciaram a abertura do Santuário às 14 horas, desta vez ao som de hinos e músicas de Schoenstatt, sem contar com o canto dos pássaros que deram um toque todo especial, fazendo do ambiente e do momento mais alegre.

Pessoas de diferentes cidades da abrangência das diversas dioceses que integram o Santuário, sabendo de sua abertura no dia da Festa da Aliança de Amor, fizeram questão de passar no Santuário para matar a saudade do colo da Mãe e realizar suas entregas ao Capital de Graças.

A saudade da Juventude e do centenário me trouxeram até aqui.

Algo marcante ocorreu no dia 18. Dia 18 é dia de graças. O jovem Gabriel Godoy, da cidade de Bonfim Paulista, diocese de Ribeirão Preto, sabendo que o Santuário estaria aberto nas festividades do dia 18, fez questão de vir presencialmente até o Santuário e matar a saudade de onde é bom estar.

De suas palavras ao ser recebido no Santuário, Gabriel relata:

“Eu acompanho as redes sociais do Santuário e vendo as fotos postadas das festividades do Centenário da Aliança de Amor, na qual meus irmãos de JUMAS e eu pudemos conduzir o quadro do altar do Santuário até a tenda onde ocorria as festividades e participar do momento de coroação foi algo marcante para mim. Temos até hoje um grupo no WhatsApp onde ainda nos conversamos. Cada um (do grupo do JUMAS) tomou seu caminho mas até hoje nos falamos e comecei a compartilhar essas fotos no grupo.  A saudade era tanta que fiz questão de estar aqui hoje para matar a saudade e agradecer por tudo que o Santuário, a Mãe de Deus e a pedagogia do Pai e Fundador fez por mim. A saudade me trouxe até aqui e pude reencontrar diversas pessoas da minha época de JUMAS”.

A entrega da Santa Missa é a entrega para Deus.

A Santa Missa foi preenchida e celebrada por diversos ramos da família de Schoenstatt, além de representantes de nossos amados peregrinos, missionários e voluntários. Pe. José Marcelo Araújo, nosso querido capelão que sempre se dedica e faz sua entrega lembrou de nossos governantes e a importância de governarem com justiça e com temor a Deus. Além disso, da importância de rezarmos por eles.

Em sua reflexão da leitura sobre os impostos romanos e a licitude em pagá-lo, lembra-nos de sabermos bem da nossa missão como cristãos. Jesus não era um revolucionário político, não veio ao mundo para reverter o império romano. “Dê a César o que é de César”. Assim Jesus saiu das tramas que O queriam prender. Jesus veio para a Salvação e Ele sabia bem de sua missão. E nós como cristãos, devemos pagar sim nossos impostos e rezarmos para nossos governantes; sendo eles honestos ou não, sejamos responsáveis com aquilo que nos é ordinário.

“Dê a Deus o que é de Deus” é elevar o nosso amor e a nossa dedicação a Deus, adorando-o e servindo-o, com amor e humildade. Ao cumprir com nossas obrigações, fazemos a nossa parte mas nossa obrigação de adoração vai a Deus e não “a César”. Sejamos contribuintes para a manutenção das coisas da terra mas a nossa alma é de Deus. Não pagando nossas obrigações seremos desonestos e isso o cristão não o é.

Ao término da homilia, Pe. José Marcelo nos recorda dois pontos importantíssimo para nossa vida Cristã: O Senhor não nos desampara. O Senhor caminha conosco e por isso somente a Ele que devemos adorar. Amando ao próximo, amamos no Senhor. Em segundo, o Senhor permite ao mal que nos tente mas porém a tentação nunca será maior do que a nossa capacidade de suportar. Somos capazes de suportar através da fé e da adoração a Deus. Nunca será fácil mas temos tantas maneiras de suportar, por exemplo, com a renovação da Aliança de Amor, reestabelecendo nossa unidade com Deus (através do coração de Maria). Se está demais, é porque a oração está “de menos”.

Após a comunhão, Pe. José Marcelo conduziu a renovação da Aliança de Amor, transcendendo a todos há 106 anos atrás, relembrando com carinho a entrega de nosso Pai e Fundador e dos congregados marianos. Tanto pelas mídias sociais do Santuário, quanto por todos os presentes, puderam entregar a Mãe de Deus seus votos de renovação e com o fogo do Espírito Santo puderam abrasar os corações e renovar a Aliança com Maria e com Seu Filho muito amado.

Em um ato de agradecimento, ao final da Santa Missa, Irmã Agnes, juntamente com o Pe. José Marcelo, coroaram nossa Rainha na Ermida, memorando historicamente a conquista do terreno, coroando Maria como a Rainha da Saúde física e espiritual da humanidade e a Juventude em grande alegria se reuniu ao redor da Pira de Engling para encaminhar aos céus todo o capital de graças entregue.

Por: Fernando Castilho Valderrama e Edson Mikus

Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa

Clique aqui para ver as fotos!