Com a Igreja celebramos hoje a exaltação da Santa Cruz!
Em 13 de setembro de 335, foram consagradas, em Jerusalém, duas igrejas: a da Ressurreição e a do Martyrium. No dia seguinte, com uma cerimônia solene, houve a ostensão da Cruz, que a Imperatriz Helena havia encontrado, em 14 de setembro de 320. Em 614, Cosroes II, rei dos Persas, travou uma guerra contra os Romanos e, depois de derrotar Jerusalém, levou consigo, entre os diversos tesouros, também a Cruz de Jesus. Heráclio, imperador romano de Bizâncio, propôs um pacto de paz com Cosroes, que não aceitou. Diante da sua negação, entrou em guerra com ele e venceu, perto de Nínive, e pediu a restituição da Cruz, e a levou de volta a Jerusalém. Neste dia da Exaltação da Santa Cruz, não se glorifica a crueldade da Cruz, mas o Amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar de morrer na Cruz: “Mesmo sendo Deus, Cristo humilhou-se, fazendo-se servo. Eis a exaltação da Cruz de Jesus!” (Papa Francesco). (https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/exaltacao-da-santa-cruz.html)
Papa Francisco nos assegura o quanto a Cruz de Cristo é importante na vida de todo o cristão:
“[…] A Cruz de Jesus é a nossa única esperança verdadeira! Eis por que a Igreja «exalta» a Santa Cruz, e eis por que nós cristãos abençoamos com o sinal da cruz. Ou seja, nós não exaltamos as cruzes, mas a Cruz gloriosa de Jesus, sinal do amor imenso de Deus, sinal da nossa salvação e caminho rumo à Ressurreição. E é esta a nossa esperança.“(Domingo, 14 de Setembro de 2014)
Hoje tiremos um tempo do nosso dia para contemplar, meditar, admirar a cruz em nossos Santuário-lares ou em uma visita a Igreja, no Santuário ou num pingente que carregamos, é Cristo que me diz: Carregue a cruz comigo! A cruz sinal de esperança, de salvação e do amor verdadeiro!
Por: Ir Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa