O Senhor escolheu-te!

O Senhor escolheu-te!

Neste dia 20 de outubro, temos a alegria de acolher o novo Bispo de nossa diocese, D. Luiz Carlos Dias. Como Família queremos acompanha-lo com nossas orações e suplicar a nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que a partir de seu Santuário lhe conceda a graça da alegria vitoriosa, da confiança que é chamado por Deus, consagrado a Deus e enviado por Deus.

Seja bem- vindo D. Luiz Carlos em nosso meio, façamos nossas as palavras proferidas por nosso Fundador, Pe. José Kentenich na ordenação sacerdotal de Carlos Leisner:

“O Senhor escolheu-te para seres sacerdote e quer percorrer o mundo em ti para abençoá-lo. Em ti quer sacrificar, rezar, amar, sofrer e apascentar suas ovelhas aqui na terra. Colocou a teu lado a Mãe que o acompanhou durante a vida. Permanece-lhe fiel em toda situação. Ela (Maria) te ajudará carregar com alegria o peso e a dor e conduzirá teus passos e os que te são confiados às praias da bem-aventurança eterna.” (Felicitação do Padre Kentenich para Carlos Leisner por ocasião de sua ordenação sacerdotal no campo de concentração de Dachau, 17.12.1944)

Ir. M. Gislaine Apª Lourenço
Assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

São Carlos-SP, 20 de outubro de 2021

 PAPA NOMEIA NOVO BISPO PARA DIOCESE DE SÃO CARLOS

 Posse do novo bispo diocesano está marcada para o dia 18 de dezembro na Catedral de São Carlos

 Na manhã desta quarta-feira, 20, o Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias como 8º Bispo da Diocese de São Carlos. Até o momento Dom Luiz é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

A nomeação foi publicada no Boletim de Imprensa da Santa Sé ao meio dia do horário de Roma, 7h do horário de Brasília. A Diocese estava sem Bispo Titular desde que o Papa nomeou Dom Paulo Cezar Costa para a Arquidiocese de Brasília. Desde então, a Igreja Católica na cidade de São Carlos e região ficou sob Administração Apostólica de Dom Eduardo Malaspina.

Dom Luiz Carlos é natural de Caconde (SP), foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote em 05 de abril de 1991, sendo nomeado Bispo pelo Papa Francisco no dia 16 de março de 2016. Como lema Episcopal escolheu: “Vim Para Servir”.

 O novo Bispo assumirá oficialmente as suas funções no dia 18 de dezembro, data em que acontecerá sua posse canônica, às 10h na Catedral de São Carlos.

Em mensagem, Dom Luiz agradeceu ao Santo Padre o Papa Francisco, bem como ressaltou a importância da acolhida de Dom Eduardo Malaspina e do ministério compartilhado com Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo. À Diocese ressaltou: “Diante da nova missão, o zeloso reformador da Igreja em seu tempo e patrono da diocese, São Carlos Borromeu, suscita em mim acolhida profunda das intenções e propostas do nosso querido Pontífice para levar a Igreja a respirar novos ares, pela comunhão, participação e saída missionária, servindo a sociedade com a luz do Evangelho, proclamando a justiça do Reino e cuidando especialmente dos pobres.” – escreveu o Bispo.

Conheça Dom Luiz Carlos

 O novo bispo é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha. E já exerceu docência em Teologia Moral, Antropologia Cultural, História da Filosofia, Ética e Metafísica.

Atualmente é o Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Regional Sul 1, e já foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O epíscopo encontrará uma Igreja Particular que conta com 129 Paróquias, 170 padres, 57 diáconos permanentes e 6 diáconos transitórios, 43 seminaristas. Uma população de mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Nos seus 113 anos de história, a Diocese de São Carlos começa sua preparação para acolher o seu 8º pastor.

 

Mensagem de Dom Luiz Carlos Dias à Diocese de São Carlos

Ao ser divulgada a minha nomeação para bispo da Diocese de São Carlos, motivo de grande alegria para mim, agradeço a Deus pelo dom do episcopado e ao Santo Padre Francisco pela confiança.

Em primeiro lugar, dirijo-me em especial a Dom Eduardo Malaspina, caro irmão Administrador Diocesano, com gratidão pelas palavras de acolhida e disponibilidade. Aos membros desta Igreja Particular, digo-vos que acalento em meu coração o desejo de conhecer-vos em breve, e passar a integrar a vossa caminhada de seguimento e testemunho de Jesus Cristo, rogando ao Bom Pastor um coração semelhante ao seu, para servir-vos sem reservas no ministério episcopal.
Cônscio de minhas debilidades e da grande responsabilidade ao receber da Igreja o governo de uma Diocese deste porte, respondi afirmativamente com os olhos fitos em Nosso Senhor Jesus Cristo e inspirando-me na disponibilidade da Virgem Maria, cujo sim possibilitou a encarnação do Verbo de Deus e a realização da redenção do gênero humano. Com ela, aprendemos que a aceitação da Palavra de Deus na fé se constitui num canal de abundantes graças divinas.

O olhar, mesmo à distância, para essa Igreja Particular centenária encanta. São 129 Paróquias e comunidades estendidas entre 29 cidades e 13 distritos, com uma população de mais de um milhão e duzentas mil pessoas, pastoreadas por 170 presbíteros, com a cooperação de 57 diáconos permanentes e outros 6 transitórios, e por religiosos e religiosas. É um alento o número de seminaristas e o processo de formação, bem como o empenho evangelizador de organismos, movimentos e pastorais. O dinamismo da vida de fé, esperança e caridade desta parcela do povo de Deus é alimentado nas comunidades que edificaram belas igrejas ao longo do tempo, tendo como igreja-mãe a bela catedral. E assim fortalecidos no amor de Deus, oferecem testemunho cristão expressivo na sociedade.

Neste momento, também me dirijo às outras igrejas cristãs e demais religiões presentes dentro dos perímetros da Diocese e aos seus representantes, em vista do estabelecimento de relações que nos irmanem e contribuam para o bom cumprimento das respectivas missões. Aos seguimentos da sociedade civil, como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário constituídos, às instituições de ensino, aos produtores e demais trabalhadores, sindicatos e organismos de classe e aos meios de comunicação, expresso minha disposição de me inserir na realidade social dos Municípios pelos quais se erige a Diocese de São Carlos, em diálogo construtivo para a superação de injustiças e avanço da fraternidade.

Minha gratidão à Arquidiocese de São Paulo, Igreja de minha primeira experiência como bispo, onde tive a graça de auxiliar o pastoreio do Arcebispo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, com os demais irmãos bispos auxiliares, em clima de sincera amizade. Ao aproximar o final deste período, saio enriquecido por ter recebido bem mais do que ofereci. A Região Episcopal Belém permanecerá para sempre em meu coração.

Diante da nova missão, o zeloso reformador da Igreja em seu tempo e patrono da diocese, São Carlos Borromeu, suscita em mim acolhida profunda das intenções e propostas do nosso querido Pontífice para levar a Igreja a respirar novos ares, pela comunhão, participação e saída missionária, servindo a sociedade com a luz do Evangelho, proclamando a justiça do Reino e cuidando especialmente dos pobres.

Louvo a Deus por ser nomeado no Ano dedicado a São José, patrono da Igreja, e no início de uma alvissareira experiência de Igreja sinodal, convidando todos os batizados a um forte empenho pela vida e missão da Igreja.

Por fim, peço a oração de todos para que, com minha vida e com meu ministério se manifeste a paternidade de Deus, a solicitude de Cristo e a vitalidade do Espírito Santo, sob a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de São Carlos Borromeu.
Fraternalmente,
São Paulo, 20 de outubro de 2021

Dom Luiz Carlos Dias
Bispo nomeado para a Diocese de São Carlos