No último sábado do mês de Julho (30/07/2022) os catequistas do Santuário tiveram uma manhã de formação, onde puderam aprofundar os conhecimentos com uma apresentação muito especial sobre nossa Mãe Santíssima e o tema: Maria A Grande Missionária.
No interior do Santuário, deram início a manhã de formação, dirigindo-se em oração aquela que tem como missão formar Cristo em nós e, como Mãe e Educadora, consegue despertar a atitude missionária afinal, só se é verdadeiramente discípulo, aquele que se coloca a serviço do reino, isto é, que se torna missionário.
“De Maria nunquam satis”
Reunidos sob o comando da Irmã Gislaine Lourenço, assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, foram convidados a refletir sobre a missão que lhes foi confiada, tendo como modelo Maria Santíssima.
Pe. José Kentenich, grande venerador de Maria, não se cansou de proclamar as magnificências de nossa Mãe Santíssima. Muitas vezes repetiu as palavras de São Bernardo: “De Maria nunquam satis”, isto é, de Maria nunca se diz o suficiente!
Assim, Irmã Gislaine partilha com os catequistas aquilo que transborda em seu coração, contemplando um pouquinho a vida daquela que foi escolhida pelo próprio Deus a ser “Cheia de graça” – a “Bendita entre todas as mulheres” – A Mãe de Deus!
Iniciando com uma parábola, ela ressalta a importância de estarmos convictos da mensagem que levamos, de tal forma a não desistirmos, especialmente quando a situação em algum momento seja desanimadora. Para isso destaca que esta convicção é alcançada a partir da busca de um profundo conhecimento: “não basta dominarmos um assunto, no caso a mariologia, precisamos estar convictos das verdades que anunciamos. Os conhecimentos que adquirimos precisam aos poucos tornar-se concreto em nossa própria vida”.
Neste contexto, ilustra em cada momento do encontro, o espírito missionário e apostólico de Maria que, como Mãe de Cristo e da Igreja, tem a missão de formar Cristo em nós. E por quê? Porque Ela foi formada por Cristo. Ela frequentou a escola de Jesus!
Ressalta também que sua missão de Mãe não se limita em nossos interesses temporais. Da mesma forma que nas bodas de Caná seu pedido não atendeu apenas a necessidade material dos noivos e por meio de seu pedido, o “sinal” de Jesus fez com que os discípulos cressem n`Ele, ela também cuida, que nós seus filhos cresçamos na graça, na vivência e experiência do Cristo vivo em nossas vidas.
E dando sequência, lembrou que todos nós que nos entregamos a Ela, experimentamos em nossas vidas sua ação educadora, a partir de seus Santuários. Ela valoriza nossas fragilidades e limitações, como possibilidade de crescimento, de aproximação de Deus. Aqui está o segredo da fecundidade de nosso trabalho missionário. Quanto mais sentimos nossos limites, tanto mais deveria me tornar dependente dela. Em mim ela age.
Enviados com a certeza de que a Grande Missionária vai a frente!
Para finalizar uma dinâmica, baseada numa conhecida oração do Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco, é proposta por Irmã Gislaine como meio de inspiração: a oração dos cinco dedos, adaptada a “uma missão em cada dedo”. Cada catequista ganha uma folha em branco e desenha sua própria mão, sendo convidados a escrever em cada dedo uma ação missionária concreta, retratando assim as dimensões de nossa vida em missão: no polegar, a missão na minha família e amigos e em Schoenstatt, no indicador, a missão na Igreja, no dedo mais alto, a missão no mundo, no dedo anelar a missão social e por último, no dedo mindinho o ideal pessoal.
Antes de partirem, os catequistas recebem um presente especial, uma pequena imagem da Mãe e Rainha e, a cada entrega ecoa o grito: Ela é a Grande Missionária, Ela realizará milagres! Assim, os catequistas são enviados, assumindo a missão “Nada sem Vós, nada sem nós” e reafirmando o seu compromisso de preparar os corações para Jesus, com a retomada dos encontros, neste início da caminhada após as férias, que acontece na Escola de Maria neste sábado 06/08/2022.
Por: Edson Mikus