Mãe, o mundo precisa de ti!

Mãe, o mundo precisa de ti!

CELEBRAÇÃO ESPECIAL DO DIA DAS MÃES NO TABOR

A Santa Missa deste 6° Domingo de Páscoa reuniu as crianças da Catequese do Santuário e as famílias no Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, para uma celebração muito especial do Dia das Mães, presidida pelo Padre José Marcelo de Araújo, Capelão do Santuário.

A Catequese, que já é responsável pela Liturgia do 2° Domingo de cada mês, dedicou um carinho adicional em toda preparação para este dia, devidamente organizado no sábado pela manhã com as crianças (13/05/2023) durante o encontro semanal que reúne as três etapas e seus catequistas.

Aliás, as crianças participaram ativamente ao longo de toda a celebração, fazendo não apenas as leituras e preces, como também foram envolvidas em todas as atividades e partes da Santa Missa, incluindo a homenagem as Mães e a coroação de nossa Mãe Santíssima.

Mãe, amor inigualável e incomparável, como o Amor de Deus!

Por obra da Providência, neste Dia das Mães, o amor incondicional é destacado no Evangelho! Jesus nos fala de amor e obediência, fala do amor de Deus e a intensidade como Ele nos ama, caracterizando a obediência como um querer corresponder ao amor divino. 

O amor de Deus desconcerta o coração humano e, o amor de Mãe, que se origina deste amor, surpreende todas as expectativas. Quando temos consciência da intensidade e gratuidade desse amor, nossa única reação deve ser um correspondente amor.

Jesus ensina como devemos apresentar essa resposta ao amor de Deus: guardando Seus mandamentos e, assim, permanecemos em Seu amor. A consequência de uma vida assim é a alegria, sinal maior da santidade e vida cristã. 

O mandamento de Jesus possibilita a vivência plena do amor fraterno e a edificação mútua da humanidade. Amando o próximo como a nós mesmos, estaremos cumprindo o mandamento do amor de Deus.

Homenagem às Mães!

Neste dia repleto de amor, as mamães recebem um singela homenagem em forma de gratidão e reconhecimento por sua dedicação, força e carinho, de modo especial por tudo o representam em suas famílias, na vida dos filhos e na comunidade:

“Quando o nosso mundo se agita neste mar de violências e de injustiças, não podemos deixar de lembrar de tua pessoa Mãe, porque ainda és, a maior reserva de amor que Deus colocou neste mundo.

Quando tudo parece estar perdido, ainda resta o coração; é de lá que a vida começa a renascer. E tu, ó mãe, tens entre os homens o primado do coração.

Foste criada não só para dar a vida aos homens, muito mais do que isto, para semear o amor entre eles. Sois tão digna, que até o próprio Deus quis nascer de ti, em forma humana.

O mundo precisa aprender contigo:

  • a lição do perdão sem limites,
  • da compaixão que faz sofrer solidária,
  • da bondade que supera toda inveja,
  • da paciência que vence toda inquietação, do amor que vence todo ódio, e que é mais forte do que a morte.

Somos gratos a Deus que te criou e te deu de presente a cada um de nós. Queremos reconhecer e agradecer pela gratuidade das tuas boas obras. Sois como a raiz da árvore, sempre escondida, mas sempre promovendo o crescimento dos ramos e dos frutos. 

Mãe és o sol do lar, olhando para ti aprendemos a dar graças a Deus todos os dias. E, se por acaso, alguém não reconhecer o teu valor, ou não retribuir com gratidão o teu amor que nunca acaba, saiba que o Criador te vê. 

Que o bom Deus, que nos deu a graça de criá-la, renove tuas forças e tua graça, hoje mais do que nunca, para que do teu coração surja uma nova esperança para todos. 

Mãe, precisamos muito de ti!

É no colo da mãe que a criança precisa aprender o que é a fé, aprender a rezar e a amar a Deus e as pessoas. É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a pureza de coração. É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde e simples e não desprezar ninguém.

É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios. É a mãe, com seu jeito doce e suave, que vai retirando da sua plantinha que cresce a erva daninha da preguiça, da desobediência, da mal-criação, dos gestos e palavras inconvenientes. É ela que vai lhe ensinando a perdoar, a superar os momentos de raiva sem revidar, a não ter inveja dos outros.  É a mãe que nas primeiras tarefas do lar, lhe ensina o caminho redentor do trabalho e da responsabilidade.

Até o filho de Deus quis ter uma Mãe para cumprir a sua missão de salvar a humanidade; e Ele fez o seu primeiro milagre nas bodas de Caná exatamente porque ela lhe pediu. Por isso, cada mãe é um sinal de Maria, que ensina seu filho a viver de acordo com a vontade de Deus. 

Parabéns, mãe querida, que Deus te abençoe!”

Rainha das Mães, Rainha das Famílias e Rainha das crianças: Recebe a coroa Mãe Santíssima! 

Após a homenagem neste dia sublime, mês de Maio e Dia das Mães, um grande corredor de corações é formado pelas crianças, que levam até ao altar as flores, o cetro e a coroa, com um canto especialmente  preparado para o momento da coroação.

A Mãe do Redentor da Humanidade é coroada com grande fé pelas crianças que confiam à Ela as mamães, cada família e suas vidas, momento único que as mamães, cada catequizando e todos os presentes guardarão consigo no coração.

Assista o vídeo da coroação!

 

Por Edson Mikus

Clique aqui para ver as fotos