Rainha da providência, dos dons e instrumentos de Deus

Rainha da providência, dos dons e instrumentos de Deus

Celebração solene em Ação de Graças realizada no dia 20 de janeiro de 2021 na sede da empresa Biocane Química Industrial, no Distrito Industrial Uninorte em Piracicaba/SP, reuniu os colaboradores e marcou os 16 anos de fundação da empresa. 

O Desejo de Coroar a Mãe de Deus

Ao recordar que estaria celebrando o Jubileu de 10 anos de Coroação da Mãe de seu Santuário-Lar em 22 de janeiro de 2021, Edson Mikus, sócio da empresa Biocane, em seu coração de filho fiel de Maria despertou o desejo de igualmente coroar a Mãe de Deus, agora na Ermida da empresa que, há 3 anos, fazia parte do ambiente de trabalho.

Ao confidenciar a Irmã M. Gislaine Aparecida Lourenço, atual responsável do Santuário, menciona a ideia de realizar um tríduo em preparação para conquista. Irmã Gislaine não apenas o estimula, como também sugere que a Mãe receba, juntamente com a coroa, o cetro e, orienta-o quanto ao material auxiliar para que ele possa trabalhar na elaboração do tríduo, dizendo também tratar-se de um presente para o Jubileu de 20 anos do aniversário do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa que acontece em 2021. 

O tríduo e o Envio à partir do Santuário na Renovação da Aliança de Amor  

O tríduo tem início em 18 de janeiro, dia da renovação da Aliança de Amor, sendo preparado e partilhado com os colaboradores e clientes da empresa para conhecerem um pouco mais de Schoenstatt e vivenciar cada momento:

– 1º Dia – 18/01/2021: A Aliança de Amor com a Mãe e Rainha,

– 2º Dia – 19/01/2021: Nosso trabalho é um caminho de santidade,

– 3º Dia – 20/01/2021: Rainha da Providência, dos Dons e Instrumentos de Deus.

A participação na celebração da Santa Missa de renovação da Aliança de Amor, no primeiro dia 18 de 2021, permite que, ao final da celebração, peça ao Padre Bento Braz Bellucci que abençoe e envie à partir do Santuário de Araraquara o cetro e a coroa a serem entregues a Mãe na Ermida da Biocane. 

O cetro e a coroa são então colocados e mantidos junto ao Sacrário do Santuário e permanecem durante os três dias de realização do tríduo, sendo retirados apenas para a viagem à Piracicaba, na manhã do dia da celebração.

Caminhada na Confiança Divina

A celebração na Biocane “coincide” com a data do 2º Marco de Schoenstatt (20/01/1942), quando Padre Kentenich, imerso na Confiança Divina, escolheu ir ao Campo de Concentração de Dachau, confiando que esta era a vontade de Deus, e que Ele próprio o libertaria, se assim lhe aprouvesse, e se sua missão fosse dádiva do Céu. Padre Kentenich acreditava que sua prisão era a prisão da Família, e que sua liberdade era a liberdade da Família. No portão de entrada do campo de concentração estava escrita a frase “O trabalho liberta”. E de fato, Padre Kentenich  realizaria um profundo “trabalho” para Schoenstatt ali. A porta que dá a liberdade ao Padre Kentenich abriu-se em 06 de abril de 1945. 

Este marco é a conquista da liberdade interior para toda a Família de Schoenstatt, e esta liberdade interior significa a profunda capacidade de compreender e decidir-se pela vontade de Deus, em prontidão para o chamado! Eis-me aqui! 

Santa Missa em 2018

Enquanto o tríduo apresenta o trabalho como um caminho de santificação, o convite para Celebração na Biocane também destaca e deixa claro esta plena confiança: Aquilo que muitas vezes poderíamos caracterizar como “meras coincidências”, nossa fé e convicção filial nos direciona para certeza da Providência Divina atuando, nos capacitando como instrumentos, nos orientando, nos instruindo, dando discernimento e sempre nos conduzindo. 

RAINHA DA PROVIDÊNCIA, DOS DONS E INSTRUMENTOS DE DEUS

Com cerca de 25 pessoas presentes e uma estrutura especialmente preparada nos jardins da sede da empresa para celebração, a Santa Missa tem início às 15 horas. O comentário e as leituras são feitas pelos próprios colaboradores, assim como toda preparação da liturgia. No ofertório, o cetro e a coroa, a serem ofertados a Mãe de Deus, são entregues ao altar.

Em sua homília Padre José Geraldo Campos Penido da Igreja Santa Rosa de Lima de Piracicaba. faz sua reflexão acerca do Evangelho de Marcos (Mc 3,1-6) em que Jesus cura o homem com a mão seca em dia de sábado e questiona os fariseus se seria permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixá-la morrer. Discorre ainda sobre os tempos que vivemos de pandemia e o bem que, muitas vezes deixamos de fazer, com o argumento dos riscos de contágio, sem considerar, no entanto, as muitas outras coisas que fazemos e nos expõe muito mais. Reflete ainda sobre a importância de alimentarmos a fé pois, apenas por meio dela que é possível ter esperança.

Antes da Oração de Coroação e Entrega do Cetro, Irmã M. Gislaine, responsável pelo Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, que viajou de Araraquara especialmente para participar da celebração solene em Piracicaba, é convidada a falar e aborda o significado deste gesto de coroar e entregar o cetro a Mãe de Deus, em especial, no ambiente de trabalho, revelando já ter participado de inúmeras coroações, no entanto, não ainda por ocasião de uma Ermida na empresa.

Logo após ser aclamada Rainha por meio da Oração de Coroação e entrega do Cetro, a Mãe recebe o Cetro e é coroada com intensa emoção sob o título de RAINHA DA PROVIDÊNCIA, DOS DONS E INSTRUMENTOS DE DEUS, com a música: Perfeito é quem te criou.

O momento sublime é registrado com todos reunidos junto a Ermida e, então ecoa o grito de guerra da Missão Mariana: 

“Ela é a Grande Missionária, Ela realizará milagres”!

 

O caminho até este momento é cheio de presentes e entrega a Mãe de Deus através deste que se colocou como instrumento apto em Suas mãos, por isso querido leitor continue lendo e acompanhe como foi essa jornada até aqui.

Um presente para Mãe de Deus por ocasião dos 10 anos de Aliança de Amor

Ao completar 10 anos de Aliança de Amor no dia 30 de novembro de 2017, Edson Mikus, integrante da família de Schoenstatt de Araraquara e sócio da empresa, apresentou a Irmã Mariane Galina, responsável do Santuário local na época, o desejo de estabelecer uma Ermida da MTA no ambiente de trabalho da empresa, sediada em Piracicaba, como um presente para Mãe de Deus. 

Esse desejo tinha especial relevância para ele, considerando que o início de caminhada no Santuário, onde passou frequentar em agosto de 2004, ocorreu simultaneamente ao início das conversações para constituição da empresa que culminou com a abertura oficial da Biocane em janeiro de 2005. 

Assim, em 10 de Janeiro de 2018, com a realização da primeira Santa Missa na Biocane, a Ermida da Mãe e Rainha foi descerrada.

As Graças do Abrigo Espiritual e Transformação Interior 

Em 2004, Edson Mikus vinha de uma transição profissional e, após cursar duas pós-graduações, optou por fazer uma nova graduação, em Direito, pois direcionava-se para o empreendedorismo, deixando o vínculo empregatício e uma carreira de 18 anos em empresas químicas, atuando como Técnico em Química Industrial e Engenheiro Químico. 

Ao constituir uma empresa (anterior a Biocane), no final de 2003 e início de 2004 deparou-se com obstáculos não antes vivenciados e divergências que resultaram de sua saída da sociedade entre julho e agosto de 2004. Foram dias difíceis, de muitas preocupações e incertezas quanto a sequência da caminhada pessoal e profissional e, foi exatamente neste momento que dirigiu-se pela primeira vez ao Santuário Morada da Alegria Vitoriosa e passou a frequentar o local  e as celebrações ali realizadas, encontrando  abrigo  espiritual, acolhimento junto a Jesus no colo da Mãe e Rainha.

Os acontecimentos e o acolhimento divino no Santuário da Mãe foram de suma importância para promover uma reflexão da caminhada e administrar as incertezas. Ali tinha início a transformação interior, com o redirecionamento nos relacionamentos interpessoais, da própria forma de empreender, sendo preponderantes na estruturação e formatação da identidade da Biocane que viria nascer oficialmente em janeiro de 2005. 

A caminhada no Santuário da Mãe e Rainha e de sua empresa Biocane vão seguindo de maneira simultânea. A presença e vivência no Santuário com a família resulta de um convite em 2006 para selar, como casal, a Aliança de Amor com a Mãe de Deus, que se concretiza em 30 de novembro de 2007, dia do aniversário de sua esposa Gisele.

 O Envio Apostólico e o Marco da Missão Mariana

A Aliança de Amor o inseriu na vida da família de Schoenstatt o que culminou em uma maior participação no movimento, incluindo a preparação e conquista do Santuário-Lar Tabor da Presença, Intercessão e Providência em 12 de Setembro de 2008 e a coroação do Santuário-Lar em 22 de Janeiro de 2011, como Rainha da Providência.

Já em 2010, é convidado pela Irmã Mariane Galina para o curso de preparação de Ministro da Eucaristia para servir o altar no Santuário e, com o início da Missão Mariana do Santuário de Araraquara, presente para Mãe de Deus pelo 60 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, ele passa, juntamente com a filha Linda, a fazer parte do grupo de missionários. Em 2015 recebeu o convite para ser catequista do Santuário, que teve início em 2014 como presente para Mãe e Rainha, por ocasião do Centenário da Aliança.

Como integrante da Missão Mariana, realizou visitas em duplas com o grupo de missionários, nas residências e comércio na área das paróquias de Araraquara que a Missão acontecia, bem como, missionou em diferentes paróquias das cidades da Diocese de São Carlos.

Dentre os momentos mais marcantes da Missão Mariana, menciona a própria visita as famílias, a vivência das Bodas de Caná e a entronização do Marco, que acontecia ao final de cada Missão, onde em cada paróquia, uma ermida da Mãe e Rainha passava a fazer parte do local, com o grito de guerra ecoando: Ela é a Grande Missionária, Ela realizará Milagres!

 

Este marco e o ardor apostólico da Missão Mariana, trouxeram inspiração e foi a forma visualizada para levar a Mãe de Deus ao ambiente de trabalho, de forma especial, pelos 10 anos de Aliança de Amor e, justamente naquele ano, 2018, a Biocane celebrava 10 anos de sua mudança para sede própria no Distrito Uninorte, onde está localizada e, sua outra filha, Isabela, completava 10 anos. 

Querido Edson que se faça ressoar sempre o grito forte a Mãe de Deus…

“Ela é a Grande Missionária, Ela realizará milagres”!

Clique aqui para ver todas as fotos da Santa Missa e entrega do Cetro e Coroação: Rainha da Providência, dos Dons e Instrumentos de Deus